Jogamos

Análise: Cotton Fantasy (Switch) é o ápice de uma franquia clássica e fofa de shoot’em ups

O novo jogo da bruxinha carismática e gulosa celebra as mais de três décadas da série em grande estilo.

Apesar de pouco conhecida quando se pensa no amplo público, Cotton é uma série que já comemorou 30 anos em 2021 e tem recebido vários relançamentos no Switch. Porém, além de resgatar a história desses jogos, a Success contratou o Studio Saizensen para fazer um novo título. Conhecido no Japão como Cotton Rock’n’Roll, Cotton Fantasy é uma excelente adição à franquia, oferecendo o que é honestamente o seu ápice até aqui.

A busca por Willows

Tudo começa quando uma nova ameaça acomete o reino. Os doces chamados Willows estão desaparecendo e a única salvação, de acordo com uma profecia, é uma figura vestida de azul. Assim, a fada Silk é forçada a novamente tentar conseguir a ajuda da bruxinha Nata de Cotton, que parte na aventura para resgatar seu doce favorito.
Como não poderia deixar de ser, a história é contada de uma forma bem engraçada. Em particular, chama a atenção o esforço de animação das cenas que tem um aspecto parecido à de uma visual novel. São cenas 2D com belos movimentos que ajudam a ressaltar o carisma das personagens e tornar as situações ainda mais cômicas com seus excessos.

Porém, é importante destacar que há apenas uma história no jogo, acompanhando o que acontece com Nata de Cotton. É uma pena que não haja versões alternativas para os outros personagens jogáveis, mas é uma escolha compreensível tendo em vista que a maioria deles são homenagens a outras séries em vez de algo realmente integrado na narrativa.

Inicialmente, o jogador pode escolher entre seis personagens. Além de Cotton, temos a tradicional bruxinha Appli, Kawase (Umihara Kawase), Luffee (Dokidoki Poyacchio) e versões antropomórficas das naves de Psyvariar (Ria) e Shooter: Starfighter Sanvein (Fine). Terminado o modo história pela primeira vez, o jogador desbloqueia a personagem Tacoot.

O lado mais interessante dessas opções é que elas realmente têm um impacto significativo na gameplay. Cada personagem tem um estilo de jogo que é diferente das outras opções, com Cotton e Appli variando seus padrões de tiro de acordo com os cristais elementais obtidos nas fases e os outros personagens tendo maior rigidez de área de alcance.
 
Até mesmo as mecânicas podem mudar, como é o caso de Ria, que não recebe cristais e depende do jogador se aproximar das balas inimigas sem tomar dano para ficar mais forte e até ganhar escudos temporários. Outro exemplo é Fine, que, em vez de vidas, conta com uma mecânica de tempo, sendo possível estendê-lo obtendo cristais dos inimigos ou perder um pouco dele ao ser atingido por um inimigo. Acabado o tempo, a personagem explode.

Explorando um mundo de sonhos superlativos


Cotton Fantasy é prioritariamente um shoot’em up horizontal side-scroller, apesar de também ter umas fases especiais de rail shooter sem inimigos (estilo as fases bônus de Sonic). Cabe ao jogador lidar com as hordas que aparecem enquanto passa automaticamente pelas áreas. Derrotar os inimigos implica na obtenção de pontos e, para algumas personagens, é possível obter cristais especiais ao destruir inimigos específicos. Cada fase conta também com um grande chefe ao final, cuja vida grande e padrões mais complexos de movimentação exige uma boa habilidade.
 
Após a área inicial, o jogador tem a opção de escolher quais fases deseja fazer. Apesar de inicialmente ter apenas algumas opções, terminar a história com certos personagens desbloqueia novas áreas. Essas fases especiais são homenagens não apenas ao clássico Cotton: Fantastic Night Dreams, mas também a Psyvariar e os outros jogos representados pelas personagens jogáveis.

Além dos padrões de onda de inimigos e os elementos visuais dos cenários, há algumas fases com curiosas opções de design. O melhor exemplo disso é a área D, Royal Tomb, que é repleta de armadilhas. Por conta disso, o jogador precisa ficar bem atento durante a exploração, evitando situações desconfortáveis como ser atingido por raios lasers ou lanças.
 
Quando a situação aperta, alguns dos personagens também contam com uma bomba, que permite destruir tanto inimigos quanto as muitas balas que podem cobrir a tela. Vale destacar que o jogo conta com três opções de dificuldade (Normal, Hard e Extra), porém as três são acessíveis para novos jogadores graças aos Continues infinitos. Essa opção implica na perda de pontuação, então não é tão interessante para veteranos que querem ter o máximo possível de pontos ao final. Porém, quem quer apenas se divertir passando pelas áreas definitivamente vai aproveitar esse sistema e poder usar o jogo até para aprender a lidar com o gênero de forma geral.

Outras opções relevantes do jogo incluem a possibilidade de jogar as fases isoladamente no modo Training e os leaderboards online. O primeiro permite uma partida rápida customizada, enquanto o segundo deve ser interessante para jogadores que querem se desafiar mais. Por fim, gostaria de destacar que as áreas de Cotton Fantasy são 3D e que a qualidade de alguns modelos podem deixar a sensação de que o jogo poderia ter tido um pouco mais de polimento. Porém, esse detalhe é muito pequeno diante do charme geral da sua direção de arte.

Um verdadeiro tesouro


Cotton Fantasy
é um shoot’em up que funciona como uma porta de entrada ideal para o gênero e oferece também bastante diversão para aqueles que já são veteranos nele. Com várias opções de personagem que adicionam diferenças significativas à gameplay e um claro carinho pela franquia, é um jogo definitivamente recomendável para qualquer pessoa em busca de uma boa experiência em shoot ‘em ups.

Prós

  • Variedade de personagens com opções que realmente mudam significativamente o gameplay e adicionam mecânicas únicas;
  • História carismática e fofa contada através de belas animações cartunescas;
  • Algumas fases contam com elementos de design atípicos, como a área das ruínas;
  • Após terminar a história com certos personagens, são liberadas fases especiais de homenagem a outros jogos;
  • Além de ter três opções de dificuldade, o jogo conta com continues infinitos para que até mesmo novatos do gênero possam aproveitar todas as suas opções;
  • Modo treino permite customizar a experiência para uma partida rápida;
  • Leaderboards online.

Contras

  • Ausência de histórias para os outros personagens além de Cotton;
  • Os modelos 3D das fases podem passar uma sensação de datado e pouco polido.
Cotton Fantasy — Switch/PS4 — Nota: 9.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela ININ Games

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google