Blast from the Past

Mario Strikers Charged (Wii) completa 15 anos de chutes poderosos e muita bola na rede

Relembre os detalhes do jogo de futebol que ganhará uma sequência para o Switch em breve.

Em 25 de maio de 2007, um dos títulos de esporte mais divertidos de toda a biblioteca do Wii chegava primeiramente às lojas do continente europeu: Mario Strikers Charged. Com partidas de futebol protagonizadas pela turma do Reino do Cogumelo, o jogo foi capaz de combinar muita ação com as múltiplas possibilidades de movimentos especiais, usos de itens, pancadaria e um fresco suporte para gameplay online. Nesta matéria especial da coluna Blast from the Past, recordaremos os melhores momentos deste adorado spin-off, que está prestes a ganhar uma sequência: Mario Strikers: Battle League, que estará disponível para o Switch a partir desta sexta-feira, dia 10 de junho. 

Os detalhes do lançamento

Olhando para trás, podemos notar que Mario Strikers Charged teve um lançamento um tanto fragmentado no Wii. Além da data referida que marcou sua chegada na Europa, o título fez sua estreia, ainda em 2007, na Austrália, em 7 de junho, na América do Norte, em 30 de julho, e no Japão, em 20 de setembro, aparecendo também com nomes distintos de acordo com a localidade. 


Em terras europeias e da Oceania, por exemplo, ele foi publicado como Mario Strikers Charged Football. É provável que a adição do nome do esporte tenha sido realizada para deixar claro de que se tratava essencialmente de um título de futebol, figurando como a sequência de Super Mario Strikers, originalmente lançado para o GameCube no último trimestre de 2005. 

Nas partidas do jogo para o Wii, os jogadores podiam montar seus times a partir da escolha de um capitão, que seria o responsável por guiar a equipe rumo à vitória. Apresentando diferentes estilos de jogabilidade, eis os líderes disponíveis para a seleção: Mario, Peach, Donkey Kong, Luigi, Wario, Bowser, Yoshi, Waluigi, Daisy, Bowser Jr., Diddy Kong e Petey Piranha. 



Para complementar a equipe, que obrigatoriamente contava com o goleiro Kritter, da franquia Donkey Kong, era possível escolher outros três sidekicks de habilidades singulares entre Koopa Troopa, Toad, Dry Bones, Boo, Birdo, Hammer Bro., Monty Mole e Shy Guy.

Desse modo, Mario Strikers Charged contava com uma boa variedade de personagens e combinações possíveis para as partidas, o que veio a ser um dos pontos elogiados do jogo desenvolvido pela canadense Next Level Games em parceria com a Nintendo. Todavia, não há como negar que os grandes destaques do spin-off do bigodudo estavam, de fato, dentro de campo, onde literalmente tudo podia acontecer.

Rola a bola no Reino do Cogumelo

Como todo esporte disputado entre os personagens da Nintendo, Mario Strikers Charged não entrava em campo de maneira convencional. Afinal, há de se considerar que a prática do futebol era influenciada pelo uso de diferentes tipos de itens, dribles, movimentos e principalmente por suas regras de jogo. Ou melhor, pela ausência de regras de jogo: sem a presença de faltas, infrações e demarcações de lateral, as partidas se caracterizavam pelo caos completo, algo presente desde o seu lançamento anterior para GameCube.



Entretanto, no Wii, a franquia recebeu algumas novidades para incrementar a bagunça. A mais significativa delas estava na adição do Mega Strike, um chute especial que só podia ser performado pelos capitães, podendo render até seis gols de uma só vez para a equipe — o que era uma alegria imensa. Em contrapartida, cabe dizer que o movimento também era frequentemente acionado por parte dos rivais, que nos faziam utilizar os controles de movimento do console para evitar uma goleada. 

Além disso, os integrantes sidekicks também receberam movimentos especiais com os chamados Skillshots, que variavam de acordo com o personagem. O de Toad, por exemplo, colocava fogo na bola de maneira temporária, enquanto Hammer Bro. era capaz de atirar martelos que podiam atordoar até mesmo os imparáveis goleiros Kritters.

Em termos de itens, Mario Strikers Charged seguia a cartilha dos spin-offs do bigodudo, apresentando elementos famosos como as Cascas de Banana, os Cascos de diferentes cores, os Bob-ombs, os Cogumelos e as Estrelas do Poder. 



A novidade, no entanto, ficava por conta do item Super Ability, que podia ser usado apenas pelos capitães. Com muito poder, cada protagonista desfilava com uma habilidade singular. A de Mario, por exemplo, consistia na capacidade de se tornar gigante por alguns segundos. Já Donkey Kong, ao bater suas mãos no chão, era capaz de causar um mini-terremoto, enquanto Peach utilizava uma câmera fotográfica especial que paralisava os oponentes.

Fora das quatro linhas, o título exibia belos cenários cartunescos com ambiências que se dividiam entre os sete estádios clássicos originários do GameCube, com nomes como o The Palace e o Bowser Stadium, e as arenas inéditas adicionadas pelo jogo, entre elas a Thunder Island, o Galactic Stadium e a The Vice, que, de acordo com os manuais do jogo, apresentava uma capacidade para mais de 300 mil espectadores — em sua maioria Toads, Birdos, Piantas, Goombas e Shy Guys animados com os intensos embates.

Tratando-se dos formatos de gameplay, Mario Strikers Charged oferecia partidas no estilo arcade com o Domination Mode, missões secundárias no segmento Strikers Challenges, e o modo Road to the Strikers Cup, que consistia em torneios disputados numa espécie de campanha de carreira.

Além de trazer um robusto multiplayer local com suporte para quatro jogadores, o título, quando lançado na Europa, entrou para a história por ser o primeiro jogo com disputas online em um console de mesa da Nintendo fora do Japão. Ao lado dele, Pokémon Battle Revolution (Wii) também ficaria marcado por essa façanha, uma vez que ele foi lançado na América do Norte exatamente um mês depois, em 25 de junho de 2007.



Diante de tantas qualidades, Mario Strikers Charged é lembrado até hoje como um dos melhores jogos de esporte do Nintendo Wii, também ostentando um espaço especial na lista dos mais divertidos modos multiplayer do console. Assim, relembrar de suas façanhas neste aniversário de 15 anos nos faz pensar: o que esperar de Mario Strikers: Battle League e por que esta aguardada sequência demorou tanto tempo para ser desenvolvida?

Se a torcida pede mais futebol, então receba!

Após um longo intervalo, a série de futebol do encanador italiano irá receber um novo título, e vocês poderão acompanhar todos os detalhes do lançamento de Mario Strikers: Battle League (Switch) aqui no Nintendo Blast. Desde já, nossa expectativa está muito alta, afinal, o legado deixado por Mario Strikers Charged é grande, principalmente em termos de diversão. Seja jogando sozinho ou em multiplayer local ou online, podemos muito bem dizer que o título entrou para a história do Nintendo Wii e será sempre lembrado como um verdadeiro campeão, com direito a medalha no peito, troféu de vencedor e tudo mais.

Revisão: João Pedro Boaventura

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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