Tactics Ogre Reborn (Switch) terá artbook, baralho, livro de roteiro e mais vendidos pela Square Enix

Haverá também uma luxuosa edição de colecionador japonesa muito mais robusta que a que existia para o remake de PSP.


Desenvolvido e publicado pela Square Enix, Tactics Ogre está de volta, ou melhor, renascido (Reborn), dessa vez, não apenas para um console da Sony, mas para todas as plataformas atuais. Tactics Ogre: Let Us Cling Together, embora pouco conhecido pelos gamers mais novos, não se trata de um jogo qualquer, mas o título mais aclamado da série Ogre — a qual é talvez a mais influente franquia de RPG estratégico (ao lado de Fire Emblem) —, e aquele que gerou sua sub-série Tactics.


Muito elogiado desde sua versão de 1995, para Super Famicom, Tactics Ogre possui elegantes e detalhadas ilustrações de Akihiko Yoshida, um rico e sério design em pixel art de Hiroshi Minagawa, belas músicas orquestrais de fundo compostas por Hitoshi Sakimoto, e sobretudo uma elaborada e profunda direção e trama política de Yasumi Matsuno. Sabendo bem desse legado, a gigante dos JRPGs mais uma vez não se limitará a trazer uma remasterização expandida do jogo, mas também produtos que dão acesso mais direto a essas partes de seu game design.

Baralho de Tactics Ogre: Let Us Cling Together (PSP).
Baralho de Tactics Ogre Reborn (Multi).

Desde que a antiga desenvolvedora da série Ogre (Quest Corporation) foi incorporada pela Square, em 2002, e dissolvida dentro da Square Enix no ano seguinte — quando da união entre a Square e a Enix —, nunca mais se ouviu falar de uma nova entrada na franquia como todo (seja na sub-série Battle, seja na sub-série Tactics). Contudo, a Square Enix sabia muito bem do legado de seus títulos, sobretudo Tactics Ogre, e também do potencial de jogos táticos nos portáteis, então o trouxe de volta em um excelente remake homônio para PSP, em 2010.

Na última década, esse remake — ou sua versão clássica (a depender da plataforma) — foi portado para os principais portáteis de oitava geração e para o Wii U. Aqui está uma lista das publicações do jogo até agora:
  • 1995 (Super Famicom)
  • 1996 (Sega Saturn)
  • 1997 (PlayStation)
  • 2009 (Wii)
  • 2010 (PSP)
  • 2014 (Wii U)
  • 2015 (PlayStation Vita)
  • 2016 (New Nintendo 3DS)


Já na ocasião da versão do PSP, a gigante dos JRPGs lançou no mercado um baralho com as cartas de tarô, com ilustrações de Yoshida. E esse baralho agora está novamente à venda, com algumas adições que podem se conferidas na Square Enix Store.

Além disso, também está sendo ofertado um artbook com mais de 200 páginas com capa dura e muito conteúdo, como esboços, concept arts, designs das cartas, artes de personagens, pixel art, ilustrações coloridas exclusivas, e mesmo comentários e entrevistas com os principais character designers de Tactics Ogre: Akihiko Yoshida e Tsubasa Masao.


Outro anúncio interessante — mas infelizmente apenas em japonês — é o da publicação de uma trilogia de livros (de mais de 900 páginas) com o roteiro completo de Tactics Ogre, escrito por Yasumi Matsuno. Este texto é muito elogiado por sua complexidade não-linear e profundidade dramática e política, sendo marcadamente influente em vários desenvolvedores da Square Enix, como, mais recentemente, Naoki Yoshida, de Final Fantasy XIV.

É esperado também pelos fãs algum acesso direto também a uma versão orquestral do jogo, de Hitoshi Sakimoto, que estará presente nessa versão Reborn. Uma pequena amostragem de sua qualidade de som pode ser conferida no site oficial em japonês. Ademais, como se pode observar na segunda imagem abaixo, uma versão de colecionador incluirá, entre outras coisas, um mini-CD, o qual trará uma seleção de quinze músicas orquestrais do game.

Edição de colecionador de Tactics Ogre: Let Us Cling Together (PSP).
Edição de colecionador de Tactics Ogre Reborn (Multi).

Está animado para esse relançamento? O jogo chegará a 50 dólares no dia 11 de novembro. Os demais produtos relacionados à IP possuem datas próprias que podem ser consultadas nas fontes desta matéria. Caso queira saber mais sobre Tactics Ogre Reborn, dê uma olhada em nossa notícia de anúncio do jogo, onde comentamos os acréscimos que essa versão trará em relação à versão de PSP.

Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.


Disqus
Facebook
Google