Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Dicas para vencer Decidueye em sua Raid Sete Estrelas

Saiba quais são os melhores monstrinhos e passos para vencer a coruja de grama de Alola.

em 17/03/2023

A bola da vez é o Decidueye, Pokémon inicial do tipo GRASS da região de Alola, equipado com a Mightiest Mark. Graças à mecânica Tera-type, nossa querida corujinha não será desafiada considerando apenas seus dois tipos base, GRASS/GHOST, e sim, o tipo FLYING

Dito isso, as opções de monstrinhos são ainda mais limitadas, pois teremos que ponderar três tipos em vez de dois. Isso ocorre em virtude do fenômeno característico da nona geração de preservar os bônus de dano dos tipos base (STAB) e ainda acrescentar mais uma fonte de dano.

Por ser uma Raid de sete estrelas, o nível de dificuldade é altíssimo e requer uma preparação de turnos precisa para podermos vencê-lo. Após o nocaute, diversos recursos são concedidos, como Flying Tera Shard, Ability Patch e Experience Candies, além de, claro, permitir a captura do monstrinho para adicioná-lo à nossa coleção.

Esperamos que com esse guia você possa capturar o Decidueye e acumular os importantes itens listados como recompensa. Boa leitura!

Dados da Raid

Decidueye está no Lv.100 e possui a habilidade especial Long Reach, permitindo que seus golpes físicos atinjam Pokémon a distância, impedindo, assim, a ativação de habilidades que são baseadas no contato físico, como Static e Flame Body, ou até mesmo efeitos secundários de golpes, como Baneful Bunker de Toxapex. 

Estão à sua disposição os golpes Spirit Shackle, Brave Bird, Low Kick e Leaf Blade, porém, por ser um chefão, Decidueye pode ainda utilizar mais três movimentos adicionais: Feather Dance, Swords Dance e Air Cutter.

Assim como as demais raids de sete estrelas, é possível participar quantas vezes quisermos, no entanto, é permitido capturá-lo apenas uma vez. A partir de sua captura, a cada nova vitória seremos recompensados com as possíveis opções de itens e o monstrinho irá desaparecer. Confira a seguir nossas recomendações de monstrinhos para aproveitar ao máximo o evento.

Miraidon

A mascote da versão VIOLET, Miraidon, é uma excelente opção para vencer Decidueye. Isso porque sua combinação de tipos, ELECTRIC/DRAGON, possui resistência ao Tera-type FLYING da coruja de Alola e ao tipo GRASS base. Com isso, apenas os movimentos do tipo GHOST de Decidueye podem causar um bom dano, considerando STAB. 

A habilidade de Miraidon, Hadron Engine, ativa o Electric Terrain por cinco turnos assim que entra em campo e tem como efeito o aumento do dano de golpes do tipo ELECTRIC em 50% para os Pokémon que pisam no chão. Inclusive, o próprio Miraidon se beneficia dessa condição, ainda mais se considerarmos sua alta base de Special Attack e golpes fortes como Electro Drift e Thunder.


Por ser uma Raid de sete estrelas, é recomendado que o Pokémon esteja no Lv.100. A ideia é utilizar o movimento Metal Sound nos turnos iniciais para reduzir a Special Defense do Decidueye, seguido de um cheer All-Out para aumentar o Attack e Special Attack de toda a equipe. Após os turnos de preparação, use e abuse de Electro Drift para causar um bom dano.

Bellibolt

Outro Pokémon do tipo ELECTRIC que pode ser usado nas raids é o Bellibolt. Em posse de uma altíssima base de HP e boas defesas, o sapo elétrico de Paldea é uma ótima opção. Um dos diferenciais de Bellibolt é sua habilidade Electromorphosis, que potencializa o dano de seu próximo ataque do tipo ELECTRIC caso seja alvejado diretamente pelo oponente.

Adicionalmente, é possível usar o movimento Acid Spray para reduzir a Special Defense enquanto causa pouco dano, evitando que a barreira de energia apareça logo de início. A cereja do bolo fica por conta do movimento Parabolic Charge, que recupera 50% do dano causado.


Para obtê-lo, será necessário equipar o item Mirror Herb no Bellibolt. Este item é capaz de passar um movimento obtido por Breeding mesmo que os Pokémon não façam parte do mesmo grupo. Sendo assim, basta criar um Picnic com Bellibolt e Dedenne. Para que o item faça efeito, o sapo elétrico precisa saber apenas três movimentos e Dedenne precisa saber usar Parabolic Charge.

Levando em consideração o potencial defensivo do Bellibolt, combinando sua habilidade de causar mais dano e a recuperação de HP, sua escolha é a mais equilibrada e auto suficiente, sendo acessível para os jogadores de ambas as versões e pode ser utilizado tanto offline como em um grupo online.

Iron Hands

Figurinha carimbada nas Raids, Iron Hands é talvez um dos melhores Pokémon para se utilizar em qualquer Raid. Como esse monstrinho é capaz de aprender Belly Drum, seu Attack é aumentado no máximo possível, causando toneladas de dano.

Sua combinação de tipos, FIGHTING/ELECTRIC, não é a ideal para essa Raid, pois seu primeiro tipo cancela a resistência do segundo ao tipo FLYING. Contudo, o potencial ofensivo somado a seu HP exorbitante contribuem para uma escolha sólida e simples de usar, já que requer apenas um turno para tornar-se extremamente forte.


Vale lembrar que o efeito adverso de Belly Drum é reduzir o HP do usuário pela metade, portanto, é interessante equipar o item Sitrus Berry e utilizar o comando de Heal por meio da torcida. Ao fazer isso, estamos não só mitigando o dano acumulado como também ajudando o restante do time, que pode estar em apuros.

Opcionais

Os Pokémon listados a seguir podem ser utilizados por conta da vantagem de tipo, porém, possuem pontos negativos e que podem ser explorados por Decidueye.

Toxtricity

O Pokémon roqueiro de Galar é dos tipos ELECTRIC/POISON e, com isso, possui vantagem direta contra Decidueye. Porém, suas defesas são baixas e, desse modo, Spirit Shackle causará muito dano. A sugestão é equipar o item Throat Spray em conjunto da habilidade Punk Rock e do movimento Overdrive.

Magnezone

O ímã de Sinnoh, assim como Toxtricity, possui resistência a praticamente todos os golpes que o Decidueye pode utilizar, com exceção de Low Kick e Spirit Shackle. Sua principal diferença em relação ao lagarto venenoso de Galar é a alta defesa e o tipo STEEL, concedendo resistências importantes. 

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Referências: aDrive
Siga o Blast nas Redes Sociais

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).