Dicas e Truques

Nintendo Switch Sports: Futebol — Dicas e Truques

Estreante na franquia de esportes da Nintendo, o clássico dos gramados chega ao híbrido, com controles e jogabilidade bastante intrigantes.

Nintendo Switch Sports é a mais nova entrada na franquia de esportes da Big N, iniciada em 2006 com o saudoso Wii Sports. Com quase os mesmo esportes que o primeiro título da saga, algumas novas modalidades foram adicionadas e o gameplay foi refinado em praticamente tudo. Dentre elas, o esporte mais famoso do mundo: o futebol.

Estreante na franquia, o futebol é um esporte de bola no Nintendo Switch Sports que apresenta modos de jogo no estilo um contra um, quatro contra quatro, e um modo de disputa de pênaltis. 

Se você está tendo problemas para ganhar jogos online, ou simplesmente apenas quer tentar ser mais efetivo em marcar gols ou defender a sua meta, então aqui você encontrará uma série de dicas úteis para a recém-lançada modalidade.

Regras do Futebol

O futebol no Nintendo Switch Sports é certamente a modalidade mais diferente do esporte na vida real. Em uma partida, não há 11 jogadores, a bola é enorme e não há um goleiro, por exemplo. Aqui, cada time possui um gol no qual o adversário deve chutar a bola para dentro. 

Não é permitido encostar as mãos na bola, apenas os pés, pernas e cabeça, mas, diferentemente do futebol de campo original, também não há regra do impedimento ou faltas.

O time com o maior número de pontos no final do tempo limite ganha. Quando o time adversário já está na liderança, há também a chance da bola se tornar uma "Bola de Ouro", que dobra os pontos ganhos ao marcar com ela. 

Os controles

Os controles no futebol são os mais variados dentre todo o game, apresentando a possibilidade de uso de quase todos os botões do Joy-Con, sendo também necessário um par deles para cada jogatina.

A movimentação e marcação funciona da seguinte maneira:

Mover: Use o Analógico para mover-se pelo campo.

Correr: Segure o botão de gatilho ZL e direcione o analógico para correr enquanto durar a sua barra de stamina ( equivalente à resistência).

Chutar a bola: Quando se trata do chute, as diferentes maneiras de se interagir com o Joy-Con, irão resultar em movimentações distintas da bola. Movimente para cima para chutar a bola para cima e para frente. Agite o controle para baixo para chutar a bola para frente na direção do chão. Balance para a direita ou para esquerda e o chute sairá nessas direções.

Peixinho: Movimente ambos os Joy-Con para baixo de uma vez para fazer um peixinho, com uma cabeçada intensa direcionada para frente.

Passar a bola: Segure ZR quando você está com a bola em sua posse para tocar para um colega de equipe.

Pedir a bola: Quando não estiver com a bola próxima de você, pressione o botão “A” e seu personagem emitirá um barulho e um balão com pedido de bola aparecerá.

Pule: Pressione B para pular (ou ▼(baixo) no Joy-Con esquerdo).

Dicas Gerais 

O futebol é um dos eventos esportivos de destaque no Nintendo Switch Sports. Os jogadores que participam da modalidade podem escolher entre o modo de jogo um contra um, quatro contra quatro ou chute a gol. Como jogar futebol dessa maneira tão peculiar pode ser confuso para muitos jogadores, esses são alguns passos para se tornar o rei da bola:

  • Não há problema em ficar atrás

De forma geral, só é preciso uma pessoa no “combate”  para chutar a bola. Se você e um companheiro de equipe estiverem juntos na bola, isso significa que há buracos na disposição da sua equipe em campo. Assim sendo, o melhor para a equipe é ter jogadores “na banheira” — dentro da área adversária —, dois na disputa no meio de campo e outro atrás tomando conta do gol.

  • Poupe sua resistência

Conseguir uma arrancada para chegar primeiro à bola é importante no futebol, mas você precisa escolher os melhores momentos em que usa sua barra de resistência já que ela se recarrega muito lentamente. 

Uma vez que ela tenha se esgotado, você estará em grande desvantagem ao perseguir a bola. Se a bola estiver perto de seu gol, ou se você precisar chegar a uma oportunidade de marcar, queime o que você tem na barra de resistência, em especial para garantir que a sua equipe vença — com mais gols. Se você estiver apenas tentando reposicionar no campo, o melhor é andar normalmente e ficar atento à posição da bola no campo.

  • Proteja o gol ao defender

Se você não tiver a posse da bola, corra de volta para o gol adversário e proteja a área. Se eles derem um chute, você pode facilmente bloquear a bola e chutá-la de volta para o seu gol.

  • Chute sem parar

Em qualquer disputa entre jogadores, a prioridade da direção do chute vai para a última pessoa a chutar a bola. Para conseguir o melhor desempenho, primeiro espere seu adversário chutar a bola para então você acertá-la. Dessa forma, a bola irá para onde você bateu e o jogador adversário terá mais dificuldades para se recompor. 

Com isso em mente, a melhor maneira de garantir que você chutou por último é chutar muito, em especial quando próximo a algum oponente que você sente que irá tentar chutar em breve.

  • Saia de perto do oponente para chutar

Oposto à dica anterior, evite chutar a bola diretamente quando estiver perto de seu oponente. Os seus inimigos certamente aguardarão o seu chute para apenas então direcionar a bola em direção ao seu gol.

  • O melhor chute: Diagonal para Frente

Se seu oponente estiver chutando na sua direção, chute a bola diagonalmente para frente. Isto desperdiçará a resistência dele, e você pode simplesmente correr em direção à bola enquanto seu inimigo lutará com maior dificuldade para alcançá-la.

  • O time também tem que cooperar

Como o futebol de quatro contra quatro tem mais jogadores, é importante escolher um papel para desempenhar no time. Se todos estiverem concentrados em atacar e marcar ao mesmo tempo, ninguém será dedicado ao gol para parar as tentativas de seu adversário.

Assim, se você vir o resto de seu time correr em direção ao outro lado do campo, é uma boa ideia frear, recompor a defesa e agir como o goleiro de seu time.

  • Não seja fominha: Toque a bola!

É certo que muitos jogadores preocupam-se apenas em marcar o gol e subutilizam o passe para os companheiros. Mas isso é uma estratégia muito equivocada. Quando o time adversário vem até você de todos os lados, você pode passar a bola para um colega de equipe para manter o controle da bola. É muito mais eficiente do que chutar a bola na direção deles.

Modo Chute a Gol

Para conseguir ter um bom desempenho nesse modo, a melhor estratégia é direcionar o seu chute logo após a bola quicar na sua frente. Dessa forma, a consistência dos seus chutes ao gol se tornará bem maior, com alta taxa de tentativa e conversão de gol.

Isto exigirá alguma prática, mas uma vez que você pegue o jeito, poderá marcar um ponto de forma consistente no modo de chute a gol, independentemente do tamanho do gol.

Durante toda a partida, você usará uma bola normal para jogar futebol que lhe recompensará com um ponto quando for marcado. No entanto, no final, uma bola dourada que lhe recompensará com pontos duplos quando um gol for marcado será colocada no campo. Como a duração de todos os jogos é muito baixa, é importante que você dê prioridade à bola de ouro, pois ela pode facilmente virar  o jogo.

Bola de Ouro

Ao jogar futebol, você pode usar várias técnicas para chutar a bola, seja através de toques, passes baixos, ou simplesmente chutá-la dependendo da situação. O melhor jogador em campo (MVP) certamente será aquele que mais rapidamente familiarizar-se com o padrão/estilo de chute do jogo, pois a bola nem sempre segue uma trajetória linear.

De forma geral, surpreenda seus adversários misturando e combinando diferentes estilos de jogo — e certamente conte com a sorte e disposição dos companheiros de equipe— para poder garantir a vitória e se tornar um jogador acima da média na modalidade.

O mais interessante do futebol é que um bom time faz toda a diferença, então lembre-se de cumprir com a sua parte para que o desempenho geral consiga ser alcançado.

Confira as demais dicas e truques do game: 

E você? Já teve a oportunidade de experimentar a nova modalidade no Nintendo Switch Sports? Conseguiu um hat-trick como os grandes craques da bola? Conte-nos na seção de comentários abaixo!

Fonte: Game8, IGN

Revisão: Thais Santos


Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google