Jogamos

Análise: My Lovely Wife (Switch) traça uma linha tênue entre o certo e o necessário

Acompanhe Jake em sua jornada para reviver sua esposa através invocações.


Desenvolvido pela Neon Doctrine, My Lovely Wife é um jogo de simulação de relacionamentos com toques de visual novel  que mistura elementos esotéricos, alquimia e sentimentos dos seres humanos. 

Aqui, o relacionamento não é entre pessoas, mas sim com figuras demoníacas conhecidas como Succubi. A fim de reviver sua amada esposa, Luna, o protagonista Jake passará por diversas situações inusitadas com as Succubi que invocará, já que cada criatura possui sua própria personalidade, e apenas uma delas servirá como receptáculo para sua alma gêmea.
Em virtude de sua temática madura, há um aviso logo de cara para o jogador de que certas cenas podem ser perturbadoras, assim como há momentos de violência emocional e abusos psicológicos. Portanto, mesmo que você não jogue, saiba que parte desse conteúdo será abordada nesta análise por integrar as mecânicas do jogo em si. Dito isso, aproveite a análise de My Lovely Wife. Boa leitura!

Invocação nem tão do mal

O protagonista é Jake, uma espécie de mordomo responsável pelos compromissos de Luna, uma donzela que possui diversas habilidades voltadas para a área do entretenimento, como canto, e ganha a vida em uma pacata cidade. Com o tempo, Jake e Luna desenvolvem sentimentos um pelo outro, se apaixonam e se casam.

Um belo dia, ocorre uma invasão na casa deles e Jake dispara sua espingarda contra o agressor. Acidentalmente, o tiro acaba acertando sua esposa, que morre nos braços de seu amado. Seis meses após o trágico evento, Jake segue consumido pela culpa, até que um homem bate à sua porta e a história começa.


Estranhamente ciente de toda a situação, o pesquisador chamado Phillip propõe uma tarefa para o protagonista: a fim de reviver sua esposa, Jake invocará as criaturas conhecidas como Succubi para receber a alma de Luna. 

Se fosse apenas isso, tudo bem. No entanto, a questão é que cada Succubi possui uma personalidade e habilidades únicas, que variam entre as mais calmas e mais agressivas. A personalidade está ligada aos itens que o jogador combina  no pentagrama de invocação e, consequentemente, quanto mais raro o item, melhores serão as habilidades da Succubi.


De acordo com Phillip, as Succubi absorvem a Carnal Essence (algo como a energia vital) quando se relacionam sexualmente com os humanos. Quanto mais tempo perto de nós, maior será a quantidade de energia sugada que será utilizada em diversas missões e lojas (como moeda de troca).

Nosso principal objetivo é transformar uma Succubi em nossa amada Luna. Para isso, uma série de atividades que colocam o amor de Jake à prova deverão ser realizadas. Será que vale a pena sacrificar tudo e todas para reviver nosso grande amor? Até onde vai nossa moral? Qual é o limite do aceitável? My Lovely Wife parece ter sido desenvolvido com essa intenção: testar até onde o jogador está disposto a ir para alcançar seu objetivo.

Succubi são malvadas?

Assim que Jake as invoca, essas criaturas são alocadas em um dos cinco quartos disponíveis. De início, apenas um está desbloqueado. Ao longo do jogo, podemos comprar novas acomodações para abrigar nossas Succubi. As criaturas possuem duas características fundamentais que serão consideradas para a realização das tarefas, são elas:

Flair: este atributo é utilizado pelas Succubi para satisfazer os desejos e prazeres dos humanos. Quanto maior for essa característica, mais Carnal Essence será extraída a cada sessão. O atributo Flair pode ser incrementado na instituição Noir Academy, onde há quatro cursos disponíveis, sendo três deles desbloqueáveis como forma de investimento em nossas Succubi.

Charm: utilizado pelas Succubi para entreter e divertir os humanos. Quanto maior for essa qualidade, mais dinheiro será arrecadado a cada sessão. O atributo Charm pode ser incrementado na instituição Charm School. Assim como na Noir Academy, há quatro atividades possíveis e três delas podem ser adquiridas ao longo da história.


Como você deve ter notado, essas atividades envolvem práticas ilícitas ou nem sempre legalizadas. Para juntar dinheiro (e um pouco de essência), enviamos as Succubi para o Willard's Hotel, onde performances de canto e dança são mais frequentes. Este é o lugar perfeito para ficar rico. 

Agora, para se acumular Carnal Essence (e, de quebra, algum dinheiro), enviaremos as Succubi para o Madam 's Brothel, e sim, é aqui é onde acontece a parte adulta. Nada explícito, embora pelo contexto e tradução livre do nome, seja possível ter uma ligeira noção do que se passa no local.


O jogo aproveita essas situações para gerar conflitos durante as sessões, que possuem determinada duração de tempo ao longo do dia. Quando elas ocorrem, somos forçados a escolher uma dentre duas opções que podem trazer de ganhos ou perdas de atributos a até matar nossa Succubi em alguns casos.

Dependendo da escolha, nossa Succubi pode desenvolver uma habilidade positiva ou negativa. Em caso positivo, a coleta de dinheiro é aumentada, enquanto, por exemplo, em caso negativo, os custos para melhorar suas habilidades são um pouco mais caros. Outro modo de obter essas habilidades é enviando a Succubi para a mesma atividade repetidas vezes.

Moralidade em Xeque

Conforme mencionamos anteriormente, Jake terá que se relacionar com as Succubi para poder reviver sua esposa. Assim como as criaturas demoníacas, Jake também tem habilidades que podem ser adquiridas com Carnal Essence. 

Contudo, o método utilizado por Jake para acumular esse atributo é diferente das Succubi. Em vez de participar de certas atividades pela cidade, o protagonista também tem a opção de matar suas invocações e, como consequência, pode receber a quantidade armazenada pela Succubi em questão.


Essas habilidades são necessárias para desbloquearmos diálogos com as Succubi a fim de nos aproximar delas. Além disso, essas interações fazem parte da história e desbloqueiam artes exclusivas para cada entidade. A enciclopédia conta com diversas criaturas, o que contribui para o fator de colecionismo. 

É interessante como o jogo possui um sistema de catálogo e histórico dos diálogos. Podemos revisitar as cenas já vivenciadas e buscar novas opções de conversa, permitindo-nos nos aproximar cada vez mais e chegar ao ponto perfeito para ressurreição de nossa esposa.


A segunda forma de obter Carnal Essence para Jake consiste justamente em estabelecer certo grau de proximidade entre ele e suas Succubi. Além de matá-las, em um determinado ponto do jogo torna-se possível consumar nosso relacionamento com elas, processo esse que transforma a criatura em humana — ou ao menos é o que jogo quer que você acredite.

Consumar o relacionamento com uma Succubi imprópria causa a morte do receptáculo. Ou seja, há meio que um processo de "tentativa e erro" envolvido, já que há apenas uma possível Succubi para receber a alma de Luna.


Por diversas vezes, Jake se questiona sobre suas ações em relação às Succubi. Em sua mente, está claro que todos esses esforços são caros demais e que, pouco a pouco, custam um pouco de sua alma. Porém, Phillip insiste que é um mal necessário e que também compartilha de uma situação parecida, logo, entende os sacrifícios necessários.

Minha Amada Esposa

Tecnicamente, My Lovely Wife é simples e intuitivo. Sua arte é toda desenhada à mão e, com seus tons acinzentados, passa uma sensação de amargura e tristeza que contrasta com as Succubi, com animações totalmente coloridas. A movimentação do cursor é fluida e as localidades são facilmente identificadas por um símbolo característico. Há um controle de tempo para manipularmos a velocidade dos acontecimentos e um botão de pause para podermos pensar nos próximos passos sem que as horas do dia se passem no jogo.

A trilha sonora ajuda muito nessa parte, já que cada cena do jogo possui uma faixa específica e que ajuda a envolver os jogadores na história. No entanto, elas ainda são limitadas e bem que poderiam ter uma variação de acordo com a atividade, mas nada que comprometa a experiência.


Jake é um bom protagonista e, em certos momentos, podemos nos ver nele. A briga interna sobre o que é certo e o que é necessário é constante. Julgar o que é preciso fazer e seus custos são decisões recorrentes de uma vida adulta, sendo que, assim que tomamos  uma determinada escolha, não olhamos mais para trás e lidamos com as consequências, sejam elas positivas ou negativas.

Quanto às Succubi, há uma boa variedade de criaturas e de suas habilidades, criando uma dinâmica interessante em relação às principais atividades do jogo. Ainda, o catálogo de criaturas exibe detalhes sobre cada uma delas, bem como imagens liberadas a partir de certas condições atendidas durante a história, que possui mais de um final.


Infelizmente, não há localização em português brasileiro. Isso compromete um pouco a experiência, uma vez que um jogo que se baseia em caixas de diálogo e onomatopeias exigem um conhecimento avançado da língua. Essa situação, no entanto, é um excelente estímulo para aprendizagem, pois a parte Visual Novel é bem presente e conta com o histórico de diálogos caso uma frase ou palavra passe despercebido ou seja desconhecida.

A temática do jogo tem certa profundidade, o que por si só pode limitar seu alcance. Ao procurarmos por algo novo para nos entreter, dificilmente escolheríamos esse jogo apenas com as informações presentes nas lojas virtuais. Confesso que, se não fosse pela análise, não teria tanto interesse pelo game. 

Após ter terminado o jogo duas vezes e desbloqueado boa parte das Succubi, percebi que havia investido uma boa quantidade de horas nele. Além disso, nota-se que ele oferece mais do que aparenta.

Uma história de (quase) amor, aventura e magia

My Lovely Wife é um tipo de jogo não tão atraente à primeira vista, mas com uma proposta bem definida e executada. A muito bem escrita história de Jake e Luna envolve amor, paixão e astúcia. A perseverança do protagonista em relação ao seu objetivo é inspiradora. Através de rituais demoníacos, invocamos as criaturas conhecidas como Succubi para trazer de volta à vida nossa amada esposa falecida. 

Contando com uma temática madura, My Lovely Wife transita entre um jogo de simulação e visual novel, contando inclusive com elementos de RPG como árvore de habilidades e obtenção de recursos ao longo da história.

Graficamente, as ilustrações desenhadas à mão trazem um charme único e, casadas à trilha sonora envolvente (porém repetitiva), criam um ambiente imersivo em grande parte do jogo. Por falar em grande, a variedade de Succubi é satisfatória: cada vez que prosseguimos pela campanha, diferentes criaturas podem ser invocadas. O calcanhar de Aquiles fica pela não localização do game em português brasileiro já que não há diálogos falados, apenas escritos.

Prós

  • História intrigante e bem escrita;
  • Arte desenhada à mão casa bem com a proposta;
  • Trilha sonora boa e estimulante;
  • Personagens carismáticos, especialmente o protagonista;
  • Tema do jogo nos ajuda a rever certos conceitos sobre certo/necessário;
  • Múltiplos finais favorecem o fator replay.

Contras

  • Ausência da localização para português brasileiro;
  • Ainda que a trilha sonora seja boa, poderia haver menos repetição nos cenários;
  • Temática delicada limita o público de jogadores;
My Lovely Wife (Switch/PS4/PS5/PC) — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise - Switch
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise realizada através de cópia digital cedida pela Neon Doctrine

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google