Jogamos

Análise: Milk Inside a Bag of Milk Inside a Bag of Milk and Milk Outside a Bag of Milk Outside a Bag of Milk (Switch): psicológico em frangalhos

Coletânea de visual novels mostra as dificuldades de uma jovem garota no cotidiano.

Milk Inside a Bag of Milk Inside a Bag of Milk and Milk Outside a Bag of Milk Outside a Bag of Milk
é uma coletânea de visual novels desenvolvidas por Nikita Kryukov originalmente para PC. As obras contam a história de uma garota que tem dificuldade até mesmo de realizar uma tarefa simples como sair de casa para comprar leite.

Mais do que uma ida ao mercado

Em Milk Inside a Bag of Milk Inside a Bag of Milk (a partir daqui, Inside), temos uma ideia aparentemente trivial: uma garota precisa ir ao mercado comprar leite. Porém, isso se mostra muito mais complicado do que parece, pois a nossa heroína sofre com algum quadro clínico não especificado. A dificuldade não é uma série de obstáculos externos ou alguma trama sinistra mirabolante, mas sim uma questão psicológica grave.

Ao longo do jogo, vemos a personagem caindo em pensamentos cíclicos (como o do título do jogo) e tendo obsessão por coisas triviais, como o número de passos (igual certas brincadeiras de criança). Além disso, em termos visuais e sonoros, o jogo explora o aspecto psicológico com um visual retrô abstrato e marcado pelo forte uso da cor vermelha e efeitos distorcidos de ruído.

Nesse sentido, chama a atenção a nossa perspectiva: assumimos o papel do que parece ser um amigo imaginário que se apresenta como um efeito de comprimidos que a personagem toma. Sem a nossa ajuda, a personagem não conseguiria ter o foco e a coragem necessários para fazer certas tarefas, assim como são as nossas escolhas que podem ativar os anseios e frustrações da personagem.

Ao longo dos poucos minutos de jogatina, temos em mãos várias opções de como conversar com ela. Algumas escolhas são claros insultos, chamando-a de estranha, louca ou patética, e servem como um estímulo negativo que abre as feridas psicológicas da personagem e podem levá-la a um bloqueio total que a faz falhar em sua missão. Como uma figura da imaginação dela, isso mostra que a própria personagem tem esse tipo de percepção de si mesma, provavelmente interiorizado ao longo de suas experiências passadas.

Ao todo, é possível considerar que Inside possui duas possibilidades de final: comprar o leite ou ver a personagem ficar travada em algum ponto do caminho. Ter êxito em seu objetivo permite ao jogador conhecer mais a fundo o contexto em que a garota vive, seus traumas e anseios.

Do lado de fora

Já a sequência, Milk Outside a Bag of Milk Outside a Bag of Milk (Outside), mostra os eventos logo após o final de Inside. Em seu quarto, a garota se prepara para dormir. Porém, a conquista de ter comprado o leite parece se mostrar algo em vão.

A ideia do jogo é trazer mais clareza para os eventos do original. Isso é notável já no estilo visual, que agora tenta ser mais detalhado. Ainda temos um foco grande em tons vermelhos, mas desta vez é como se tivéssemos um corpo próprio, mesmo que o mundo seja formado por uma noção compartilhada do espaço. Vemos a heroína em uma parte considerável do tempo e sua aparência é bem nítida.

Algumas cenas parecem ser repetições dos eventos de Inside vistos de fora, quebrando o véu do psicológico fraturado da garota. Ao mesmo tempo, os eventos posteriores dão luz ao contexto dela, com pilhas de remédios e um quarto bagunçado que devemos explorar em uma perspectiva point-and-click, dando cada vez mais detalhes sobre como a vida dela é e o seu passado.

Porém, mesmo com múltiplas opções de final dependendo das ações do jogador, a sensação que fica com ambos os jogos é que a narrativa para antes de chegar em algum tipo de conclusão. É fácil sentir empatia pela personagem e sua situação, mas a trama falha em oferecer uma visão mais profunda dos problemas. A tentativa de trazer mais clareza em Outside só deixa esse problema mais nítido.

Por fim, vale destacar que a obra conta com uma tradução para o português, o que facilita a experiência para jogadores que não se sentem tão confortáveis com o inglês. Porém, alguns erros da tradução (especialmente em Inside) desvirtuam o sentido da história devido a pequenas falhas de compreensão do contexto em inglês, como um trecho que fala sobre o leite mentir quando o sentido desejado era “estar deitado” (o verbo to lie tem esses dois sentidos possíveis, “mentir” e “deitar”).

Uma obra curta e curiosa

Embora tenha alguns problemas de execução, Milk Inside a Bag of Milk Inside a Bag of Milk and Milk Outside a Bag of Milk Outside a Bag of Milk é uma visual novel cuja proposta curiosa vale a pena conhecer. Com tradução para o português, a obra discute questões pertinentes com uma atmosfera psicológica envolvente, mas merecia mais profundidade e desenvolvimento.

Prós

  • Elementos visuais e sonoros que constroem uma atmosfera especial para retratar as distorções psicológicas da protagonista, especialmente em Inside;
  • Narrativa curiosa que demonstra nuances do comportamento da garota;
  • Tradução para o português torna a obra mais acessível do que a média do gênero.

Contras

  • Acaba desenvolvendo de forma insatisfatória a narrativa, apenas adicionando pequenas camadas de clareza em Outside;
  • A abordagem sobre tópicos tão sensíveis quanto doenças mentais e abuso merecia mais profundidade;
  • Alguns momentos da tradução para o português desvirtuam os sentidos da versão em inglês.
Milk Inside a Bag of Milk Inside a Bag of Milk and Milk Outside a Bag of Milk Outside a Bag of Milk — Switch — Nota: 7.0
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela Forever Entertainment


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google