Pokémon Blast

Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Melhor time para a região de Paldea - Versão Meowscarada

E que comece o baile das máscaras com a última escolha de Pokémon inicial para superar os desafios das versões Scarlet/Violet



Finalmente chegamos ao último episódio da série da melhor equipe para a região de Paldea. A fórmula será a mesma das duas anteriores: apenas os novos Pokémon foram considerados, e confesso que montar esse time foi tão desafiador quanto utilizá-lo para vencer as três histórias.

Sem mais delongas, fique com a melhor equipe para a região de Paldea, versão Meowscarada. Boa leitura!

Critérios

Antes de começar, gostaríamos de apresentar os fatores que consideramos para a montagem da equipe. A fim de que o time seja capaz de superar tudo e todos que enfrentamos durante nossa jornada, os seis integrantes serão enquadrados nos seguintes critérios de avaliação:
  • Em caráter de exceção estamos considerando um Pokémon exclusivo de cada versão, no entanto, ambos compartilham o mesmo tipo base;
  • Os Pokémon presentes na equipe são exclusivamente originados na região de Paldea, ou seja, não teremos monstrinhos de outras gerações no time;
  • Os Pokémon lendários, míticos e paradoxais não farão parte da equipe, haja vista que são extremamente fortes e desbalanceados, concedendo uma vantagem acima do aceitável para o jogador;
  • Todos os TMs utilizados podem ser obtidos antes de vencermos a Elite Four e campeã;
  • Egg Moves e Move Tutors também não serão considerados.

Meowscarada

O último do trio de iniciais de Paldea, Sprigatito, é nossa escolha para Pokémon inicial. Ágil e com grande poder ofensivo, o monstrinho do tipo GRASS é simples de usar e perfeito para quem busca uma aventura com desafios mais difíceis.

Quando atinge sua forma final Meowscarada, o ganho de força é o maior entre os iniciais e, ao considerarmos sua combinação GRASS/DARK, essa característica é ainda mais visível, já que poucos Pokémon são resistentes aos dois tipos simultaneamente.


Como dissemos anteriormente, Meowscarada é um Pokémon ofensivo e se destaca por isso. A questão toda é sua limitação: poucos golpes à disposição e defesas abaixo da média tornam este monstrinho frágil de certa forma, sem falar no conjunto de fraquezas que seus dois tipos possuem e que, inclusive, compartilham o tipo BUG em comum.

Outro fator que contribui para seu desempenho abaixo do esperado em relação aos seus colegas iniciais é que, mesmo não tendo uma ordem fixa para começarmos os desafios, é inevitável que o ponto de partida seja aquele que temos vantagem, já que os ginásios de menor nível são dos tipos BUG e GRASS.

Sugestão de Moveset para Meowscarada

Dachsbun

Há quem diga que este Pokémon é apenas mais um entre muitos que não serão usados, e é aí que você se engana. A presença do Dachsbun na equipe é de suma importância e, como podemos obtê-lo logo no início do jogo, temos em mãos o Pokémon perfeito para combinar com nosso inicial.

Por ter o tipo FAIRY puro, Dachsbun possui resistência a dois tipos fortes contra Meowscarada: BUG e FIGHTING. Ainda, sua habilidade, Well-Baked Body, lhe garante imunidade ao tipo FIRE e aumenta sua Defense em dois estágios.


Em virtude de sua habilidade, o movimento Body Press é excelente em seu moveset, já que o cálculo de dano é baseado na defesa do usuário e não no ataque. Agora, não pense que a função do cachorrinho será apenas defender: bem ágil e com atributos ofensivos medianos, há potencial para causar dano enquanto absorve prejuízo por seus colegas.

Nos desafios importantes, seu uso é essencial para o sucesso, já que o tipo FAIRY é muito bom contra Nemona, Arven e os professores. Durante a campanha, o principal objetivo de Dachsbun é contribuir para Meowscarada tenha liberdade nas batalhas, ou seja, possa causar todo o dano sem ter que se preocupar com a defesa.

Sugestão de Moveset para Dachsbun

Bellibolt

Os Pokémon do tipo ELECTRIC, ao contrário do que muitos pensam, são voltados para a função de suporte, com movimentos que causam condições negativas e de forma rápida. Porém, há aqueles que além disso também conseguem absorver dano, como o Bellibolt.

No começo do jogo, os Pokémon do tipo WATER que podemos encontrar são poucos, e caso você não tenha um amigo para jogar online e obter um Palafin, teremos que esperar até muito longe do jogo para obter um Pokémon desse tipo. E é aqui que o Bellibolt entra.


Capaz de aprender diversos golpes de outros tipos, como Water Pulse e Mud Shot, o sapo elétrico de Paldea cumpre diversos papéis enquanto ajuda sua equipe, já que o efeito secundário de Mud Shot é reduzir a Speed do adversário.

Em termos de atributos, o Bellibolt é um atacante especial, mas que também consegue aguentar muitos golpes, já que a única fraqueza do tipo ELECTRIC é o tipo GROUND, que não é muito utilizado por treinadores importantes.

Sugestão de Moveset para Bellibolt

Flamigo

Mais um Pokémon que não atrai jogadores pelo visual, mas sim por sua utilidade. Dos tipos FLYING/FIGHTING, o flamingo de Paldea é um Pokémon com potencial ofensivo imenso graças à sua habilidade Scrappy. Em virtude dela, Flamigo pode acertar Pokémon do tipo GHOST com golpes do tipo FIGHTING.

Ainda, sua combinação ajuda muito Bellibolt, pois ambos possuem fraquezas que são cobertas por eles, ou seja, golpes do tipo GROUND não acertam o Flamigo, que por sua vez é alvo de golpes do tipo ELECTRIC, mesmo tipo do Bellibolt, e há resistência.


Seus movimentos, ainda que poucos, são muito fortes e seu dano pode ser aumentado ainda mais por meio de Swords Dance. Seu Attack e Speed também são razoáveis e, durante a campanha, o tipo FIGHTING é um dos mais fortes por conta dos Pokémon presentes nas batalhas importantes serem fracos a ele.

Assim como um cristal, Flamigo é extremamente frágil e não aguenta golpes consecutivos, ainda mais super efetivos. A ideia é trazê-lo de volta com  U-Turn ou Volt-Switch; dessa forma, teremos como reposicionar um colega de equipe sem causar prejuízos ao Flamigo.

Sugestão de Moveset para Flamigo

Armarouge/Ceruledge

Normalmente, não utilizamos Pokémon exclusivos no melhor time, no entanto, para esta ocasião específica, teremos não um, mas dois da categoria: Armarouge e Ceruledge. A intenção é aproveitar ao máximo o tipo FIRE e, de quebra, o tipo secundário de cada um.

Para aqueles que possuem a versão SCARLET, Armarouge é a opção. Com altos Special Attack e Defense, o Pokémon arma vermelha serve de contraponto ao poder físico do time. Sua combinação de tipos é FIRE/PSYCHIC, auxiliando contra Pokémon do tipo GRASS, POISON e especialmente STEEL, muito comum nas batalhas importantes.


Para aqueles que possuem a versão VIOLET, Ceruledge é a opção. Com altos Attack e Speed, o Pokémon lâmina azul aumenta ainda mais a pressão ofensiva da equipe. Sua combinação de tipos é FIRE/GHOST, auxiliando contra Pokémon do tipo GRASS, FIGHTING e especialmente STEEL, muito comum nas batalhas importantes.


A repetição no texto foi intencional, já que ambos desempenham a mesma função com algumas poucas diferenças, muito por conta dos tipos secundários serem diferentes. Um dos pontos que mais aflige as regiões de Pokémon como um todo é a escassez de Pokémon do tipo FIRE, e em Paldea não é diferente, ainda mais se considerarmos apenas os novos Pokémon.

Sugestão de Moveset para Armarouge

Sugestão de Moveset para Ceruledge

Tatsugiri

Um pouco antes falamos sobre quão tarde no jogo podemos encontrar Pokémon do tipo WATER. Praticamente todos estão disponíveis após grande parte dos ginásios ou titãs serem superados e, com isso, sua utilidade é reduzida.

Contudo, há um deles que justifica seu uso: Tatsugiri. Ainda que sua habilidade não tenha uso algum em batalhas simples, seus atributos são acima da média, especificamente seu Special Attack, que pode ser aumentado ainda mais por meio de Nasty Plot.


Sua combinação de tipos é DRAGON/WATER, dois dos melhores tipos do jogo. Enquanto o primeiro possui alta flexibilidade, o segundo carrega consigo o DNA ofensivo, logo, é de se esperar que Tatsugiri tenha uma função: causar toneladas de dano à distância sem dar tempo para o adversário respirar.

Seus golpes são basicamente STAB, Nasty Plot e um movimento de cobertura, como Icy Wind, Mirror Coat ou Baton Pass, que, mesmo sem causar dano, funciona como um pseudo U-Turn.

Sugestão de Moveset para Tatsugiri
E então, caro leitor, o que achou da equipe? Acredita que outro Pokémon da nona geração também possui espaço na equipe? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema.

Com isso, finalizamos a série das melhores equipes para a região de Paldea. Agora, temos três equipes à disposição para concluirmos os desafios da nona geração. Escolha uma e boa sorte!
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google