Super Mario Bros (NES) tem trilha sonora incluída no acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

É a primeira vez que a trilha de um game entra para o catálogo da prestigiada instituição.

A trilha sonora da franquia Mario entrou para o acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O trabalho de Koji Kondo foi selecionado devido ao seu reconhecimento internacional e relevância contínua ao longo das décadas.


Obras musicais já foram contempladas, como Like a Virgin da Madonna ou All I Want For Christmas Is You da Mariah Carey. Porém, é a primeira vez que uma música de videogame entra para o patrimônio da instituição.

O lendário compositor da Nintendo foi entrevistado para falar sobre a honraria. Kondo comentou sobre o processo criativo na época de Super Mario Bros. (NES):
"A quantidade de dados que poderíamos usar para música e efeitos sonoros era extremamente pequena, então eu realmente tive que ser muito inovador e fazer pleno uso da engenhosidade e da programação musical que tínhamos disponível na época. Usei todos os tipos de gêneros que combinavam com o que estava acontecendo em tela. Tínhamos jingles para encorajar os jogadores a tentar novamente após o 'game over', fanfarras para parabenizá-los por atingirem os objetivos e temas que aceleravam quando o tempo chegava perto do fim".
A chamada Biblioteca do Congresso é o equivalente dos Estados Unidos da nossa Biblioteca Nacional. Localizada em Washington, D.C., trata-se da mais antiga instituição cultural de âmbito nacional daquele país.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google