Jogamos

Análise: Capcom Arcade 2nd Stadium (Switch) é uma excelente e variada coletânea de clássicos do fliperama

Com uma ótima biblioteca e muitas opções de customização, o título só peca pela ausência de multiplayer online.


Quando eu era garoto gostava muito de frequentar fliperamas, que durante um período da minha vida foram meu principal “console” de videogame. Naquele arcade barulhento do centro, nada recomendável para uma criança pequena, eu gostava de passar o tempo assistindo a introdução das máquinas, pois era uma forma de curtir os games sem gastar fichas.

Uma das máquinas me chamou a atenção por oferecer não somente um, mas três jogos, de gêneros diferentes: run-and-gun, tiro e puzzle. As introduções eram caprichadas e se revezavam, com gráficos bonitos e coloridos. Até tentei jogá-los, mas a minha habilidade e o pouco dinheiro que eu tinha à época não permitiram que eu passasse das primeiras fases. Frustrado, fiquei pensando se um dia eu veria o final daqueles jogos.

Essa máquina era a icônica Three Wonders e hoje, graças à coleção Capcom Arcade 2nd Stadium, consegui realizar esse sonho antigo de ter meu fliperama particular, com fichas à vontade, e jogar até o final esses três jogos — e muitos outros!



Uma biblioteca de respeito

Capcom Arcade 2nd Stadium é um emulador oficial que apresenta uma biblioteca de 32 arcades clássicos do lendário estúdio. Um dos jogos, Sonson, pode ser jogado gratuitamente, os demais precisam ser comprados como DLC. É possível fazer a compra individualmente ou em um pacotão que contém toda a coleção.

A biblioteca é composta pelos seguintes títulos:
  • 1943 Kai
  • Black Tiger
  • Block Block
  • Capcom Sports Club
  • Darkstalkers: The Night Warriors
  • Eco Fighters
  • Gan Sumoku (GunSmoke)
  • Hissatsu Buraiken (Avengers)
  • Hyper Dyne Side Arms
  • Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition
  • Knights of the Round
  • Last Duel
  • Magic Sword
  • Mega Man: The Power Battle
  • Mega Man 2: The Power Fighters
  • Night Warriors: Darkstalkers’ Revenge
  • Pnickies
  • Rally 2011 LED Storm
  • Saturday Night Slam Masters
  • Savage Bees (Exed Exes)
  • SonSon
  • Street Fighter
  • Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams
  • Street Fighter Alpha 2
  • Street Fighter Alpha 3
  • Super Gem Fighter Mini Mix
  • Super Puzzle Fighter II Turbo
  • The King of Dragons
  • The Speed Rumbler (Rush & Crash)
  • Three Wonders
  • Tiger Road
  • Vampire Savior

A rigor, Capcom Arcade 2nd Stadium oferece mais que 32 títulos, pois dois deles (Three Wonders e Capcom Sports Club) são coletâneas de três jogos. Apesar de contar com uma biblioteca do mesmo tamanho de seu antecessor, 2nd Stadium traz uma curadoria mais variada e balanceada, com ótimos representantes de todos os principais gêneros que fizeram a Capcom brilhar nos fliperamas.

Os jogos de ação estão muito bem representados por excelentes títulos,em especial os aclamados The King of Dragons e Knights of the Round, que fizeram muito sucesso no Brasil. Também temos Black Tiger, Tiger Road, Led Storm, Magic Sword, Megaman the Power Battle, Megaman 2 the Power Fighters e Hissatsu Buraiken.


Na categoria tiro, entram desde clássicos como 1943 Kai, Sonson, The Speed Rumbler, Savage Bees e GunSmoke até jogos mais modernos como meu amado Three Wonders, que não é lançado para consoles desde seu desconhecido port para o Sega Saturn. Temos também os ótimos Eco Fighters, Hyper Dyne Side Arms e Last Duel.

Os jogos de luta, um ponto fraco no primeiro Arcade Stadium, estão com uma biblioteca excelente que rivaliza até com o recém-lançado Capcom Fighting Collection: Street Fighter, Saturday Night Slam Masters, Darkstalkers, Night Warriors, Street Fighter Alpha, Street Fighter Alpha 2, Street Fighter Alpha 3, Vampire Savior, Super Gem Fighter e Hyper Street Fighter II.


A categorias Puzzle e Esporte, que foram praticamente ignoradas na primeira coletânea, agora contam com o excelente Super Puzzle Fighter II Turbo, além de Block Block, Pnickies e o clássico Capcom Sports Club.

A grande maioria desses jogos mantém-se bonita e atraente até os dias atuais, garantindo que você revisitará seu arcade virtual muitas e muitas vezes. O fator de rejogabilidade é imenso.

Um fliperama do seu jeito

A interface de seleção é apresentada como um “fliperama virtual” muito bonito, com gabinetes que podem ser personalizados de acordo com suas preferências pessoais. A forma como esse fliperama virtual se apresenta é belíssima, reproduzindo a atmosfera empolgante, colorida e barulhenta de um fliperama das antigas. Para amantes dos arcades é um deleite e uma sensação nostálgica incrível.


Cada game apresenta uma série de configurações individuais, que permitem controlar a velocidade, poder de ataque, número de rodadas, liberação de personagens secretos, quantidade de vidas iniciais, entre outros. Os controles também são completamente customizáveis e a coletânea oferece duas predefinições, uma adequada para jogar com os controles nativos do Switch e outra dedicada para controles estilo arcade.

Assim como no primeiro Arcade Stadium, existem várias opções de filtros visuais simulando as scanlines e a curvatura de monitores CRT, ou exibindo imagens mais limpas. É possível rotacionar a tela para jogar em tate mode (monitor na vertical) o que é ótimo para jogar títulos de tiro como 1943, que foram projetados para se jogar dessa forma. Esta é, aliás, uma das vantagens de se jogar a coletânea em um Nintendo Switch.

É possível inclusive jogar com o vídeo de cabeça pra baixo, útil para conectar controles arcade como o Ípega PG-9189 diretamente ao slot USB-C do Switch, que fica na parte inferior do aparelho.


Arcades eram desenvolvidos para consumir fichas dos jogadores, por isso alguns deles podem apresentar dificuldades injustas em níveis mais avançados, especialmente aqueles produzidos nos anos 1980. Se você, como eu, tinha aquela frustração de não conseguir concluir seus jogos, agora esse sonho pode se realizar, seja pela quantidade ilimitada de fichas que você pode usar para dar continues, seja alterando configurações de dificuldade ou velocidade, que pode ser alterada em tempo real enquanto você joga.

Há também uma excelente ferramenta de rebobinar, ótima para consertar pequenos erros. E se isso ainda não bastar, é possível acionar a opção de invencibilidade. Se você já domina um arcade, pode fazer o oposto e desafiar-se aumentando a dificuldade, a velocidade ou tentando fechar o jogo com uma única ficha.


Há também os Desafios, que funcionam como um sistema de conquistas envolvendo pontuações e tempo ou tarefas específicas para cada jogo. Completar esses desafios oferece uma diversão extra, aumentando o fator de rejogabilidade.

A coletânea oferece uma ferramenta de save state que pode ser acionada em qualquer momento da jogatina. São trinta e dois espaços de salvamento, compartilhados entre todos os jogos. Outro recurso bacana são os manuais ilustrados, disponíveis para todos os títulos, completamente localizados em português brasileiro. A emulação está excelente para todos os títulos, sem nunca apresentar travamentos ou engasgos, tanto no modo portátil quanto acoplado à TV via dock.


Os tempos eram outros quando esses arcades foram desenvolvidos, e podem haver conteúdos um pouco mais explícitos que causem desconforto em algumas audiências atuais. Por isso, alguns jogos incluem a opção de Censura Para Conteúdos Explícitos, que limitam a exibição de conteúdo sensível, especialmente sangue ou nudez.

Sempre que você joga, ganha pontos CASPO (Capcom Arcade Stadium Points), que podem ser utilizados para comprar itens estéticos para seu fliperama (papéis de parede e molduras, por exemplo), servindo também para comparar seu desempenho com rankings globais. Esta, infelizmente, é a única forma de interação online com outros jogadores, já que o jogo não possui multiplayer online.

Comparando com o primeiro Stadium e com o Fighting Collection

Esta coleção recebeu algumas melhorias em comparação ao primeiro Capcom Arcade Stadium (Switch). Foi adicionado o recurso Recordes de Jogo, que permite observar diversos detalhes e estatísticas, como número de sessões e tempo jogado. Os Desafios de Pontuação e Tempo agora estão disponíveis como modo ranqueado para todos os jogos e os Desafios Especiais agora podem ser jogados a qualquer momento. As campanhas online agora duram sete dias, em vez de seis como antes.

Outra vantagem significativa é que, à época de seu lançamento, o primeiro Stadium não permitia compra de jogos individuais, vendendo apenas pacotes de dez ou a biblioteca completa. Agora é possível comprar apenas os jogos que você quiser.


Pessoalmente eu preferiria que, ao invés de se apresentar como um produto separado, a biblioteca do 2nd Stadium fosse adicionada ao primeiro Capcom Arcade Stadium, pois seria mais conveniente acessar tudo em um único produto, mas isso não chega a ser um incômodo tão grande.

Em comparação ao recém-lançado Capcom Fighting Collection (Switch), Second Stadium apresenta uma biblioteca maior e mais variada, além de possibilitar a compra individual dos títulos. Enquanto a Fighting Collection oferece apenas um slot de salvamento de jogos, Arcade 2nd Stadium oferece trinta e dois. Por fim, Stadium oferece muito mais opções de customização de interface e alteração de gameplay do que a Fighting Collection. Por outro lado, seu irmão voltado para títulos de luta oferece o recurso macro, que permite executar golpes especiais apertando apenas um botão, e multiplayer online, algo que realmente faz falta nos jogos competitivos.

Um empolgante fliperama da Capcom nas suas mãos

Assim como seu antecessor, Capcom Arcade 2nd Stadium consegue transmitir com primor a sensação barulhenta e colorida de frequentar um arcade das antigas, mas com fichas infinitas no bolso e sem o cheiro de cigarro no ar. A curadoria de jogos é excelente, contando com trinta e dois títulos bem escolhidos e variados, representando bem os principais gêneros que fizeram da Capcom uma lenda nos fliperamas.

A única coisa que realmente faz falta é o suporte à multiplayer online, especialmente para os jogos de luta, mas ainda assim Capcom Arcade 2nd Stadium é uma coletânea rica, repleta de recursos e com potencial praticamente infinito de diversão, obrigatória para fãs de fliperamas.



Prós

  • Reproduz a atmosfera empolgante de um fliperama, com muitas opções de customização;
  • Boa quantidade de jogos, com 32 títulos;
  • Excelente curadoria de jogos, com boa variação de gêneros;
  • Fator de rejogabilidade imenso;
  • Ferramentas de auxílio, como save states, rebobinar, controle de velocidade e alterações em itens específicos da jogabilidade;
  • Interface totalmente localizada para português brasileiro.

Contras

  • Ausência de multiplayer online.
Capcom Arcade 2nd Stadium — PS4/XBO/Switch/PC — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Capcom

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google