Jogamos

Análise: Unusual Findings (Switch) é um point-and-click de ficção científica que celebra os anos 80

Viaje para os anos 80 na pele de um trio de garotos desordeiros investigando uma misteriosa conspiração alienígena.

Desenvolvido pela Epic Llama Games, Unusual Findings é um jogo de aventura em estilo point-and-click que tenta resgatar o clima dos anos 80 nos Estados Unidos. Como um grupo de crianças, cabe ao jogador investigar eventos bizarros que acabam revelando grandes conspirações em um roteiro mirabolante.

Alienígenas em uma cidadezinha no meio do nada

Tudo começa em um dia comum no qual Vinny está de castigo, mas decide sair de casa mesmo assim para aprontar confusão com seus amigos Nick e Tony. O que eles não podiam imaginar é que encontrariam um misterioso sinal que parece vir de um alienígena, fazendo com que eles mergulhassem de cabeça em uma trama sinistra.
Em termos da história, é fácil ver como a obra foi criada por uma equipe apaixonada pelos anos 80, uma vez que consegue transmitir muito bem a ambientação de filmes desse período. Conforme o trio investiga a pequena cidade em busca de pistas sobre o mistério que está acontecendo, eles demonstram seus conhecimentos nerds raramente relevantes, coletam cacarecos de utilidade duvidosa e conversam com NPCs que encontram pelo caminho.

O tom de Unusual Findings tende ao humor, tratando com leveza até mesmo algumas cenas sangrentas. Tudo é considerado palatável e a violência é prioritariamente feita fora das câmeras. Vale destacar que no geral o desenvolvimento da trama é um pouco clichê, mas há algumas subversões de expectativa ocasionais.
De forma geral, o melhor ponto de Unusual Findings é a sua ambientação. A Epic Llama caprichou em representar o período através da trilha sonora de Tomas Ferrero e de áreas urbanas que remetem muito claramente aosa anos 80 estereotipado com grandes residências e um modesto centro comercial que fazem juz ao contexto de cidadezinha mais afastada das grandes metrópoles. O figurino dos personagens também é bem selecionado, com cortes de cabelo e roupas que eram comuns para a época.

Um point-and-click que cai na armadilha típica do gênero

Como um point-and-click, a ideia de Unusual Findings é que o jogador vasculhe as áreas exploráveis em busca de formas de avançar a história. Cada trecho do jogo envolve ter acesso a apenas algumas localidades, não sendo possível voltar para pontos visitados em capítulos anteriores.

Essas áreas contam com alguns objetos com os quais é possível interagir com o olho (observação), mão (toque) ou boca (leitura ou paladar). Alguns itens podem ser obtidos e utilizados em combinação com outros, seja desfazendo um nó com um livro-guia ou cortando um arame com um alicate. De forma geral, é possível considerar que o ato de encontrar as etapas necessárias para avançar na trama é uma grande resolução de enigma/puzzle.
 
Infelizmente, Unusual Findings acaba sofrendo com um erro bastante comum do gênero: as etapas necessárias para avançar a trama são muito nebulosas. Graças a isso, o jogador pode facilmente ficar perdido sem saber o que fazer. Muitos point-and-click modernos adotam algum tipo de estratégia para evitar esse problema, como a adição de um sistema de pistas, mas não é o caso de Unusual Findings, que apenas possui um indicador opcional de objetos interativos.
Além de poder ser jogado no controle ou na tela de toque, o jogo conta com legendas em português. Embora haja alguns deslizes, eles são bastante raros e a tradução para o português é, de forma geral, muito boa. O humor e o tom das cenas são bem preservados e o texto oferece uma leitura fluida.

Boas descobertas, mas não tão atípicas assim

Unusual Findings
é um point-and-click agradável cuja principal força está em sua grande homenagem aos anos 80. Embora recaia nos problemas mais corriqueiros do gênero, a investigação conduzida pelo trio de garotos enxeridos é uma jornada agradável que vale a pena experimentar.

Prós

  • Atmosfera bem construída dos anos 80 graças à trilha sonora e a elementos visuais como os figurinos dos personagens e as localidades;
  • Narrativa curiosa de filmes “da Sessão da Tarde”;
  • Tradução para o português respeita o tom da história e conta com poucos erros.

Contras

  • Avançar pode envolver etapas muito nebulosas;
  • A trama acaba sendo um pouco clichê demais com raras subversões de expectativa.
Unusual Findings — Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela ESDigital

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google