Agência reguladora dos EUA se manifesta contra Microsoft comprar Activision Blizzard

De acordo com a Federal Trade Comission, a aquisição causaria danos à competitividade de outras fabricantes de hardware.

Arte com logotipos do Xbox, da Activision, da Blizzard e da King, com imagens dos principais jogos e logotipos dos estúdios.

A Federal Trade Comission (FTC), instituição dos Estados Unidos que regulamenta práticas do mercado para prevenir ações anticompetitivas, se declarou contra a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. O acordo, anunciado no início deste ano, poderia trazer danos na competitividade entre consoles de jogos eletrônicos e entre serviços de assinatura, de acordo com a agência.


O órgão afirma que, possuindo os direitos das franquias da Activision, a Microsoft poderia prejudicar consumidores, manipulando preços de jogos da empresa, alterando a qualidade dos games em outras plataformas, mudando os termos de acesso a conteúdos da Activision, ou mesmo proibindo que competidores recebam títulos em suas máquinas.

A FTC também diz que a Microsoft já demonstrou que é capaz de suprimir sua concorrência, usando como exemplo a compra da Zenimax Media – proprietária da Bethesda Softworks. A instituição lembra que, mesmo se comprometendo com órgãos europeus a disponibilizar jogos da Bethesda em consoles rivais, a companhia anunciou que os futuros Starfield e Redfall serão exclusivos do ecossistema Microsoft.

A diretora do Bureau de Concorrência da FTC, Holly Vedora, comentou:
"A Microsoft já mostrou que pode e irá reter conteúdos de seus rivais de games. Hoje, pretendemos parar a Microsoft de ganhar controle em cima de um estúdio de jogos líder e independente e usá-lo para prejudicar a competição em múltiplos mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento."

Em uma declaração ao portal The Verge, Brad Smith, presidente da Microsoft, disse que a compra irá criar oportunidades para o mercado e que a empresa está pronta para defender esse ponto de vista nos tribunais.

"Nós continuamos a acreditar que esse negócio irá expandir a competição e criar mais oportunidades para os gamers e desenvolvedores de jogos. Estamos comprometidos desde o primeiro dia em abordar as questões de concorrência, inclusive oferecendo, no início desta semana, concessões propostas à FTC. Embora acreditemos em dar uma chance à paz, temos total confiança em nosso caso e acolhemos a oportunidade de apresentar nosso caso no tribunal."

A manifestação da FTC não é uma proibição final à aquisição. Com a emissão dessa declaração, começará um processo em que todas as alegações serão julgadas em audiências formais, lideradas por um juiz de direito administrativo.

Em meio a esse caso, a Microsoft anunciou, nesta quarta-feira (07), que chegou a um acordo com a Nintendo e com a Valve para publicar Call of Duty nos consoles da Big N e na Steam pelos próximos dez anos. Tal proposta não foi aceita pela Sony até o momento.

Fontes: FTC/The Verge


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


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