Jogamos

Análise: PAC-MAN Museum + (Switch) é um tributo aos jogos do icônico mascote da Namco

Existem mais jogos de PAC-MAN do que a gente imagina.


PAC-MAN é um dos mais icônicos personagens da indústria dos games. Sua fama não veio à toa: esse arcade revolucionou o mundo em 1980, com jogabilidade simples e viciante, destacando-se por trazer personagens simpáticos que imediatamente cativaram o público. É um clássico atemporal que arrebanhou uma legião de fãs desde os primórdios da história dos games e catapultou a Namco para o rol das empresas mais importantes da área.

PAC-MAN Museum + (Switch) é uma sequência de PAC-MAN Museum (X360/PS3) de 2014, que reunia dez jogos. A nova coletânea conta com quatorze títulos clássicos do mascote da Namco, a maioria deles desconhecida pelo público, mas que surpreendem ora por variar a jogabilidade com a adição de elementos simples, ora por trazer uma abordagem totalmente nova para a franquia. Você sabia que existem PAC-MAN no estilo Tetris, aventura de plataforma e combate Battle Royale? Essa coleção é uma boa oportunidade para conhecê-los.

Um fliperama temático

A interface principal do jogo simula um pequeno fliperama, que tem a possibilidade de ser personalizado e equipado com máquinas de arcade ou itens decorativos, todos relacionados ao universo PAC-MAN.


Começamos com quinhentas moedas que podem ser usadas para jogar, comprar novas máquinas ou itens de decoração. Novas moedas podem ser obtidas realizando missões ou simplesmente jogando. Cada jogo possui uma lista de missões que, se cumpridas, rendem mais moedas e prêmios para incrementar seu arcade.

Cinco títulos oferecem multiplayer local (PAC-Attack, PAC-MAN Arrangement arcade, PAC-Motos, PAC-MAN Battle Royale e PAC-MAN 256), tornando-o muito bom para ser jogado em festas e reuniões de amigos. Alguns permitem comparar seus scores com jogadores de todo o mundo, mas infelizmente não há modo multiplayer online.

Os jogos são disponibilizados em máquinas de arcade ou em um console chamado Free Cabinet. Enquanto os arcades consomem uma moeda para operar, o Free Cabinet tem o uso liberado. Pode parecer que o uso de moedas virtuais limita de alguma forma a jogatina, mas em nenhum momento eu senti que poderia ficar sem meus arcades favoritos: as moedas são obtidas de forma abundante, de forma que elas nunca faltam. Se você ficar sem moedas, basta jogar algumas partidas no Free Cabinet para reabastecer seu bolso.


Nem todas as máquinas estão liberadas no início, mas para desbloquear máquinas novas basta cumprir missões simples, como jogar duas vezes um determinado arcade. Eu levei menos de quinze minutos para destravar todos os jogos.

Segue abaixo uma descrição breve dos jogos que compõe a coletânea, separados por tipo:

Máquinas de Arcade

PAC-MAN (1980)
O clássico que deu início à franquia. É um puzzle de ação em que o personagem PAC-MAN deve completar o mapa comendo todos os pontos disponíveis. Quatro fantasmas, com cores e comportamentos distintos, perseguem o protagonista e diminuem uma vida caso consigam tocá-lo. Existem quatro power-ups na forma de pílulas que concedem invencibilidade temporária, além de permitir que o personagem inverta os papéis e consiga comer os fantasmas.


Super PAC-MAN (1982)

Essa sequência do clássico trouxe várias novidades, como chaves espalhadas pelo mapa que destrancam portas. Um Super Power Pellet pode transformar PAC-MAN em um gigante, que devora fantasmas e pode destruir as portas. Foi o primeiro jogo da franquia com fases de bônus.

PAC-Land (1984)
Um curioso side-scroller de ação em plataformas, em que nosso herói parte em uma aventura para resgatar a fada perdida e trazê-la de volta para Fairyland. PAC-MAN pode saltar para evitar obstáculos. Tocar nos fantasmas custará uma vida, mas é possível caminhar sobre suas cabeças.


PAC & Pal (1983)

O objetivo aqui é comer as frutas que aparecem no mapa, enquanto você evita os fantasmas. Este jogo introduz Mil, um personagem fofo que atrapalha nosso protagonista levando as frutas para a sua base. Assim como em Super PAC-MAN existem salas trancadas no mapa, que podem ser abertas virando cartas. Nesse jogo não há Power Pellets, atacamos os fantasmas equipando PAC-MAN com itens.

PAC-Mania (1987)
Uma versão 3D do clássico que traz as mesmas mecânicas básicas, mas com a possibilidade adicional de fazer PAC-MAN saltar evitando os fantasmas. Essa simples adição renova completamente a jogabilidade, possibilitando um gameplay dinâmico e extremamente viciante. Para completar a novidade, novos tipos de fantasma e design de labirinto foram acrescentados. É o meu jogo favorito nessa coletânea.


PAC-MAN Arrangement (1996)

Um retorno aos arcades nove anos após PAC-Mania. Aqui se aplicam as regras básicas do original, mas com a adição das Jump Panels e Dash Arrows, que podem nocautear temporariamente os fantasmas, além da implementação de três tipos diferentes de Power Pellets. Os controles são travados e pouco responsivos, a interface é confusa e os elementos visuais são muito pequenos, mesmo quando o vídeo é configurado no tamanho máximo, fazendo deste um dos piores jogos dessa coletânea.

PAC-MAN Battle Royale (2011)
Um multiplayer competitivo de um a quatro jogadores simultâneos em que as pílulas concedem o poder de devorar não apenas os fantasmas, mas também outros PAC-MAN. A competição é definida em cinco rounds que prosseguem até que reste um único jogador.

Free Game Cabinet

PAC-Attack (1994)
Um curioso puzzle no estilo Tetris, só que com personagens PAC-MAN. As peças que caem verticalmente são formadas por blocos e fantasmas. Blocos desaparecem se formarem uma linha horizontal completa, como em Tetris, e fantasmas podem ser devorados pelo nosso herói. O jogo termina quando as peças empilhadas chegarem ao topo do poço.


PAC-In-Time (1995)

Uma aventura em plataforma em que nosso herói foi amaldiçoado e transportado ao passado, para uma terra perigosa governada pela Ghost Witch. Pegue os PAC-Dots e encontre a saída para finalizar cada estágio. São cinquenta fases para que PAC-MAN retorne à sua família no presente.

PAC-MAN Arrangement (2005)
Uma versão modernizada de PAC-MAN Arrangement (1996) dos arcades. As regras básicas foram mantidas, mas a responsividade dos controles e a qualidade gráfica foram imensamente melhoradas. Agora, é possível curtir o puzzle em tela cheia, ao invés da microtelinha espremida do original, e os controles respondem super bem. Dois jogadores podem jogar simultaneamente em modo cooperativo.


PAC-MAN Championship Edition (2007)

Uma competição multiplayer com uma nova abordagem, desenvolvida com a participação de Toru Iwatani. Vence quem conseguir fazer o maior número de pontos dentro de um limite de tempo. Quanto maior o placar, maior a velocidade do jogo. É possível comparar seu placar com jogadores online no mundo todo.

PAC-Motos (2007)
Um jogo de ação baseado em Motos (arcade), mas com PAC-MAN como protagonista. Vença o estágio empurrando os inimigos para fora da plataforma, através de bordas ou buracos no chão. Equipe PAC-MAN com itens que aumentarão seus atributos de força, salto ou empurrão, que nocauteia os oponentes.


PAC’n Roll Remix (2007)

Faça PAC-MAN rolar através de rampas e pistas para coletar PAC-Dots enquanto evita os fantasmas. Para completar o estágio é necessário coletar um número mínimo de PAC-Dots e chegar na saída. Alguns itens podem transformar o herói em diferentes formas com várias habilidades de ataque.

PAC-MAN 256 (2015)
A anomalia The Glitch está invadindo o mundo, devorando a parte de baixo do labirinto de PAC-MAN. Abra sua rota de fuga comendo fantasmas e frutas, usando itens especiais como lasers, tornados e assumindo uma forma gigante. Ao devorar 256 PAC-Dots, você libera um ataque especial.



Waka waka waka

Como toda coletânea retrô, PAC-MAN Museum + apoia-se na nostalgia para se vender, mas suas qualidades vão além: os jogos oferecidos são variados e interessantes, ainda que todos eles girem em torno de uma única franquia. As mecânicas de missões dão ao título um fator de rejogabilidade imenso e jogadores mais competitivos poderão enfrentar o mundo comparando seus scores, embora a coleção peque pela ausência de multiplayer online. É uma coleção indicada para entusiastas de jogos retrô e para quem estiver procurando uma coleção para festas e reuniões com a família.

Prós

  • Jogos variados, simples e rápidos;
  • Acompanha guias simplificados e um breve histórico de cada jogo;
  • Multiplayer local para até quatro jogadores;
  • Fator de rejogabilidade imenso.

Contras

  • Não possui multiplayer online.
PAC Man Museum + - PS4/XBO/Switch/PC - Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela Bandai Namco

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google