Jogamos

Análise: Freshly Frosted (Switch) é um puzzle gostoso como um donut

Um quebra-cabeças indie com mecânicas simples e vários níveis de desafio.


Freshly Frosted
é um puzzle geométrico indie em que gerenciamos a linha de produção de uma fábrica de donuts instalada na imaginação da narradora, que visualiza a linha de montagem nas nuvens enquanto relaxa deitada na grama.

Um doce quebra-cabeça

Os desafios são apresentados na forma de tabuleiros com casas quadradas. O objetivo é fazer com que os donuts que saem do forno sejam confeitados na ordem correta e cheguem aos balcões de entrega. As coberturas precisam ser montadas em uma ordem específica: por exemplo, granulados não grudam na massa sem que antes ela receba uma camada de creme.


A posição das máquinas na linha de montagem é fixa e a tarefa do jogador consiste em desenhar um percurso para as esteiras rolantes de modo a interligar as estações de trabalho na ordem necessária para cumprir as tarefas. Todo balcão de entregas precisa receber um donut, e alguns só recebem um tipo específico de cobertura.

Os desafios são apresentados em doze níveis, ou "caixas", cada uma contendo doze puzzles, totalizando 144 quebra-cabeças. Cada caixa apresenta um novo elemento ou mecânica, mudando drasticamente a complexidade e o modo que precisamos raciocinar para completar as tarefas. Entre as máquinas disponíveis, temos divisores, seletores, clonadores, fornos que geram doces aleatórios e teletransportadores.



Ajuda discreta

Freshly Frosted passa uma vibe relaxante através de suas cores suaves em tom pastel, música ambiente tranquila e a voz suave da narradora, que sempre fala frases repletas de positividade. Tudo é feito sem pressão: não existe limite de tempo, contadores ou pontuação. Você pode estudar o tabuleiro sem pressa e testar diversas possibilidades até chegar à solução. É um jogo para relaxar e curtir o momento.

Se estiver com dificuldade para resolver o puzzle, é possível pedir uma dica, que revela alguns blocos necessários para solucionar o percurso. Infelizmente, essa ajuda mostra pouquíssimos blocos, o que pode ser insuficiente para desempacar o jogador. O ideal seria oferecer ajuda em níveis progressivamente mais reveladores, como é praxe em jogos do gênero.


É possível revisitar quebra-cabeças já solucionados ao acessar um seletor de fases no menu de pausa. O seletor, porém, apresenta cada fase na forma de um donut dentro de uma caixa, sem mostrar uma prévia do tabuleiro. Seria interessante que fosse incluída uma pré-visualização dos desafios para identificá-los mais facilmente.

Doce e leve

Freshly Frosted é um puzzle satisfatório, charmoso e repleto de positividade. Suas mecânicas são extremamente simples de compreender e ainda assim os desafios apresentados são bastante variados, com uma boa quantidade de quebra-cabeças que variam do óbvio ao extremamente desafiador, proporcionando um entretenimento relaxante e muita vontade de sair correndo para saborear um donut.



Prós

  • Boa variedade e quantidade de desafios, com 144 quebra-cabeças;
  • Regras extremamente simples de compreender;
  • Ambientação relaxante e repleta de positividade.

Contras

  • A função de selecionar quebra-cabeças não permite pré-visualizar os tabuleiros, dificultando sua localização;
  • O sistema de dicas poderia ser melhor, oferecendo níveis de ajuda.
Freshly Frosted — PS4/XBO/Switch/PC — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela The Quantum Astrophysicists Guild

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google