Os melhores jogos do Batman lançados em consoles Nintendo

Relembre os clássicos jogos do Batman antes de se aventurar na trilogia Arkham.

em 29/09/2023
Poucos personagens nascidos nos quadrinhos alcançaram um impacto tão grande quanto o Homem Morcego. Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, Batman teve sua estreia na HQ Detective Comics#27, seguindo a mesma tendência de sucesso do Superman.

Ao contrário dos heróis da época, Batman não possui nenhum poder, como é do conhecimento de todos. Isto traz parte da “mágica do personagem”, já que em todos os piores momentos de sua vida, o Cavaleiro das Trevas sempre se levanta, com sua inteligência e persistência. 


Durante a Nintendo Direct de 21 de junho, tivemos o anúncio que Batman: Arkham Trilogy está de chegada ao Switch no dia 13 de outubro. A trilogia é composta pelos jogos Arkham Asylum, Arkham City e Arkham Knight, excelentes e aclamados jogos em todos os consoles que passaram. Com isso, preparamos aqui uma lista de jogos do Cavaleiro das Trevas que já passaram pelos consoles Nintendo e deixaram uma marca tão significativa quanto a série Arkham.

Batman: The Video Game (NES)

Em 1989 é lançado pela Sunsoft, Batman: The Video Game. O jogo se trata de um plataforma side-scrolling, em que Batman se aventura por diversos cenários da cidade de Gotham. Ao longo do jogo, é possível utilizar o famoso batarang, o batdisk (uma espécie de serra circular) e o batpoon (antiga versão do batgancho), todos auxiliando no combate e exploração das fases.

Além de ser o primeiro jogo baseado nas histórias do Morcego de Gotham, Batman: The Video Game serve aos fãs também como uma viagem no tempo. Além dos apetrechos que foram substituídos com o passar dos anos, como o batdisk e o batpoon, temos a presença de vilões da galeria do Batman que hoje em dia vemos pouco, como a Mariposa Assassina, o Eletrocutador e o Firebug (por exemplo, não me lembro de ver Firebug em nenhuma outra mídia). Porém, também contamos com personagens famosos, como o Coringa e o Pistoleiro.

Batman Beyond: Return of the Joker (Nintendo 64)

Se as crianças e adolescentes crescidos durante os anos 2000 guardam em seus corações as aventuras do desenho animado da Liga da Justiça, é graças a Batman Beyond, ou Batman do Futuro, como ficou conhecido no Brasil. A animação foi exibida entre 1999 e 2000, e mostrava uma cidade de Gotham futurista e com um sucessor para o antigo Cavaleiro das Trevas. O seriado foi usado como um teste para saber como lidar com assuntos mais densos e sombrios em desenhos infantis, o que mais à frente soubemos que acabou sendo bem-sucedido.

No total, o seriado rendeu 53 episódios e um filme, intitulado “Batman Beyond: Return of the Joker” e sendo a principal inspiração para o jogo, que se trata de um beat ’em up side-scrolling, com gráficos em cell shading, que reconta os fatos do filme de mesmo título, em que o Coringa retorna muitos anos após ser derrotado pelo Batman original. Sua gameplay se destaca pela possibilidade de utilizar quatro trajes diferentes, cada um com atributos e armas diferentes, além de um set próprio para combos. 

Batman: The Animated Series (Game Boy)

Lançado em 1993 para Game Boy, Batman: The Animated Series é um jogo inspirado na animação homônima exibida entre 1992 e 1995. O jogo possui um funcionamento parecido com o primeiro jogo lançado para NES, sendo um plataforma side-scrolling. A diferença aqui fica na possibilidade de alternar entre Batman e Robin para passar em trechos específicos de cada fase. 

Batman: The Brave And The Bold – The Videogame (Nintendo DS)

Também baseado em uma animação do mesmo título, Batman: The Brave And The Bold – The Videogame é um jogo de plataforma e ação, lançado tanto para Nintendo Wii quanto para Nintendo DS. Ambos os jogos seguem a mesma estrutura de fases, seguindo a limitação de cada plataforma.

A versão de Nintendo DS se destaca pela simplicidade, que mesmo tendo um nível de dificuldade baixo, diverte o jogador do início ao fim. Em cada fase, Batman recebe a ajuda de um herói diferente que o jogador poderá controlar para passar por trechos específicos tocando com a stylus na tela inferior do DS, como o Homem Borracha, Aquaman, Arqueiro Verde, Tornado Vermelho e o Besouro Azul.


Batman: Arkham Origins (Wii U)

Arkham Origins é o terceiro jogo lançado para a série Arkham, porém é considerado um spin-off por não ter sido produzido pela Rocksteady, e sim pela própria Warner Bros. Montreal. A história do jogo se passa antes de Arkham Asylum, mostrando um Batman em início de carreira, entrando em conflito tanto com a bandidagem quanto com a Polícia de Gotham, por ser considerado um inimigo público.

Ao longo de sua trama, Batman vira alvo do Máscara Negra, que coloca a cabeça do Cavaleiro das Trevas a prêmio para oito assassinos: Bane, Pistoleiro, Exterminador, Vagalume, Crocodilo, Eletrocutador, Lady Shiva e Cobra Venenosa. O jogo também conta com a presença do Pinguim e dos amados (ou odiados) troféus do Charada, além de um excelente plot twist a partir da metade da campanha

Arkham Origins se destaca por ser o primeiro da série a ser dublado em português e introduzir uma função adicional ao modo detetive, em que Batman pode reconstruir a cena do crime e retroceder ou avançar para um ponto específico do acontecido. 

Batman: Arkham Origins Blackgate (Nintendo 3DS)

Ao final de 2013, a Warner lança Batman: Arkham Origins Blackgate, tentando se aproveitar do sucesso da saga Arkham e do lançamento de Origins para tentar emplacar o mesmo nos consoles portáteis da época (PS Vita e 3DS). 

O jogo se passa após os acontecimentos de Arkham Origins, com Batman tendo que controlar uma revolta na prisão Blackgate, iniciada no começo da campanha de Origins. O jogo se diferencia por ser um jogo de ação 2D, trazendo os mesmos elementos de combate e stealth que os jogos Arkham já haviam executado com maestria nos consoles de mesa. 

Quantos jogos bons existem? Quantos jogos permanecem bons?

Batman é indiscutivelmente um dos heróis com maior impacto cultural existente. Terceiro quadrinho mais vendido da história, filmes recordes em bilheteria e, é claro, seus jogos. A série Arkham mostra como o Maior Detetive do Mundo dita as tendências em qualquer mídia que uma obra sua seja lançada. Posterior ao seu lançamento, o mesmo sistema de combate foi utilizado pela Warner em Shadow of Mordor. Anos depois, Marvel’s Spider-Man, para Playstation 4, utilizou um sistema parecido, porém utilizando maior fluidez dos movimentos, como exige o personagem.

Ter Batman: Arkham Trilogy no Nintendo Switch é uma vitória em retrospecto da qualidade e história que foi feita por estes jogos. A trilogia completa já  está disponível na eShop Brasileira, assim como suas versões separadas (Arkham Asylum, City e Knight) e após um lançamento desastroso de Mortal Kombat 1, resta-nos torcer para que o Morcego de Gotham volte em sua melhor forma possível para o Switch.

E você? Tem alguma recomendação que não apareceu na lista? Conte para nós!

Revisão: Vitor Tibério



Estudante de Letras e desenhista amador. Adorador fervoroso de Dragon Quest e Breath of Fire. Estranhamente influenciado pela cultura do hip-hop.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.