Meteos (DS): Masahiro Sakurai fala sobre desenvolvimento do game

Jogo de quebra-cabeça foi o primeiro título que o desenvolvedor esteve altamente envolvido depois de sua saída da HAL Laboratory.

Miniatura do vídeo de Masahiro Sakurai sobre Meteos (DS). A imagem possui as palavras "Blast Off" com um efeito de foguete embaixo delas, um ET parecido com um homem palito azul e a capa do jogo.

O desenvolvedor Masahiro Sakurai publicou em seu canal no YouTube, nesta terça-feira (14), um novo vídeo em que detalha mais sobre a criação dos jogos em que trabalhou no passado. Desta vez, ele comentou sobre a produção de Meteos, game de Nintendo DS do qual foi designer.


O título foi o primeiro trabalho principal de Sakurai após ele ter saído de seu posto na HAL Laboratory. Ao virar independente, ele afirma que atuou primeiramente como supervisor e consultor em uma série de jogos, embora não revele quais games foram esses. Segundo ele, a decisão de não ser creditado por esses trabalhos foi proposital, para não ofuscar as conquistas dos diversos times de desenvolvimento.

Nesse contexto, Sakurai foi abordado por Tetsuya Mizuguchi – antigo produtor da SEGA e então cofundador da Q Entertainment –, que pediu para que o criador de Kirby bolasse um título de quebra-cabeça com blocos que caem da parte de cima da tela. Naquela época, de acordo com Sakurai, o gênero estava fora de moda na época, mas ele considerou esse um "desafio fascinante".

No vídeo, o diretor de Super Smash Bros. assume que é ruim em games puzzle desse tipo. Porém, ao estudar sobre o gênero, chegou à relação risco/recompensa que os torna divertidos. O risco desses jogos está nos blocos em si, pois quanto mais eles se acumulam, mais perto de perder o jogador está. No entanto, a recompensa encontra-se no ato de conectar esses blocos e fazê-los sumir.

O conceito de Meteos surgiu a parir do questionamento de Sakurai sobre outras maneiras de fazer os blocos sumirem. Assim, foi criada a mecânica de fazer os quadrados decolarem ao serem conectados. Jogadores podem usar diferentes estratégias para lançar os blocos para o alto e serem desafiados em diversos planetas que alteram aspectos da jogabilidade.  A partir daí, o contexto de uma guerra interplanetária foi estabelecido.

O designer ressalta que o desenvolvimento para o Nintendo DS foi coincidência, já que, inicialmente, o game utilizaria controles tradicionais, mas a jogabilidade fluiu melhor com a tela de toque. Além disso, ele reforça que outros jogos da série, como versões para celulares, Xbox Live Arcade e a sequência Meteos: Disney Magic (DS), não tiveram o seu envolvimento.

Meteos foi lançado em 2005 com Sakurai no design, Mizuguchi na produção e Takeshi Hirai na direção.

Confira o vídeo completo em inglês acima.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google