Dicas e Truques

Pokémon Trading Card Game (GBC): guia para montar o deck de Rain Dance

Prepare seu guarda chuva: um temporal está se formando na mesa de Pokémon Trading Card Game!


Com a chegada de Pokémon Trading Card Game ao catálogo de jogos do Nintendo Switch Online, treinadores do mundo todo terão a chance de experimentar como era o nosso tão amado jogo de cartas da franquia Pokémon.

Ainda, o título contará com todas as funções multiplayer originais do Game Boy, portanto, caso queira vencer seus amigos, é importante montar um baralho potente. Como já exibimos o deck Haymaker, chegou a hora do segundo arquétipo entrar em campo: Rain Dance. Boa leitura!

Blastoise e amigos

Assim que o jogo começa, há uma partida de tutorial para ensinar o básico sobre TCG. Ao final, podemos escolher um entre três baralhos, cada um com a temática do inicial da região de Kanto. Por razões óbvias, a escolha será o deck de Squirtle.

Por ser um deck iniciante, ainda não temos todas as cartas necessárias para compor a estratégia, contudo, a mais importante está aqui: Blastoise. Este Pokémon é muito forte por si só, mas foi sua habilidade (Rain Dance) que o tornou conhecido nos primeiros anos do TCG.


Agora, o que essa habilidade tem de tão forte? A gente explica: a cada turno, podemos equipar apenas uma energia e, quando Blastoise está em campo, seja como Pokémon ativo ou no banco, sua habilidade permite que o jogador equipe quantas energias de água quiser e puder sem contar do limite estipulado pela regra.

Dessa forma, se você tiver um Blastoise na área de jogo e seis energias de água em sua mão, poderá equipar todas em um único turno e, com isso, fortalecer os Pokémon que estão em campo para uso imediato ou futuro.

A cada turno, o deck de Rain Dance se torna cada vez mais forte, já que não só Blastoise como os outros Pokémon presentes no baralho também são poderosos: Gyarados, Lapras e Articuno normalmente são os melhores parceiros para a tartaruga de Kanto, e como nesse formato não há monstrinhos com resistência à água, é muito difícil vencê-lo.

Rain Dance: Lista de Cartas

A fim de montar um baralho com essa estratégia, tenha em mente que apenas Pokémon de água serão usados - em alguns casos incolor -, logo, não há necessidade de conter energias de outros tipos.  Sendo assim, nosso deck de Rain Dance terá apenas duas fraquezas: elétrico e grama.

Contudo, nem todos os monstrinhos de água possuem a mesma fraqueza. Enquanto Gyarados é fraco contra grama, Blastoise é fraco contra elétrico. Desse modo, a utilização de cada um pode variar de acordo com o adversário. Veja a seguir as cartas que irão compor nosso baralho*:

Pokémon Cards (15)

  • 4x Squirtle (Evolution Pack)
  • 1x Wartortle (Evolution Pack)
  • 3x Blastoise (Evolution Pack)
  • 4x Magikarp (Colosseum Pack)
  • 3x Gyarados (Colosseum Pack)

Trainer Cards (31)

  • 3x Bill (Colosseum Pack)
  • 4x Professor Oak (Colosseum Pack)
  • 4x Computer Search (Colosseum Pack)
  • 4x Pokémon Breeder (Evolution Pack)
  • 2x Item Finder (Colosseum Pack)
  • 4x Super Energy Removal (Laboratory Pack)
  • 3x Super Potion (Evolution Pack)
  • 3x Switch (Colosseum Pack)
  • 4x Energy Retrieval (Evolution Pack)

Energy Cards (14)

  • x14 Water Energy (Colosseum Pack)

Vale lembrar que as cartas acima compõem um dos mais de cinco modelos possíveis para Rain Dance. No lugar de Gyarados, podemos usar Goldeen/Seaking, Lapras e Articuno, Seel/Dewgong e por fim, Staryu/Starmie.

*Grande parte das cartas que compõem esse baralho estão banidas das regras atuais da Play! Pokémon.

Como jogar de Rain Dance

O centro do baralho é nosso querido Blastoise. A primeira missão é conseguir evoluir Squirtle o mais rápido possível. Para isso, temos as cartas Pokémon Breeder, que permitem a evolução de um Pokémon de segundo estágio sem a necessidade do primeiro. Por esse motivo, há apenas um Wartortle, já que não precisamos muito da forma intermediária.

Outro ponto que precisamos nos atentar é nos baixos pontos de HP de Squirtle e Magikarp. Portanto, é de suma importância que, no segundo turno, a carta Pokémon Breeder seja jogada, pois assim teremos um pouco mais de tempo para organizar o campo.

A dupla Bill/Professor Oak é essencial para que isso ocorra, já que a primeira compra duas cartas sem nenhum ponto negativo enquanto a segunda reseta sua mão. Por meio dessas duas cartas, eliminamos, de certa forma, o fator sorte e mantemos a pressão ofensiva, marca registrada do deck Rain Dance.

Ainda, como dissemos anteriormente, este baralho possui dois Pokémon como carros-chefe: Blastoise e Gyarados. Use as cartas Switch para sair de um confronto desfavorável. Lembre-se que cada Pokémon possui apenas uma fraqueza e, com isso, temos margem para realizar trocas pontuais e manter Blastoise saudável para o andamento do baralho.

Antes de começar a jogar de fato com esse deck, é importante também ler o que cada carta faz, pois, assim, teremos ainda mais recursos para sair de situações desconfortáveis e virar partidas praticamente perdidas.

Pontos fracos e limitações

É praticamente impossível um baralho ser perfeito em todos os sentidos, e com Rain Dance, isso não é exceção. Há alguns Pokémon e arquétipos que podem causar problemas para nossos amigos aquáticos. Estamos falando do pássaro elétrico lendário de Kanto: Zapdos.

Zapdos é muito potente e pode nocautear Blastoise com apenas um movimento (considerando a fraqueza de Blastoise) e decks elétricos costumam seguir o mesmo ritmo de preparação de Rain Dance.

Contra o deck de Haymaker não há um ponto negativo específico ou algo que impeça Rain Dance de funcionar. O Pokémon mais perigoso desse baralho para a chuva é Electabuzz, já que o monstrinho elétrico precisa de apenas uma energia para atacar, causando dano dobrado na linha evolutiva do Squirtle.


Ainda em Haymaker, caso seu treinador opte por utilizar Aerodactyl, as evoluções são canceladas. Lapras surge como alternativa por ser um Pokémon básico, ou seja, não precisa de evolução, enquanto ainda consegue causar um bom dano com Water Gun.

Talvez, o maior perigo para os decks de Rain Dance seja Mr.Mime e sua habilidade Invisible Wall. Esse efeito passivo é constante e limita a quantidade de dano que pode ser recebido ou causado. Seja contra ou a favor de Mr.Mime, os ataques que causarão 30 ou mais de dano (depois de aplicar as resistências/fraquezas) serão anulados.

Porém, há um Pokémon em Rain Dance capaz de superar essa estratégia: Lapras. Um de seus golpes é Confuse Ray, que causa 10 de ano e aplica confusão no alvo. Quando isso ocorre, a habilidade de Mr.Mime é interrompida.

O segundo movimento de Lapras, Water Gun, causa 10 de dano a mais para cada energia de água equipada. Como são necessárias duas energias para usar Confuse Ray, ao equipararmos a terceira, Water Gun causará 30 de dano, ou seja, seria barrado, mas como Mr.Mime está sob efeito da confusão, será nocauteado.

Maleável como água

Montar um deck de Rain Dance é uma tarefa desafiadora, porém satisfatória. A cada nova carta obtida para compor nosso arsenal, estamos um passo mais próximo de superar todos os desafios do jogo sem grandes problemas.

É evidente que há outros arquétipos de baralhos no jogo e que podem ter seu charme, mas nada se compara ao poder de Rain Dance. Não é à toa que este foi um dos baralhos mais dominantes da sua época, sendo necessário o lançamento da coleção Jungle para reduzir seu potencial, já que cartas como Mr.Mime e Scyther fazem parte desse pacote.

Se você procura um deck consistente e capaz de vencer todos os duelos, então Rain Dance é a sua escolha!

Revisão: Thais Santos


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google