Dicas e Truques

Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Melhor time para a região de Paldea - Versão Quaquaval

Chegou a vez do patinho dançarino da nona geração receber sua equipe para superar os desafios de Scarlet/Violet.



Continuando a série de matérias  sobre a melhor equipe para a região de Paldea, temos que cobrir as três opções de Pokémon iniciais. Com isso, uma nova (ou nem tanto assim) equipe será formada para se adequar ao nosso primeiro Pokémon.

Seguindo a mesma fórmula que tivemos com Skeledirge, apenas os novos Pokémon estarão presentes, a fim de que o time seja exclusivamente da nona geração, permitindo que você, treinador, possa experimentar a região de Paldea considerando apenas seus novos sabores.

Sem mais delongas, fique com a melhor equipe para a região de Paldea, versão Quaquaval. Boa leitura!

Critérios

Antes de começar, gostaríamos de apresentar os fatores que consideramos para a montagem da equipe. A fim de que o time seja capaz de superar tudo e todos que enfrentamos durante nossa jornada, os seis integrantes serão enquadrados nos seguintes critérios de avaliação:
  • Os Pokémon presentes na equipe podem ser encontrados em ambas as versões, ou seja, não teremos monstrinhos exclusivos de uma determinada versão;
  • Os Pokémon presentes na equipe são exclusivamente originados na região de Paldea, ou seja, não teremos monstrinhos de outras gerações no time;
  • Os Pokémon lendários, míticos e paradoxais não farão parte da equipe, haja vista que são extremamente fortes e desbalanceados, concedendo uma vantagem acima do aceitável para o jogador;
  • Todos os TMs utilizados podem ser obtidos antes de vencermos a Elite Four e campeã;
  • Egg Moves e Move Tutors também não serão considerados.

Quaquaval

Como esperado, nosso Pokémon inicial será Quaxly. Quando o trio de iniciais foi anunciado, o querido patinho foi, de certa forma, subestimado. No entanto, não deixe que isso atrapalhe seu julgamento: Quaquaval é sim muito bom durante a campanha na região de Paldea em todos os sentidos. 

Seus dois tipos, WATER/FIGHTING são a base para isso, pois a maioria das batalhas importantes é frágil para Pokémon do tipo FIGHTING. Outro ponto a seu favor é seu golpe exclusivo Aqua Step: ao acertar o alvo, causa dano e aumenta a Speed de Quaquaval, que não é baixa (85 pontos), mas também não é alta.


Em termos de atributos, temos em Quaquaval um Pokémon bem balanceado e com alto Attack e, por esse motivo, é o mais flexível entre os três iniciais. Essa característica, inclusive, é um fator fundamental na construção da equipe, e arrisco dizer que seu time é um dos mais balanceados considerando todas as melhores equipes.

Mas então, se o time dele é tão bom assim, por que Quaquaval não é o melhor inicial? A resposta é simples: enquanto o Skeledirge é excelente contra praticamente todos os desafios, o inicial do tipo WATER depende um pouco de sua equipe para cobrir certas fraquezas, especialmente no início do jogo.


Scovillain

Assim como na melhor equipe do Skeledirge, montaremos a combinação GRASS/FIRE/WATER por ser fácil de executar e em virtude da alta sinergia entre os tipos. A região de Paldea possui poucos Pokémon do tipo FIRE (algo que não ocorre apenas aqui, mas em todas as gerações como um todo, não é Sinnoh?), porém, há um monstrinho que supre nossa necessidade perfeitamente: Scovillain.

Seu design pode não agradar a todos os treinadores, mas sua utilidade com certeza joga em seu favor. Dos tipos GRASS/FIRE, temos no Pokémon pimentinha os  tipos faltantes para fechar o conjunto. Algo similar acontece em Hoenn, quando escolhemos Blaziken (FIRE/FIGHTING) formando dupla com Ludicolo (GRASS/WATER).


Ofensivo por natureza, Scovillain será um atacante misto com diferencial em aumentar sua Speed por meio do movimento Trailblaze. Esse golpe é similar a Flame Charge, e, como você deve ter percebido, aumentar a velocidade dos monstrinhos é o foco desta equipe.

Seus pontos fracos são as defesas baixas e fragilidade para tipos que um Pokémon do tipo GRASS não deveria ter, como GROUND ROCK, que possuem vantagem contra o tipo FIRE.


Clodsire

Quando Paldean Wooper foi anunciado, muito se comentou como seria o design de Quagsire da nova região. Acabou que não tivemos sua evolução padrão e, assim como Meowth e Perrserker, uma nova evolução surgiu: Clodsire.

A princípio, apenas um Pokémon do tipo GROUND com bastante HP e Special Defense, nada de anormal. Habilidade Water Absorb? Palossand tem algo parecido. Agora, a utilidade que Clodsire proporciona para esta equipe é inimaginável.


Seu segundo tipo é POISON, conferindo ao Pokémon peixe espinhoso resistências importantes para sua equipe: imunidade ao tipo WATER, recuperando HP no caso receba golpes desse tipo, e por ser capaz de absorver a condição de envenenamento por seus colegas.

Não se deixe enganar pelas baixas bases de atributos de Clodsire: por ter muito HP, mesmo que sua Defense não seja alta, as resistências e grande quantidade de pontos de vida para se perder compensam. Em outras palavras, Clodsire é o que chamamos de Blanc Check, ou “Coringa Defensivo” em uma tradução aproximada.


Kilowattrel

Não é sempre que temos um Pokémon dos tipos ELECTRIC/FLYING que não seja um lendário. Quando surge a oportunidade, temos que pegá-la. Piada intencional aqui. Brincadeiras à parte, Kilowattrel chama a atenção por seu design diferenciado e também por seus atributos.

Contando com altos Special Attack e Speed, temos na ave elétrica um clássico vingador, que entra em campo para honrar os esforços de seu colega ou ainda causar grandes estragos antes de ser nocauteado ou se reposicionar com Volt Switch.


Agora, o que realmente difere Kilowattrel dos demais Pokémon do tipo ELECTRIC de Paldea é sua habilidade: Wind Power. Toda vez que for acertado por um golpe considerado de vento, como Heat Wave, Hurricane ou Fairy Wind, seu próximo golpe do tipo ELECTRIC causará mais dano.

Quanto aos seus golpes, são poucos, porém, eficazes. Velhos conhecidos da franquia, como Thunderbolt, Air Slash, o próprio Volt Switch e também Hurricane, estão ao seu dispor para aumentar a tensão das batalhas.


Tinkaton

Em um primeiro momento, podemos não dar os devidos créditos a esse Pokémon, porém, após ler sua descrição na Pokédex e comparar com seu visual, a coisa muda de figura. Segundo a agenda inteligente, Tinkaton possui uma personalidade muito ousada,

Não é a primeira vez que temos um Pokémon dos tipos FAIRY/STEEL, contudo, os outros dois representantes deste seleto grupo são Mawile (que possui mega evolução) e nada mais nada menos que Zacian, mascote da versão Sword e que dominou o cenário competitivo por muito tempo.


Seu golpe exclusivo é Gigaton Hammer, do tipo STEEL, ou seja, recebe STAB e com 160 pontos de base. É muita coisa. Estamos falando de um golpe que rivaliza com Eternabeam, Prismatic Laser, ambos de Pokémon Lendários. O ponto negativo é que não pode ser utilizado repetidamente, sendo necessário alternar com outro movimento.

E por falar em movimentos, Tinkaton não é apenas seu martelo: golpes como Play Rough, Stone Edge, Brick Break, Thunder Wave e Skitter Smack são ótimas opções para revezar com Gigaton Hammer. Seria Tinkaton uma herdeira dos Gorons da franquia The Legend of Zelda?

Baxcalibur

O pseudo-lendário da região de Paldea demora um pouco para atingir todo o seu potencial, porém, quando alcança seu último estágio evolutivo, poucas coisas conseguem pará-lo. 

Isso se deve ao fato de sua base de Attack ser altíssima (145 pontos a maior entre os pseudo-lendários) e sua habilidade, Thermal Exchange, impede que  seja afetado pela condição BURN, que reduz o Attack do monstrinho. E mais, sua habilidade possui um segundo efeito: caso seja afetado por um golpe do tipo FIRE, seu Attack é aumentado.


Partindo para suas características, Baxcalibur é um Pokémon dos tipos DRAGON/ICE e, assim como Kyurem, é uma combinação ofensiva fantástica. Embora receba dano neutro para golpes de fogo, sua habilidade recompensa de forma brilhante a falta de resistência.

No departamento de golpes, temos Dragon Claw, Icicle Crash, Earthquake, Crunch e, principalmente, Dragon Dance, capaz de aumentar seus Attack e Speed, transformando Baxcalibur em uma máquina de nocautes.

Opcionais

Farigiraf

Agraciada com a cobertura elemental que os tipos NORMAL/PSYCHIC oferecem, Farigiraf é uma opção caso Scovillain não lhe agrade. Embora o intuito da composição seja abusar das duas combinações mais famosas para uma jornada, por vezes, o design ou até mesmo os tipos não agradam a certos treinadores.

Em vez de ter um Pokémon do tipo GRASS, que implica fraquezas/vantagens, ter um golpe de cobertura desse tipo supre a necessidade. O mesmo vale para qualquer tipo dessa equipe. Por ter um movepool vasto e com boas opções, além de atributos ofensivos mistos que acompanham os movimentos, não há o que temer.


Dada a combinação de tipos de nossa querida girafa palíndromo, há uma sinergia muito grande, já que o tipo NORMAL elimina a fraqueza do tipo GHOST, enquanto que o tipo PSYCHIC ameniza a situação contra Pokémon do tipo FIGHTING.
E então, caro leitor: o que achou da equipe? Acha que outro Pokémon da nona geração também possui espaço na equipe? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema. Nosso próximo encontro terá a presença de Meowscarada, o último Pokémon inicial de Paldea a receber seu melhor time.
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google