Dicas e Truques

Pikmin 1 (Switch): Guia de como coletar as 30 peças da nave — Parte 1

Confira as nossas sugestões para recuperar todas as partes do veículo com tempo de sobra.

Pikmin 1 chegou de surpresa ao Switch durante a transmissão do último Nintendo Direct e, apesar de não trazer nenhuma grande novidade se comparado a versão original, trata-se de um título que envelheceu muito bem, possuindo uma jogabilidade que se manteve sólida e divertida, mesmo para os padrões da atualidade.

Para te ajudar nessa jornada em busca das peças perdidas do foguete do nosso querido Olimar, elaboramos um guia que mostrará exatamente o que fazer para coletar cada uma delas.

Recomendações iniciais 

Em Pikmin 1, temos um prazo de 30 dias para recuperar todos os fragmentos da nave. Isso significa que devemos gerenciar o nosso tempo e, em certas situações, repetir algumas fases para continuar tarefas que iniciamos anteriormente. Este guia foi feito para que qualquer novato consiga tranquilamente recuperar todos os objetos em um período de cerca de 20 sóis. Por essa razão, não se preocupe caso não termine todas as atividades de um determinado dia, pois teremos uma boa margem de tempo reserva.

Dito isso, é muito importante que você sempre aproveite cada oportunidade de aumentar o exército, pois muitas ocasiões demandam uma grande quantidade de criaturinhas. Outro aspecto fundamental é saber em qual situação usar cada aliado: os vegetais vermelhos são mais fortes e resistem ao fogo; os amarelos carregam e arremessam bombas, além de poderem ser lançados em maiores alturas; e os azuis conseguem nadar e salvar amigos de outras cores que estão se afogando.

Com as observações iniciais devidamente compartilhadas, podemos finalmente partir para o planejamento de cada dia.

Dia 1 — Pikmin vermelho e Engine (The Impact Site)

The Impact Site é a primeira fase do jogo e onde adquirimos o Pikmin vermelho. Aproveite que o primeiro dia não possui tempo e se acostume bem aos controles. Lembre-se também de que os itens redondos e coloridos que estão no chão e nas flores se chamam pellets e servem para reproduzir os nossos companheiros.

Engine

Assim que adquirir o vegetal vermelho, multiplique-o até formar um grupo com pelo menos dez aliados. Feito isso, lance-os na caixa de papelão em frente à incubadora, pois eles vão empurrá-la e desbloquear o acesso a um novo local.

Na nova área, encontramos o Engine, mas precisamos de 20 criaturas para carregá-lo, portanto, colete todos os pellets que existem na tela. Por ora, isso é tudo o que podemos fazer por aqui.

Dia 2 — Eternal Fuel Dynamo e Pikmin amarelo (The Forest of Hope)

A Forest of Hope é uma região consideravelmente maior do que a primeira, não apenas em extensão, mas também em desafios. É exatamente nesse local que adquirimos o bichinho que gosta de explodir coisas. Ao desembarcar, chame os seus Pikmin e lance-os no muro ao lado da nave vermelha para que abram o caminho. No novo espaço, conhecemos os Bulborbs, uns inimigos de olhos grandes.

Para derrotá-los, atire rapidamente vários animais em suas costas. Feito isso, deixe que os amiguinhos carreguem os cadáveres para a incubadora, pois eles também podem ser usados na reprodução.

Indo para a direita, temos um Bulborb gigante. A tática para vencê-lo é a mesma, portanto, surpreenda-o pelas costas e jogue vários bichinhos. Se possível, recomendo que você deixe esse corpo e alguns pellets para multiplicar o camarada amarelo que iremos adquirir mais à frente.

Eternal Fuel Dynamo 

Próximo ao laguinho, e à esquerda da lata com bombas, está o Eternal Fuel Dynamo, que exigirá 40 pequeninos para ser carregado. Como o local está cheio de pellets, essa não será uma tarefa difícil.

Com mais uma peça recuperada, utilize os bichinhos para destruir a parede logo atrás do grande Bulborb. Quando o obstáculo for derrubado, siga em frente para enfrentar mais dois adversários e encontrar a cebola amarela, adquirindo, assim, o Pikmin dessa mesma cor. Aproveite o resto do dia para proliferar esse novo parceiro, pois o usaremos bastante.

Dia 3 — Whimsical Radar e Extraordinary Bolt (The Forest of Hope)

Whimsical Radar

À direita de onde encontramos a incubadora amarela, temos uma muralha que precisa ser destruída com bombas, que já estarão bem em frente a ela. Lance um amarelinho de cada vez para não correr riscos de machucar os comparsas. Na próxima zona, há dois adversários de olhos grandes e alguns inimigos que saem da terra, mas que também são bem fáceis de derrotar.

Acima da montanha à esquerda está o Whimsical Radar e, para conquistá-lo, basta arremessar 20 criaturas. Vale mencionar que essa peça é muito importante, pois ela nos permite visualizar o mapa.


Extraordinary Bolt

Seguindo em frente a partir do local em que coletamos o Whimsical Radar, haverá mais um muro de pedra (bombas para que te quero). Adiante, encontramos o Extraordinary Bolt, que exigirá 30 bichinhos.

Dia 4 — Nova Blaster (The Forest of Hope)

No caminho à direita de onde coletamos o Extraordinary Bolt há mais alguns inimigos. Após derrotá-los, destrua a parede e siga pela nova estrada. Na área seguinte, basta continuar em frente para encontrar o Nova Blaster, que deverá ser carregado por 30 soldados.

Vale destacar que, seguindo a direita deste último obstáculo, há uma muralha, que pode ser destruída com bombas, e que libera um atalho diretamente para a nave. Por fim, aproveite o restante do tempo para multiplicar o exército, pois no próximo dia vamos para uma nova região.

Dia 5 — Pikmin azul, Space Float, Automatic Gear e #1 Ionium Jet (The Forest Navel)

A primeira coisa a se fazer em Forest Navel é pegar o Pikmin azul, que está no lago atrás da nave amarela. Feito isso, reproduza-o coletando os pellets que estão ao redor da nova incubadora.

Em seguida, reúna um grupo de qualquer outra cor e destrua o obstáculo que está ao lado da cebola vermelha.


Space Float

Ao redor do espaço de desembarque, existe um monstrinho que percorre o local. Enquanto você estiver pegando pellets próximos à nave, ele com certeza aparecerá para tentar roubar esses itens. Quando isso acontecer, basta usar dois Pikmin, pois eles vão vencer uma disputa de braço e arrastarão o monstrinho para a incubadora, que por sua vez deixará cair o Space Float. Para transportar essa peça, precisamos de 25 camaradas.

Automatic Gear

Próximo à cebola amarela, há um muro de pedra. Contornando ele, você verá uma espécie de graveto na borda da montanha. Jogue alguns vegetais nesse elemento e eles farão com que a vara chegue até o outro monte, onde está o Automatic Gear. Quinze criaturas são o suficiente para concluir essa tarefa.


#1 Ionium Jet

Bem atrás do local onde encontramos a incubadora azul, há um outro espaço com água, onde está localizado o #1 Ionium Jet. Novamente, 15 soldados azuis darão conta do recado.

Dia 6 — Positron Generator (The Impact Site)

Para recuperar a segunda peça que está na primeira fase, devemos possuir todos os tipos de Pikmin. Dito isso, retornando ao local onde encontramos o Engine, note que há algumas bombas na caixa de papelão. Utilize-as para estourar a muralha que está ao final da área acima da rampa.

Feito isso, uma região com um pequeno lago e algumas ostras será desbloqueada. A parte da nave está dentro do bicho que está mais à esquerda e, para recuperá-lá, devemos arremessar os vegetais azuis nele, mas tenha cuidado: quando ele começar a tremer, chame os seus parceiros de volta para evitar baixas.


Após algumas pancadas, o Positron Generator cairá e os amigos nadadores poderão levá-lo de volta ao foguete; no entanto, há um último obstáculo: uma parede comum, também do lado esquerdo. Já sabe exatamente o que fazer, né?

Dia 7 — Radiation Canopy e Sagittarius (The Forest of Hope)

Radiation Canopy

Desembarcando novamente em Forest of Hope, siga pelo atalho atrás da nave e vire a direita, continuando em frente até chegar em um pequeno lago. No local, há um muro simples para ser derrubado, portanto, leve um grupo azul.

Enquanto esse primeiro time trabalha, contorne o local pela esquerda e arremesse um grande grupo vermelho na plataforma mais alta, pois enfrentaremos uma espécie de boss. Em seguida, volte para a água, passe pelo caminho desbloqueado e reúna todo o grupo para destruir mais uma parede.

O novo território funciona como uma arena e abriga um monstro perigoso, o Armored Cannon Beetle. Para derrotá-lo, jogue um Pikmin em seu rosto quando ele estiver inalando ar (caso demore, ele jogará uma pedra gigante em você, então tenha cuidado!). Acertando no tempo certo, ele vai deixar as costas vulneráveis por tempo o suficiente para ser alvejado pelos pequeninos.

Repita o processo algumas vezes até que o monstrengo seja derrubado. Agora, sem ninguém para atrapalhar, podemos pegar o Radiation Canopy, que está no canto direito da arena. Dessa vez, 30 criaturas serão necessárias.

Sagittarius

Na primeira área que desbloqueamos nessa fase, aquela em que enfrentamos os primeiros Bulborbs, existem duas ilhas que podem ser conectadas por meio de pontes. Utilize um grupo de qualquer cor para construir a parte que está mais próxima à nave e um time azul no pedaço de terra que está do outro lado da água. Com a passagem edificada, conseguimos coletar o Sagittarius, utilizando 20 camaradas.

Dia 8 — Shock Absorber e Geiger Counter (The Forest of Hope)

Shock Absorber 

À esquerda de onde construímos a ponte, há um pequeno lago com um tronco em que podemos subir. Reúna um grupo azul na plataforma acima e siga em frente para encontrar o  Shock Absorber, mas, antes de voltar com a peça, devemos eliminar mais um olhos grandes. Aqui, 30 criaturas darão conta desse recado.

Geiger Counter

Essa peça é um pouco mais complicada de se conquistar, pois precisamos derrotar mais um bicho agressivo. Vá até o local em que coletamos os amigos amarelos e vire à esquerda, onde há uma parede para ser destruída com bombas.

Com a passagem aberta, encontramos alguns inimigos que é melhor derrubarmos para que não nos atrapalhem. Feito isso, continue até chegar a um pequeno lago com uma caixa e utilize camaradas azuis para removê-lá.

Para o próximo espaço, necessitamos de um grande grupo amarelo para derrotar um adversário que se parece com um pássaro, além de 15 azuis para levar a peça até a nave mais rapidamente (caso você não tenha muitos dourados, os vermelhos também podem ajudar). Com o grupo reunido, siga em frente, tomando cuidado para que os aliados que não sabem nadar não caiam na água, e três bichos pescoçudos vão emergir da terra. Ignore os dois primeiros e vá diretamente para a extremidade onde o último está.

Para derrubar o bicudo, atire os seus parceiros amarelos continuamente e aceite que alguns não vão voltar. Quando o monstrengo cair, deixará para trás o Geiger Counter. Agora, utilize o time azul para carregá-lo, pois eles vão cortar caminho pela água, economizando tempo e evitando mais perdas.

Dia 9 — Analog Computer (The Forest Navel)

Retornando à Forest Navel, reúna um exército vermelho e siga em frente a partir do local em que encontramos a cebola azul, chegando em uma região com um grande lago. Nessa área, vivem alguns monstros que atacam com rajadas de fogo (os Fiery Blowhogs), logo, aproveite que os Pikmin escolhidos são imunes a esse elemento e dê uma lição neles. Apenas tome cuidado para não lutar muito próximo à água, pois os inimigos sacodem e arremessam os nossos companheiros para longe.

Com a zona limpa, siga para a direita, beirando o lago, e destrua a cerca no final. Antes de seguir pelo novo caminho, retorne e chame 20 amiguinhos azuis.

A nova passagem é estreita e possui gêiseres de fogo, portanto, tome cuidado para que os cerúleos não morram. Ao final da estrada existe um lago, onde está o Analog Computer. A recomendação aqui é que você utilize os bichos nadadores apenas para retirar esse objeto da água e, em seguida, troque a execução da tarefa para os vermelhos, pois assim não haverá nenhum problema com a chama constante.

Com 14 peças já recuperadas, temos mais 21 dias para coletar as 16 faltantes. Na parte 2 deste guia de Pikmin 1, continuaremos a nossa jornada até que a nave de Olimar esteja totalmente completa. Nos vemos lá!

Revisão: Thais Santos

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google