Dicas e Truques

Nintendo Switch Sports: Boliche — Dicas e Truques

A nova aposta na franquia de esportes da Nintendo traz o clássico de pinos de volta aos holofotes, com controles e jogabilidade mais fluídos que nunca


Nintendo Switch Sports é a sequência do famoso Wii Sports, que foi lançado com o Wii em 2006. O game, assim como o antecessor, apresenta vários esportes que você pode praticar sozinho ou com amigos, com intenso foco nos controles de movimento e mecânicas simples para que pessoas de todas as idades possam se divertir. 

Entre as modalidades disponíveis na nova entrada, o Boliche é um destaque que, além de oferecer a tradicional experiência de disputa entre amigos, inclui muitas características novas em comparação com os últimos títulos da série.

Não é surpresa que o boliche tenha sido incluído no Nintendo Switch Sports como um retorno ao clássico do Wii Sports, uma vez que a Nintendo foi capaz de cativar tanto gamers quanto casuais com a diversão simplista dos controles de movimento de seus consoles de mesa. Desse modo, desde o primeiro Wii Sports,  o boliche tem sido uma parte importante de muitas rotinas de pessoas que não se deslocam muito, como nos lares de idosos.


Embora o tradicional modo de 100 pinos de Wii Sports Resort não esteja incluído desta vez — o que decerto chateou muitos fãs —, Switch Sports também apresenta um modo "Especial" bem básico que permite  que o jogador jogue boliche enquanto evita obstáculos, ainda que se deparando com o conjunto de regras normais do boliche.

Se você está tendo problemas para ganhar jogos online, ou simplesmente  apenas quer um ponto de partida para aumentar sua pontuação, então aqui você encontrará uma série de dicas úteis para destruir no boliche do recém-lançado jogo da Big N.

Regras do Boliche — Pontuação Strike e Spare

A regra é clara: role a bola e derrube a maior quantidade possível dentre os 10 pinos em uma mesma tentativa, evitando as canaletas em ambos os lados da pista. De forma geral, quanto mais pinos você derrubar em um jogo, mais pontos você ganhará. Quem tiver mais pontos no final das dez tentativas, ganha.


Em cada tentativa, você tem duas chances de derrubar todos os pinos. Derrubar todos os 10 pinos de uma vez é um Strike. Isto não só concede 10 pontos, mas também soma-se o valor para as duas próximas tentativas. Se você conseguir um Spare, isso é, derrubar todos os dez pinos com as duas bolas possíveis de uma tentativa, você ganhará 10 pontos mais os pontos do próximo arremesso somados.

Se você conseguir um Strike ou Spare no quadro final — a 10ª tentativa —, você não receberá pontos de bônus, mas sim tentativas adicionais: duas no caso de um Strike e uma em caso de Spare.

Os controles

Os controles são bastante fáceis. Para lançar a bola de boliche, mantenha  ZL/ZR pressionado. Depois, enquanto segura o Joy-Con, movimente-se “arrastando” para frente,  como se fosse com uma bola de boliche de fato. 


Para melhor direcionar o seu lançamento com a linha vermelha pontilhada, vale o seguinte:

Mover: Mova o analógico do Joy-Con para mover o personagem em ambas as direções laterais e consequentemente a linha vermelha que indica a direção. 

Girar: Use os botões correspondentes ao D-Pad apropriados no Joy-Con para esquerda ou direita. Isso permitirá jogar a bola com um ângulo.

Zoom: Aperte o botão para cima no Joy-Con para fazer um zoom nos pinos. Isto ajudará a determinar a rota corretamente, para  calcular melhor a sua estratégia.

Dicas Gerais para Iniciantes

Para vencer no Boliche a consistência é a principal ferramenta, em especial porque o boliche é o esporte mais popular do game e, portanto, o mais difícil de vencer, com mais jogadores profissionais que raramente vacilarão.

De qualquer maneira, muitos já jogaram alguma forma de boliche com controle de movimentos há muitos anos, o que significa que você precisará ou resgatar um pouco da habilidade que ainda tiver  ou gastar um tempo para pegar o jeito e se sobressair dos demais durante as partidas.


No que diz respeito à consistência, especialmente para iniciantes, você terá muito mais resultados positivos se atirar a bola diretamente pelo centro da pista, de preferência em uma linha reta direta, em vez de tentar lançamentos mais sofisticados como girar ou colocar efeito, por isso, não é nenhum demérito lançar em linha reta para aumentar suas chances.

As melhores colocações 

Para obter lançamentos consistentes você precisa saber onde colocar a bola. Cada pista tem marcas que você deve usar para alinhar sua tacada a cada vez. Mire o seu arremesso um pouquinho desalinhado do centro para que a bola derrube os pinos centrais em direção aos outros pinos nas bordas. Apesar de não ser sempre uma garantia de strike — dado o excesso ou falta de força — a bola irá constantemente oferecer resultados consistentes.

Quanto a força a ser aplicada na bola, apesar do Joy-Con ser um dispositivo  avançado em detecção de movimentos, existirão certamente algumas ocasiões que ele não irá responder da maneira que você pretendia. Tendo isso em mente, é natural querer jogar a bola o mais forte possível, já que pensamos que quanto mais forte você arremessar a bola, mais poderosa ela é.


No entanto, isto pode acabar gerando o efeito contrário, já que lançando a bola suavemente, ao entrar em contato com os pinos, ela passará mais tempo diante deles, aumentando a chance de acertar algum. Da mesma forma, nada adianta não colocar força o suficiente para que os demais pinos acertem os outros, então encontrar o seu próprio equilíbrio é o mais indicado.

Como aplicar efeito na bola

Os lançadores “profissionais”, que jogam desde o Wii, já não simplesmente rolam a bola diretamente pela pista, em vez disso, eles fazem a bola girar, o que permite que ela atinja os pinos em um ângulo que aumenta a probabilidade de conseguir um Strike. Isto é chamado de "gancho" e pode ser feito em Switch Sports também.

Para fazer um gancho, torça o pulso em direção ao corpo (para a esquerda para jogadores destros e para a direita para canhotos) no momento de uma jogada, logo após a bola deixar a mão do seu personagem. Isto fará com que a bola comece a rolar em linha reta, mas depois curve-se drasticamente em direção ao final da pista.


Na prática, fazer um gancho é simples, mas implementá-lo adequadamente em todas as jogadas leva tempo, paciência e prática. Se você está procurando ser um pouco mais competitivo enquanto joga Switch Sports Online e se tornar um profissional de fato, é uma boa idéia dominar essa habilidade, ainda que não seja obrigatoriamente sinônimo de sucesso instantâneo — e o modo “Especial” ajuda muito a treiná-la.

Conseguir sempre um Strike

Fazer um strike no boliche depende de uma série de fatores, como para onde os jogadores apontam, de quanta potência está no arremesso e do giro que é colocado na bola. É possível conseguir um strike sem colocar nenhum giro na bola, mas o lugar para se apontar é diferente e é muito difícil conseguir um arremesso exatamente igual em todas as tentativas.

Geralmente, é melhor se ater a um método que você já domina e praticá-lo até que esteja conseguindo strikes com uma frequência maior.


Para aqueles que podem evitar colocar qualquer giro na bola, pode ser fácil conseguir um strike apontando diretamente para o centro e lançando a bola com uma quantidade decente de força. A força em que a bola é lançada é determinada pela velocidade do jogador e pela força que ele usa e é captada pelo controle para arremessá-la. No entanto, se um jogador torcer o pulso até mesmo um pouco, alguma alteração na trajetória ocorrerá, então pode ser melhor tentar o outro método.

A outra maneira de fazer lançamentos  consistentes é se comprometer a colocar a bola corretamente com efeito aplicado. Para este método, os jogadores devem colocar a linha vermelha pontilhada contra o interior do centro, com a direção dependendo de sua mão dominante e daí torcer o pulso conforme indicado na seção de efeito acima.

Alinhando a jogada

Talvez seja tentador alinhar o lançamento propriamente dito pela seta ao centro, e acertar o pino mais próximo do jogador em cheio. Embora esta técnica lhe ceda mais do que provavelmente sete ou oito pinos por jogada, ela não lhe garante aquele cobiçado Strike em geral. Assim, apesar de consistente, esse plano pode custar alguns pinos.


Em vez disso, tente alinhar o tiro na direção do meio, porém com uma torção. Tente alinhar ambos para o exterior direito de uma parte do pino mais alto quando você estiver de pé com precisão, ou para o exterior esquerdo do pino mais alto quando estiver à esquerda. Acerte-o naquele ponto, e você deve ter uma probabilidade maior de garantir uma tacada certeira.

E no caso de “gol”?

O comumente chamado de “gol” por nós, brasileiros, é quando três pinos permanecem de pé, mas os pinos geralmente não ficam de pé um após o outro. Em vez disso, dois pinos ficam em um canto, enquanto o terceiro fica no canto oposto com o “gol aberto”.


Derrubar os três restantes, nestas condições, pode ser difícil. Para oferecer a você mesmo a probabilidade perfeita de derrubar os três pinos finais no Nintendo Switch Sports, alinhar-se corretamente no lugar que os dois pinos estão é essencial. Lance a bola mirando o lado externo do pino, tão perto da canaleta quanto possível. Isto oferece a você a perspectiva de acertar aquele pino pela lateral, especialmente ao jogar a bola em uma linha reta, sem gancho.

Se você fizer isso, o objetivo principal  será provavelmente que a bola se prenda com os 2 pinos e  um    deles seja derrubado para a face oposta, e que seu impulso derrube o pino solitário. Isto definitivamente não é uma técnica infalível, podendo falhar em algumas condições, mas estes passos são guias que os profissionais do esporte oferecem para ajudar. Como qualquer outro esporte, não há uma bala de prata.

O Survival Bowling

Survival Bowling no Nintendo Switch Sports é um novo modo de jogo online que coloca 16 jogadores uns contra os outros em uma grande partida de boliche. Todos os jogadores podem jogar ao mesmo tempo e trabalhar em várias rodadas para ver quem pode obter a maior pontuação dentre os 10 pinos.

O jogo ocorre em uma série de rodadas, com aqueles com mais pontos avançando para a próxima rodada. Cada rodada lhe dá três tentativas para pontuar e  aqueles com menos pontos são eliminados ao final dessa sequência. Além disso, você pode ver seus oponentes jogando à sua esquerda e à sua direita enquanto prepara o arremesso.


Ao final da partida, pontos podem ser ganhos como em qualquer dos seis esportes, que incluem também Tênis, Vôlei, Futebol, Badminton e Chambara. Competir no Survival Bowling é uma das formas mais rápidas de ganhar pontos no Switch Sports, portanto, ser capaz de conseguir strikes ou spares  ajudará a desbloquear novos itens e cosméticos.

A quantidade de strikes feitas nesse modo também pode desbloquear mais rapidamente a Pro League para este esporte. O Pro League determinará a classificação online de um jogador com base em seu nível de habilidade no esporte especificado e então o colocará frente a frente com jogadores mais competitivos, ao invés de um público majoritariamente casual.

Novidades e possíveis atualizações

O auge de esportes da Nintendo está de volta e com ele vem a reintrodução para muitos jogadores de um clássico do Wii Sports, o boliche. Enquanto todos os jogadores tiveram suas dicas e técnicas dominadas para jogar o jogo perfeito no original Wii, o Nintendo Switch Sports faz as coisas um pouco diferentes e, portanto, você deve se adaptar se quiser ter sucesso.

Se você já consegue um strike com certa frequência, conseguir um jogo perfeito é apenas uma questão de repetir este processo várias vezes até dominar completamente o jogo. Com a promessa de novas atualizações e conteúdo extra ao game, pode ser que algo na jogabilidade do game mude e certamente estaremos aqui no Nintendo Blast para atualizá-los. Não perca!

Confira as demais dicas e truques do game: 

E você? Já teve a oportunidade de relembrar os bons momentos de Boliche no Wii com o novo Nintendo Switch Sports? Já consegue Strike com uma frequência acima da média? Conte-nos na seção de comentários abaixo!
Revisão: Thais Santos

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google