Jogamos

Análise: GrimGrimoire OnceMore (Switch): retornando à academia de magia mais uma vez

Edição remasterizada do RTS da Vanillaware moderniza a experiência.

GrimGrimoire OnceMore
é uma edição remasterizada do jogo de PS2 GrimGrimoire. Desenvolvido pela Vanillaware sob supervisão da Nippon Ichi Software, o título é um RTS que se passa em uma academia de magia. Na pele da jovem Lillet Blan, cabe ao jogador aprender como invocar criaturas enquanto acaba descobrindo que a escola guarda muitos mistérios.

Uma pequena bruxinha e os segredos da torre

Tudo começa com a chegada de Lillet Blan à Silver Star Tower, o campus da grandiosa Magic Academy. Essa instituição de ensino de excelência só aceita estudantes talentosos e essa é uma oportunidade de ouro para a jovem aprendiz.

Chegando lá, Lillet começa o seu treinamento nas quatro escolas de magia: Glamour, Necromancy, Sorcery e Alchemy. Dentro do universo de GrimGrimoire, grimórios associados a essas linhagens são usados para invocar familiares que farão o que o mago desejar.

Algo que começa como uma simples jornada de aprendizado acaba tomando exageradas proporções quando uma grande catástrofe acontece no colégio. A partir desse ponto, Lillet começa a mergulhar mais fundo nos segredos escondidos dessa torre e seus excêntricos moradores.

De modo geral, a história é bem interessante e o jogador descobre várias verdades curiosas que revelam que as coisas estão bem longe de ser tão simples quanto parecem a princípio. Em especial, mesmo com relativamente poucos personagens importantes, há uma teia de conexões inesperadamente complexa e bem pensada que ajuda a dar a sensação de estar em um mundo vivo.

Outro fator que contribui para isso é a construção de atmosfera. Como habitual da Vanillaware, as ilustrações dos personagens e ambientes são de altíssima qualidade com traços marcantes e muita riqueza de detalhes. Isso salta aos olhos especialmente nos diálogos com pequenas animações, mas é notável que há muito carinho na criação dessas artes. Ao terminar um capítulo da história, o jogador também desbloqueia artes comemorativas feitas por vários ilustradores em uma galeria in-game.

Comandando tropas de familiares

GrimGrimoire é um jogo de estratégia em tempo real pausável no qual precisamos controlar nossas tropas de familiares para derrotar os oponentes ou sobreviver a todos os ataques inimigos por um determinado tempo. Inicialmente, o jogador conta com um pequeno grupo de ajudantes que serão úteis para extrair mana e organizar as táticas iniciais.

Em cada fase, começamos com uma disposição inicial específica, com algumas runas iniciais associadas a, pelo menos, uma das escolas de magia. É a partir delas que é possível invocar mais criaturas que ajudarão a coletar mana em cristais, proteger essas áreas centrais do seu território ou explorar o mapa e eliminar os inimigos.

Mana é uma energia fundamental para o jogo, sendo necessário gastá-la para invocar mais familiares e criar runas adicionais. Também é possível gastar essa energia para aumentar o nível das runas já disponíveis, desbloqueando familiares mais poderosos e habilidades passivas que podem trazer vantagens consideráveis.

A ideia das fases gira em torno, então, de conseguir montar tropas que serão capazes de desbancar os inimigos rapidamente. Para isso, é importante entender que cada família de magia possui forças e fraquezas específicas e o mesmo pode ser dito de cada familiar dentro desses grupos. Dominar essas características é fundamental para extrair o máximo de vantagem das runas na montagem de estratégias.

Um fator importante para o desafio é o fato de que o jogador só consegue ver os arredores de suas próprias unidades. Essa mecânica, também presente em outros jogos de estratégia, é conhecida como fog of war e serve para dificultar o domínio completo do terreno. Sem a visibilidade do posicionamento das unidades e runas do inimigo, o jogador precisa avaliar as possibilidades e se preparar para o pior.

Nesse sentido, um detalhe que também é importante é que os mapas do jogo podem ser relativamente extensos para a velocidade das unidades. Infelizmente, isso também acaba levantando dois problemas correlacionados. Primeiramente, a tela de jogo só mostra uma fração pequena do mapa, mesmo que o jogador utilize a opção de zoom out. Para tentar ter uma visão mais completa da área, o jogador depende de vasculhar a tela e contar com o apoio de um minimapa de informação e visibilidade muito limitadas.

O segundo problema é relativamente mais grave: esse tamanho pode dificultar consideravelmente o comando de múltiplas tropas. Há até alguns botões de seleção rápida, mas eles se limitam às criaturas visíveis em tela, um aspecto inconveniente porque, como mencionei, só vemos uma fatia pequena do mapa.

Já no aspecto de design, vale destacar também que os mapas seguem uma visão lateral e brincam com a exploração vertical, detalhes atípicos para o gênero. Infelizmente, eles costumam ter uma aparência muito similar, o que até faz sentido, já que os combates ocorrem dentro da torre. Porém, é um fator que pode se tornar enfadonho para alguns jogadores e definitivamente uma pena, pois seria muito bom ver a Vanillaware criando mais paisagens.

Uma grande árvore de habilidades

GrimGrimoire OnceMore traz algumas novidades em relação à versão de PS2. Enquanto no jogo original várias habilidades eram desbloqueadas ao completar as fases, OnceMore dá ao jogador moedas para investir nas habilidades que desejar. Esse dinheiro não é gasto para sempre, sendo possível cancelar o seu uso para pegar as moedas de volta e investir em outra magia, dando ao jogador a capacidade de alterar totalmente a evolução das suas tropas de acordo com a necessidade de cada fase.

Essas moedas podem ser obtidas realizando missões opcionais como “usar magia X para matar tantos monstros” nas fases principais e concluindo as extras. Trata-se de um bom incentivo para dominar a fundo as possibilidades de combate. Também há três opções de dificuldades, o que afeta a agilidade de coleta de mana, o dano recebido e a liberação de algumas habilidades restritas.

Outra novidade importante é a mecânica de Grand Magic com quatro habilidades especiais que só podem ser usadas um número bem limitado de vezes (a princípio, uma). Com ela, é possível curar aliados, causar dano diretamente a uma área, ganhar uma quantidade de mana ou voltar um pouco no tempo para tentar novamente. Há também um botão de acelerar o tempo, agilizando consideravelmente os momentos mais parados das batalhas, como a espera para que os familiares coletem mana.

Mais uma vez

GrimGrimoire OnceMore
é um RTS bem interessante cujo mundo mágico bem pensado chama a atenção. As ilustrações de alta qualidade da Vanillaware são apenas a cereja do bolo em um título que qualquer fã de jogos estratégicos deveria experimentar.

Prós

  • Uma história curiosa sobre uma aprendiz que acaba se envolvendo com vários segredos escondidos da escola;
  • Aprender a controlar múltiplas tropas com fraquezas e forças diferentes oferece um bom desafio;
  • Árvore de habilidades que permite o controle da evolução das tropas;
  • Presença de fases extras e missões opcionais que recompensam o jogador com moedas para investir nas habilidades;
  • Um mundo com um visual encantador e belas ilustrações desbloqueadas ao final de cada capítulo;
  • A possibilidade de acelerar o tempo ajuda a lidar com os momentos mais arrastados de coleta de mana para o combate.

Contras

  • Navegar por mapas extensos para encontrar criaturas que podem ser comandadas é inconveniente;
  • Mesmo com o máximo de zoom out, as áreas são muito grandes para a visão do jogador;
  • Os mapas tendem a ser muito similares visualmente.

GrimGrimoire OnceMore —Switch/PS4 — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela NIS America


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google