Blast from the Past

Pokémon Diamond/Pearl e o passo adiante na franquia dos monstrinhos de bolso

Os games da quarta geração comemoram 15 anos de seu lançamento em terras americanas e são, cada vez mais, fonte de memórias e nostalgia.

Pokémon é uma franquia profundamente amada, mas seu sucesso de longa duração nunca foi uma verdade absoluta, principalmente depois da primeira grande ‘febre’. Após lançamentos incrivelmente populares nos anos 90 e início dos anos 2000, a The Pokémon Company lançou dois jogos que empurraram a série para a era moderna: Pokémon Diamond/Pearl (DS).

A quarta geração foi uma surpresa muito agradável, quando lançada no Japão, em 2006, e que completa neste mês 15 anos de sua publicação, em 2007, nas Américas, como os primeiros títulos da franquia de RPG lançados no Nintendo DS.  

Os títulos foram os primeiros da série que se conectavam à internet, motivo do início da interação de muitas pessoas com a comunidade do game e um mundo de apaixonados que existia além dos recreios da escola.

O lançamento dos games foi certamente de intenso sucesso, ajudando o Nintendo DS a se consolidar (até hoje) como o console portátil mais vendido de todos os tempos, com mais de 154 milhões de unidades totais distribuídas. Esses jogos tiveram um público grande e distinto de jogadores de primeira viagem, o que motivou tamanha nostalgia com o título nos dias de hoje.

Brilhante como um diamante, reluzente como uma pérola 

Situado na região do Sinnoh, que foi inspirado na ilha japonesa Hokkaidō, o jogo atinge todas aqueles requisitos de uma história Pokémon: sair de casa, pegar criaturas, desafiar ginásios, derrotar um time maligno, enfrentar os Elite Four, sagrando-se Campeão da Região e, eventualmente, tentar capturar os Pokémon lendários

Quatro gerações dentro da franquia, você pensaria que passar por tudo isso novamente seria uma tarefa difícil. Mas graças às colossais atualizações de qualidade dos consoles da época, na verdade, a sensação é de frescor e diversão.



No passado, os jogos começavam com o professor convidando você para seu laboratório e dando a ti um Pokémon. Enquanto Diamond e Pearl se inicia, você e um amigo estão explorando a beira de um lago. Você encontra uma mochila com documentos na grama alta e são atacados por dois Pokémon pássaros chamados Starlys. Felizmente, essa mochila pertencia ao Professor Rowan, e você encontra três Pokébolas dentro.

Sua sequência de boa sorte continua porque, depois de derrotar os Starly selvagens, o professor Rowan o informa que o Pokémon utilizado para batalhar decide seguir viagem com você. Assim começam duas jornadas Pokémon: a sua e a de seu melhor amigo. 

O jogo trata de tudo aquilo que você espera de um game Pokémon: caminhar de cidade em cidade encontrando, capturando e treinando outros monstrinhos. Sinnoh é vasta e tem alguns puzzles realmente divertidos, e alguns dos ginásios fazem grande uso da capacidade do DS de renderização em 3D, principalmente para títulos de 2006.

Como de costume, ao ganhar lutas, o treinador ganha dinheiro e ganha seus pontos de experiência Pokemon, tornando-o mais forte e, às vezes, transformando-o em versões mais avançadas de si mesmo.

Uma coisa que se destaca sobre Diamond e Pearl no Nintendo DS é como eles são semelhantes aos antigos jogos do Game Boy. Eles ainda têm o mesmo sistema de luta por turnos, os mesmos controles básicos de exploração e diálogo.

Diamond e Pearl introduzem algumas mudanças legais. Uma delas são as novas Pokébolas, como a chamada Heal Ball, que lhe permite pegar, curar e usar Pokémon selvagem com vida total logo em seguida. 

As maiores mudanças do game para os anteriores envolvem também a habilidade de Wi-Fi iniciada com o Nintendo DS. No passado, você precisava ligar um Game Boy com um cabo para combater outros jogadores ou trocar Pokémon com um amigo. Mais tarde, a Nintendo lançou um controlador sem fio para Game Boy, mas você ainda precisava ter seus amigos por perto para trocar Pokémon ou lutar.


Desta vez, o DS, com sua compatibilidade Wi-Fi, permitia que você lutasse com outros jogadores via internet, usando um fone de ouvido sem fio que permitia conversar com seus amigos enquanto lutava contra eles; o acessório lançado pode ser encontrado hoje na internet a preços exorbitantes.

É uma pena que os serviços Online da Nintendo tenham sido fechados. Por causa disso, as características online deste jogo são hoje inacessíveis, apesar de ainda ser possível se conectar a servidores de fãs depois de fazer algumas maracutaias.

Um história para se recordar

Algo que eu achei realmente ótimo foi o ritmo da história. Nos jogos anteriores de Pokémon, a equipe malvada ficava muito em segundo plano durante a história e, perto da final do jogo, aparece quase do nada. 

Nestes jogos, você tem vários encontros com eles e muitos bloqueios de estrada em sua aventura são causados por situações os envolvendo. Isto tornou o Team Galactic mais memorável em comparação com alguns outros times, tornando-o favorito de muitos fãs, especialmente pela personalidade e design interessantes dos vilões.

Se você já jogou um game Pokémon anterior, a jogabilidade será bastante familiar para você. Encontre e pegue Pokémon na natureza para fazer uma equipe para treinar e combater outros treinadores.


Em Diamond/Pearl, a fórmula usual é melhorada pelo Nintendo DS por causa dos elementos de interface da segunda tela, que fizeram as dinâmicas de luta e usabilidade de itens muito mais fluidas pela primeira vez. Foi um casamento perfeito entre game e plataforma.

Graças à tela sensível ao toque, a mecânica de combate e o gerenciamento de itens ficou muito mais fácil. Quando você olha para as novas gerações, fica claro que estas melhorias da IU funcionam muito bem, uma vez que elas se tornaram ainda mais eficientes. Para ser honesto, eu ainda acho que é a maneira definitiva de se jogar Pokémon.

Alguns itens-chave como o Item Finder são agora muito mais fáceis de usar graças ao PokéTech na tela sensível ao toque. Existem mais de 20 aplicativos que você pode obter para o PokéTech. Alguns são úteis dentro do jogo e outros podem ser bastante úteis fora do jogo, como uma calculadora ou um aplicativo de lançamento de moedas para várias situações — afinal, cara ou coroa?

Dentre outras mecânicas inéditas introduzidas nesses games, esta geração apresentou os subterrâneos que, apesar de eu não possuir muitos amigos com quem pudesse jogar esse modo enquanto mais novo, ainda passava horas e mais horas com cada puzzle criado.

No mesmo subsolo, as bases secretas da 3ª geração retornam, mas há uma nova espécie de modo de captura da bandeira em que você pode ganhar pontos ao invadir a bandeira de outros jogadores em suas bases.

Além disso, você pode colocar armadilhas nos vários corredores, podendo fazer minas para minerar pedras preciosas e, às vezes, itens muito úteis. E sim, possíveis fósseis para encontrar vários Pokémon. Embora eu não tenha conseguido brincar com as bases secretas no subsolo, ainda assim passava incontáveis horas apenas cavando minérios e decorando minha base secreta.

Aproveitando ao máximo esses recursos, os Concursos Pokémon, que receberam um upgrade decente desde Ruby e Sapphire, retornaram nesses games. Há duas etapas extras desta vez, incluindo uma divertida oferta de tela tátil que permite que você coloque acessórios em suas criaturas para aumentar suas estatísticas em coisas como frieza e fofura. E novamente, se isso não agradar, você pode ignorar completamente os concursos e seguir alegremente o seu caminho.

Uma história de amor, de aventura e de magia…

O jogo é cheio de pequenos detalhes deixados pelos desenvolvedores. Alguns deles são especialmente memoráveis como, após algum tempo, suas insígnias ficam sujas e um pouco enferrujadas. Assim, você pode limpá-las esfregando-as na tela de toque do DS e fazê-las cintilar novamente. E sim, quando criança, eu verificava regularmente minhas insígnias para ter certeza de que ainda estavam em condições de brilhar!

Esta aventura leva cerca de 40 horas para ser concluída. Mas, se quiser completar este jogo e ver tudo o que há para ver, você pode passar cerca de 260 horas (!), podendo se estender ao infinito em treinamentos de IV e shiny hunting.


Em termos de animação, este jogo ainda mantém gráficos agradáveis. Tive que me acostumar novamente com os sprites estáticos dos Pokémon enquanto lutava, mas esse foi um pequeno preço a pagar, dada à idade do game.

Se tem alguma característica que a região de Sinnoh até hoje é referência, é no quesito musical. A trilha sonora para este jogo é incrível. É uma das minhas favoritas para ouvir também quando estou de bom humor, e os efeitos sonoros realmente adicionam muito sabor ao jogo.

Correr pelo mundo de Sinnoh é uma experiência divertida. Desde uma cidade portuária até os topos nevados de Snowpoint City, esta região é uma das minhas favoritas da série. Especialmente porque há muita variação. Não explora um único ecossistema como em Pokémon Sun/Moon (3DS), onde tudo é baseado no Havaí, ou em Pokémon X/Y (3DS), onde tudo é tematizado como se estivéssemos na França.

Ao final, um legado

Independentemente de onde você iniciou na franquia, é evidente que Diamond e Pearl desempenharam um papel fundamental no legado de Pokémon. Eles criaram uma base de fãs online, e serviram como uma espécie de plano para uma das séries de maior sucesso de todos os tempos. 

O resto é história. A franquia não só continuou a viver, como a alcançar novos patamares de sucesso com spin-offs, como a aplicação móvel Pokémon GO, e com seus jogos de linha principal. O fandom da série tem um poço aparentemente interminável de pessoas que pode atrair, e os jogos originais Diamond e Pearl foram os portadores originais dessa ambição. 


Tudo isso conflui para fazer com que Diamond e Pearl se sintam como um trampolim vital, uma experiência que expande o escopo de narração da franquia, ao mesmo tempo em que aumenta a dificuldade. Estes jogos estabeleceram o modelo para o que um jogo Pokémon pareceria além do DS, de tal forma que ainda hoje são muito divertidos de jogar — apesar dos remakes serem versões mais atrativas visualmente. 

O legado destes jogos também é sentido durante toda a era Nintendo DS da franquia, cuja tela inferior continua a ser muito útil e os enredos e vilões eram muitas vezes bastante massivos. Pokémon Diamond e Pearl certamente fizeram um trabalho magistral de gerenciamento da mudança para o DS, estabelecendo um ritmo contínuo para toda a nossa jornada Pokémon,sendo ainda hoje motivo de alegria e memórias para os treinadores.
Mas e você, já teve a oportunidade de jogar os games da quarta geração? Guarda alguma memória ou lembrança mágica desses jogos? Conte-nos abaixo!
Fonte: ScoutLife, Arpegi, Nintendo Blast, Polygon, DenOfGeek
Revisão: Janderson Silva

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
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