Dicas e Truques

Pikmin 4 (Switch): guia de arte Dandori para iniciantes

Organize-se para curtir as aventuras sem surpresas desagradáveis.

em 23/08/2023
Pikmin 4 apresenta ao jogador um lembrete constante: utilizar a arte Dandori, uma técnica de organização de tarefas de forma estratégica para trabalhar com a maior eficiência possível. Apesar disso, quem se aventura a integrar a brigada de resgate é livre para explorar os cenários como quiser — e para lidar com as consequências positivas e negativas de suas decisões.


Pensando nisso, separamos algumas dicas para que o jovem explorador possa ter menos percalços em sua jornada, evitando problemas básicos. Por isso, novato, não tema! A partir desta base, você pode desenvolver e aprimorar sua própria técnica de organização. Ponha seu uniforme da brigada e vamos lá!

Saber onde vai se meter

Um primeiro passo fundamental é visualizar o terreno para poder traçar sua estratégia. Ao iniciar o dia, portanto, vale dar uma volta para verificar os pontos de interesse e os pontos de atenção.

Tendo esses locais em mente, é possível estabelecer as prioridades e calcular os perigos de cada movimento. Além disso, fica mais fácil decidir os tipos de Pikmin para selecionar na Cebola e carregar na missão traçada.

Cada um dos possíveis pontos de exploração demandam dicas próprias, que serão destrinchadas a seguir.

Pontos de interesse

Os pontos de interesse seriam os locais com tesouros visíveis ou passíveis de escavação. Também se enquadram nessa categoria as pontes inacabadas, entradas de cavernas e barreiras a serem destruídas.

Tendo vistoriado o terreno com antecedência, é possível se organizar e utilizar os melhores soldados para cada tarefa: vermelhos para escavação, amarelos para barreiras elétricas, azuis para trechos com água, Pikmin Pedra para demolição de vidros, etc.

Com essa medida, ganha-se um tempo precioso para recolher mais tesouros e perde-se menos tempo em locomoção sem objetividade. Tempo é um recurso escasso, e andar a esmo pode levar à perda das criaturinhas coloridas que porventura ficarem longe do perímetro da nave ao anoitecer.

Pontos de atenção

Já os pontos de atenção dizem respeito a tudo aquilo que pode matar seus parceiros coloridos. Analisar de antemão o terreno previne perdas desnecessárias, evitando percalços na execução das tarefas.

Uma precaução importante é averiguar o trajeto que os Pikmin terão que percorrer para levar um tesouro até a nave. É sempre bom conferir se há inimigos próximos, se você vai utilizar o tipo adequado de criaturinhas para a tarefa ou se elas correm o risco de ficar presas em algum trecho, por exemplo.

Aliás, apesar de o foco da missão estar na exploração e no resgate, o combate é um elemento que não pode ser ignorado, o que nos leva ao próximo tópico de instruções para os novos recrutas.

Enfrentando as tropas inimigas

Um bom comandante não pode enviar cegamente suas tropas à batalha, sem um bom planejamento. Ainda que seja membro de uma brigada de resgate e não de combate, o jovem explorador precisa desenvolver algumas estratégias para enfrentar os inimigos.

Um ponto a se observar é como chegar ao calcanhar de Aquiles de cada criatura e o tipo de Pikmin adequado para explorar esse ponto fraco. Afinal, nem todo adversário é óbvio como o cachorro elétrico ou a lesma de fogo.

Certos seres possuem uma carapaça dura na frente, com partes moles e sensíveis na traseira; outros alcançam determinadas alturas, seja pelo seu tamanho ou por seu poder de voo, o que faz com que alguns tipos de Pikmin sejam uma opção melhor do que outros.

Outro ponto importante é traçar estratégias contra grupos de inimigos. Uma dica valiosa é mirar primeiro nos adversários menores e deixar os maiores para depois; caso contrário, os grandões derrubam seus Pikmin, que, atordoados, acabam eliminados pelos oponentes pequenos.

Escolhendo o armamento

Suas tropas não podem ir para a batalha de mãos vazias. Conforme os outros viajantes são resgatados, eles passam a fazer parte da sua equipe, fornecendo equipamentos e upgrades variados — tão variados que o jovem explorador pode se perder no mar de opções. Por isso, soldado, não tema! Temos algumas instruções para você.

Alguns brinquedos podem ser muito úteis, como a proteção contra fogo ou eletricidade. Particularmente, recomendo a melhoria no traje que possibilita uma movimentação mais rápida pelo cenário, agilizando assim a coleta de itens antes do anoitecer.

Outro equipamento que facilita sua vida é o drone que ajuda na visualização do cenário. Com comandos simples, é possível voar pelo terreno e observar detalhes que não aparecem no mapa.

Reunindo as tropas

Juntamente ao recruta, o Otchin também pode ser melhorado. Além de proteções parecidas com as do astronauta, o companheiro canino possui à sua disposição uma série de treinamentos que lhe garantem novas habilidades.

Vale a pena investir no aumento da força do Salvacão, possibilitando que ele carregue tesouros pesados e deixando os Pikmin livres para as demais tarefas. Outra possibilidade interessante é treinar a potência da mordida, o que ajuda no ataque aos inimigos.

Por fim, aproveite os momentos na base junto aos resgatados, sem limite de tempo, para recolher as sementes das flores e gerar novos Pikmin. Quanto mais numerosa for sua tropa, mais atividades ao mesmo tempo você poderá realizar.

Hora da aventura

Astronautas de primeira viagem em Pikmin 4 têm pela frente todo um mundo novo para explorar. Com esse guia básico, o jovem recruta pode iniciar sua missão evitando perdas desnecessárias de Pikmin e aproveitando melhor o tempo que tem entre o amanhecer e o cair da noite.

Mais importante, este é apenas o ponto de partida para desenvolver sua própria técnica Dandori de acordo com seu ritmo, habilidade e prioridades. Agora chega de papo e mãos à obra, pois o Capitão Olimar precisa de você!

Revisão: Davi Sousa


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.
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