Jogamos

Análise: OddBallers (Switch) oferece uma divertida experiência festiva no estilo queimada

Mesmo com transtornos, este título esportivo merece uma medalha por suas disputas intensas para até seis jogadores.

Somando-se ao rol dos lançamentos do gênero party games, OddBallers é uma ousada aposta das companhias Game Swing e Ubisoft. Sua premissa destaque são as frenéticas partidas de queimada e de outras disputas esportivas hilárias, que se tornam ainda mais divertidas quando encaradas com os amigos em multiplayer local ou online. 


É uma pena, porém, que o jogo se torne menos sedutor para jogadores desacompanhados por conta da ausência de modo campanha e de servidores de internet atualmente vazios.

Acertando o alvo com bolas laranjas

A fórmula de OddBallers é simples, mas bastante viciante. Com partidas que podem ser disputadas por 4 ou 6 jogadores, devemos conquistar pontos em minigames segmentados por rodadas até atingirmos a meta previamente determinada, que é somada em uma tabela de pontuação que irá determinar o campeão da jogatina. 



Quando se trata de tipos de disputa, há um evidente destaque para o esporte que estampa a sua arte de capa: a queimada, no qual o formato de jogatina mais tradicional consiste em partidas de sobrevivência.

Em outras palavras, isso significa que, através de uma visão isométrica, os jogadores devem arremessar bolas nos outros competidores até restar apenas um participante, que será declarado vencedor e somará pontos de acordo com o seu desempenho.



Os outros minigames de OddBallers também costumam seguir a essência da queimada, mas trazem algumas particularidades. Em certos momentos, por exemplo, temos que arremessar galinhas em moedores, desviar de bumerangues amaldiçoados e capturar frisbees para pontuar.

Isso faz com que o título seja fiel à sua proposta esportiva, mas também consiga se destacar com desafios plurais que são agradáveis e impedem as disputas de se tornar repetitivas.


Para incrementar essa conjuntura, os cenários temáticos também escondem diversas possibilidades e recursos, como cercas elétricas, areia movediça e praias com maré alta, tudo para tornar as partidas ainda mais caóticas. Além disso, às vezes podemos até mesmo atrapalhar os outros jogadores quando já fomos eliminados das disputas, pois surgem comandos que nos permitem soltar abelhas, caranguejos e projéteis, tornando o campo mais hostil para os sobreviventes.

Assim, desfrutamos de ideias criativas que são agraciadas por uma jogabilidade efetiva e muito fácil de se aprender, o que facilita suas propostas multiplayer. Outra adição positiva é o fato de que podemos personalizar as disputas ao escolher o número de rodadas e de pontos necessários para a vitória, o que torna as conjunturas mais versáteis e agradáveis como um todo. 



Entre arremessos e esquivas cartunescas

Para complementar as inusitadas jogatinas de OddBallers, o título apresenta uma estética bastante singular. Com belos traços cartunescos e personagens desengonçados, em um rol que inclui alguns mascotes da Ubisoft, como os malucos Rabbids, temos minigames que são bastante afáveis, pois proporcionam uma gameplay leve e que diverte a todo instante.


Diante disso, também é preciso ressaltar que o jogo abriga um robusto sistema de níveis e conquistas, além de muitas customizações estéticas para os protagonistas, que podem vestir itens desbloqueáveis, como chapéus, óculos, roupas e afins. 

Infelizmente, a escolha dos personagens e de tais itens não afeta a jogatina em termos de atributos, uma vez que, dentro das batalhas, todos os competidores apresentam o mesmo funcionamento e desempenho, não assumindo, portanto, qualquer tipo de traço role-playing


OddBallers é bastante direto ao oferecer uma divertida fórmula que é essencialmente multiplayer, perfeita para reunir os amigos em um mesmo ambiente ou em salas online, as quais contam com recurso cross-play, unindo o Switch a PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Nesse sentido, a conexão via internet funciona bem e não compromete a performance das partidas, mesmo que breves atrasos de comando ocorram em certas ocasiões. Entretanto, há um problema que é mais saliente dentro desse setor, que é a dificuldade para encontrar jogadores disponíveis para competir.

Uma jogatina online frequentemente solitária

Enquanto configurar uma partida multiplayer local é uma tarefa simples e agradável em OddBallers, tentar encontrar um servidor com jogadores online é bastante penoso, dado que é comum passarmos diversos minutos nas salas de espera buscando por competidores.

Ao que tudo indica, pelo menos nesse período de lançamento, a base de jogadores que adquiriram o game é pequena, até mesmo quando levamos em conta as suas funcionalidades multiplataforma.

Um dos fatores que pode estar contribuindo para essa adversidade é o fato de que se trata de um jogo um tanto desconhecido, que ainda não atingiu o mercado de maneira eficaz. À vista disso, também entendo que o seu atual preço de R$ 99,99 na loja digital do Switch não é exatamente convidativo, principalmente se considerarmos que é uma obra sem qualquer tipo de campanha single player


Outro problema a ser mencionado é a presença de eventuais glitches visuais, como frases que não saem da tela quando há transições e personagens que atravessam as paredes, além de outros bugs que ocorrem nas telas de pareamento, os quais podem até exigir soft reset. Do mesmo modo, quando se trata de performance no Switch, é comum presenciarmos pequenos engasgos tanto nas interfaces do menu quanto no gameplay em si.

Diante dessas adversidades, o título infelizmente não consegue se tornar tão grandioso quanto poderia, especialmente por conta das dificuldades em encontrar e realizar competições online contra jogadores aleatórios. Espero que com o tempo os servidores possam ganhar mais vida, pois estamos falando de um excelente party game que é capaz de oferecer partidas intensas e muito criativas.

Dividindo os Joy-Con e fazendo a festa no Switch

Apesar de seus servidores vazios e de algumas falhas gráficas, OddBallers foi um jogo que me conquistou por meio de seu carisma.


Apresentando um estilo visual singular e muita criatividade nas possibilidades de suas partidas, este lançamento merece uma chance principalmente se você for fã de party games e estiver a fim de desafiar os seus amigos. Afinal, temos aqui um título com o potencial de oferecer disputas tão divertidas e competitivas quanto verdadeiras partidas de queimada com a galera.

Prós

  • Muita intensidade no estilo queimada com multiplayer local e online;
  • Boa variedade de minigames esportivos para diversificar a jogatina;
  • Os comandos são eficazes e fáceis de aprender;
  • Belo estilo cartunesco, com várias situações cômicas;
  • Há a possibilidade de personalizar a duração das disputas;
  • Presença de sistema de níveis e itens desbloqueáveis para os personagens.

Contras

  • Mesmo com servidores multiplataforma, é difícil encontrar jogadores online;
  • Ausência de qualquer tipo de campanha single player;
  • Os personagens não apresentam variedade de atributos ou singularidades;
  • É comum presenciar glitches visuais e pequenos engasgos no desempenho. 
OddBallers — Switch/PS4/XBO/XBX/PC — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ubisoft

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google