Jogamos

Análise: Kaichu: The Kaiju Dating Sim (Switch) traz encontros cômicos, mas rasos entre criaturas gigantes

Gigachu espalha o amor e a destruição pelo mundo.

Kaichu: The Kaiju Dating Sim
é um jogo desenvolvido pela Squiddershins e publicado pela Top Hat Studios. Com um tom humorístico, a obra brinca com o conceito de romance entre as criaturas gigantes tradicionalmente chamadas de “kaiju” em japonês, mas tem a superficialidade como maior defeito.

Um gigante em busca de amor

Tudo começa com a chegada de um novo kaiju na área: Gigachu, o personagem do jogador. É possível escolher entre vários pronomes para se referir a ele, incluindo tanto opções reais (he/him, she/her e they/them), quanto ficcionais, como chu/chu. Essa escolha brinca com o conceito de que há muitas formas de gênero, especialmente quando se fala de criaturas gigantes de origens variadas.

O objetivo de Gigachu é encontrar o amor e ele pode escolher entre seis opções, cada uma com designs exóticos tradicionalmente associados a esse tipo de monstro. É possível namorar uma tartaruga com rabo de escorpião e bastante timidez; uma mariposa-planta preocupada com as causas ambientais e seus filhotes; uma colônia de fungos alienígenas que busca um relacionamento emocional, mas não físico; entre outros.

Além de cada personagem ser carismático, eles representam determinadas perspectivas sociais, fazendo alusão a comportamentos e ideologias da vida real. Tudo que vemos se dá através da perspectiva de um show de TV em que dois repórteres traduzem os comportamentos das criaturas para o inglês. De forma geral, tanto a camada metalinguística quanto o roteiro em si podem ser bastante engraçados.

O estilo artístico fofo e bastante colorido ajuda a fortalecer essa veia cômica. O tom rosa é bem comum, o contraste é bem alto e há vários símbolos de coração, inclusive no design do Gigachu. Além das expressões faciais e corporais, são utilizados alguns balões de emoção para indicar tristeza, felicidade, entre outras reações, tendo em vista que os kaiju não falam.

A destruição romântica

Uma vez selecionado o seu parceiro, cabe a Gigachu escolher uma localidade adequada para o próximo encontro. Porém, em vez de ser um momento realmente romântico, o que se encontra em cada área de Kaichu é basicamente um quiz. Cabe ao jogador escolher a resposta que parece mais apropriada para agradar à companhia escolhida.

Apesar de se tratar basicamente de tentativa e erro, há pistas das respostas corretas nos traços estereotípicos dos personagens e nas breves descrições sobre eles nos diálogos entre os repórteres. Porém, a sensação geral é de superficialidade, com perguntas que parecem mais uma tentativa de horóscopo de romance do que um encontro de fato.

O resultado é que os personagens são pouco desenvolvidos e esse sistema fica muito aquém até mesmo da representação de romance dos dating sims mais simples com base textual. Além disso, a reta final da história possui escolhas bastante artificiais de perguntas e opta por eventos um tanto forçados.

Há também um outro problema, que é a tendência à repetição, especialmente porque grande parte dos diálogos dos jornalistas independe das escolhas do jogador. Com isso, o jogo se torna enjoativo rapidamente, desincentivando o fator replay apesar da possibilidade de namorar outro personagem.

Uma paródia aquém do seu potencial

Kaichu: The Kaiju Dating Sim é uma paródia de dating sim que tenta fazer brincadeiras sobre relacionamentos e o próprio gênero. Porém, a sua superficialidade e a pouca compreensão do que realmente faz um simulador de encontros interessante comprometem consideravelmente a experiência, que acaba não valendo mais do que uma jogada rápida.

Prós

  • Visual fofo e colorido que chama a atenção para o tom engraçado da narrativa;
  • Algumas referências e piadas engraçadas sobre relacionamentos.

Contras

  • A grande repetitividade faz com que não valha a pena realizar múltiplas tentativas;
  • Trata o conceito de dating sim com desrespeito, reduzindo o sistema a um quiz raso;
  • Reta final com dificuldade artificial.
Kaichu: The Kaiju Dating Sim — Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 6.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Top Hat Studios


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google