Nintendo foi resistente a vender Wii com Wii Sports incluso, segundo Reggie Fils-Aimé

De acordo com relato que o ex-presidente da Nintendo of America fez em seu livro, Satoru Iwata inicialmente não gostava da ideia.

Wii Sports

O ex-presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aimé, lançou, nesta terça-feira (03), seu livro Disrupting the Game: From the Bronx to the Top of Nintendo no mercado norte-americano. Algumas situações relatadas pelo executivo em seus anos na empresa começaram a ser compartilhadas na internet. Uma delas revela um pouco mais sobre o processo de decisão da Big N à época do lançamento do Wii e de Wii Sports.


Exceto no Japão, Wii Sports veio incluso no pacote do console. De acordo com Reggie, ele defendeu essa configuração de venda internamente antes do lançamento, porém o presidente da Nintendo da época, Satoru Iwata, não se mostrou fã da ideia, dizendo: "A Nintendo não distribui conteúdo precioso de graça".

No entanto, em uma reunião após o ocorrido, o empresário afirma que Shigeru Miyamoto, atual diretor criativo da Big N, propôs incluir Wii Play como software que acompanharia o hardware. Ao assistir a uma apresentação de uma versão em desenvolvimento do jogo, Reggie disse que Wii Sports trazia uma experiência mais completa e sugeriu que Wii Play fosse vendido junto com um Wii Remote.

Segundo ele, Miyamoto não ficou feliz com essa resposta:
"Então agora Mike [Fukuda] e eu estávamos tentando chegar a um acordo para dois pacotes diferentes, e o melhor designer de jogos do mundo não estava feliz. O sorriso sempre presente e os olhos travessos do Sr. Miyamoto desapareceram. 'Nenhum de vocês entende os desafios de criar softwares que as pessoas amam jogar. Isso é algo que constantemente nos esforçamos para fazer. Não cedemos nossos softwares', afirmou o Sr. Miyamoto."

No final, Iwata foi favorável a Reggie ao reconhecer que as estratégias de lançamento às vezes devem ser diferenciadas entre o Japão e o Ocidente. Nas Américas, ambos os pacotes foram disponibilizados da maneira como o ex-presidente da NoA os idealizou.

O executivo, no entanto, escreveu que discordâncias eram tratadas de forma respeitosa na Nintendo e que, na maioria das vezes, eram substituídas por ideias compartilhadas.

Fonte: Nintendo Life


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google