Produtor de Final Fantasy e Kingdom Hearts, Shinji Hashimoto, aposenta-se aos 64 anos

Hashimoto foi produtor de quase todos os Front Mission e de quase todos os Final Fantasy desde o VII, além de cocriador da série Kingdom Hearts.




Produtor de quase todos os jogos da série Front Mission desde sua origem, de quase todos os Final Fantasy numerados desde o VII e de muitos dos Kingdom Hearts, Shinji Hashimoto foi um dos nomes mais importantes por trás da Square Enix. Em maio de 2021, ele anunciou que trabalharia na Square Enix Holdings, como consultor corporativo, treinando novos líderes da companhia. Exatamente um ano depois, agora anuncia sua aposentadoria, aos 64 anos, deixando um legado inestimável para a gigante dos JRPGs.


Shinji Hashimoto foi executivo corporativo do 1st Production Department da empresa durante toda a sua existência, atuou como gerente da marca da série Final Fantasy por mais de uma década, e foi diretor executivo do conselho de administração da Square Enix. Além disso, por seis anos foi chefe da Divisão 3 da empresa, divisão essa que se ocupa do desenvolvimento de séries como Kingdom Hearts, The World Ends with You e SaGa, além de vários spin-offs de Final Fantasy.
Devido a suas várias contribuições na empresa, Hashimoto vem recebendo muitas homenagens, entre as quais, a carismática ilustração acima de Toshiyuki Itahana (diretor das subséries de Final Fantasy Chocobo e Crystal Chronicles, e character designer de Final Fantasy IX). Ademais, Hashimoto também é muito lembrado como cocriador de Kingdom Hearts. 

Sua proposta para Kingdom Hearts e alguns conceitos básicos desse mundo crossover surgiram de suas conversas de elevador com um executivo da Disney, empresa que tinha um escritório em Tokyo no mesmo prédio em que estava alojada a antiga Square. A partir de então, continuou um interlocutor importante da Square Enix com a Disney, convencendo-a a dar maior liberdade para os desenvolvedores da série a partir de Kingdom Hearts II.

Yoko Shimomura, Tetsuya Nomura e Shinji Hashimoto (à direita de "Mickey") na Paris Games Week (2016).

O ex-produtor da empresa teve contribuições significativas também para várias outras séries da Square Enix, como os último títulos de Star Ocean (após unificação da Square com a Enix), mas foi sobretudo um grande aliado dos trabalhos de Tetsuya Nomura. Além de trabalhar como produtor de quase todos os Final Fantasy e Kingdom Hearts dos quais Nomura foi parte fundamental, também foi conselheiro especial do desenvolvimento de Parasite Eve II, e foi produtor executivo de The World Ends with You, dando um importante suporte para a criação dessa IP.


Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.


Disqus
Facebook
Google