Dicas e Truques

Pokémon FireRed/LeafGreen (GBA): Melhor time para a região de Kanto - Edição Blastoise

Confira os escolhidos para se juntar à nossa armada, tendo Blastoise como Pokémon inicial.

em 03/09/2023

Finalmente chegou a hora da tartaruga de Kanto receber seu melhor time. Durante sua montagem, nos deparamos com muitas opções de companheiros viáveis, pois, diferente dos demais iniciais, Blastoise possui apenas o tipo WATER e permite que outros Pokémon apareçam.

Essa variação na equipe rendeu bons frutos, e inclusive, o time conta com alguns Pokémon diferentes e que, à primeira vista, não encantam os olhos e são subestimados. Mas não se preocupe: utilizamos as mecânicas da terceira geração a nosso favor e certamente você se dará bem com esta equipe.

Para aqueles que não conhecem a fórmula do Nintendo Blast para criação do melhor time, nós seguimos o conceito de seis Pokémon presentes em ambas as versões e que são capazes de lidar contra os principais desafios presentes na história: Gym Leaders, Elite Four, Team Rocket e Campeão, que também é nosso rival!

Vale lembrar que os Pokémon selecionados terão movimentos aprendidos durante o treinamento e técnicas encontradas antes da Elite Four (o que inclui as três primeiras ilhas Sevii). Egg Moves também não serão permitidos, já que o Day-Care capaz de realizar o processo de breeding está disponível apenas na ilha quatro, acessível após vencermos nosso rival como campeão.

Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para as versões FireRed/LeafGreen, edição Blastoise. Boa leitura!

Blastoise

Este Pokémon é a definição de equilíbrio. Sua distribuição de atributos permite uma abordagem ofensiva, defensiva ou até mesmo mista. Essa condição se dá pelo fato do tipo WATER ser muito bom em todas as regiões e, em Kanto, essa qualidade é ressaltada quando temos o inicial desse tipo escolhido para começarmos nossa jornada.

O diferencial de Blastoise em relação aos outros Pokémon do tipo WATER é o quão cedo no jogo podemos obtê-lo: a grande maioria está disponível após algumas insígnias, e mesmo assim não são as melhores opções. Ainda, há muitos exclusivos de versão que são desse tipo, tornando a posição de Blastoise privilegiada.
 

Como dissemos acima, as estatísticas da tartaruga azul são equilibradas, porém, seu foco é de um tanque ofensivo. Suas bases de Defense e Special Defense são acima da média e seu HP é razoável, permitindo que absorva alguns golpes e utilize sua habilidade Torrent em seu potencial máximo.

O moveset é idêntico ao de Vaporeon dos outros times: Surf e Ice Beam são praticamente obrigatórios em todos os monstrinhos do tipo WATER para cobrir sua fraqueza ao tipo GRASS e formar uma combinação ofensiva forte.


Em seguida temos Bite, golpe do tipo DARK, que ainda usava o Special Attack como base para cálculo. Este movimento é muito útil contra Misty e sua Starmie. Encerramos com Toxic, técnica usada para eliminar lentamente os oponentes e muito boa contra Pokémon com altas bases de HP, como Gyarados e Dragonite.

Desse modo, com base em seus movimentos e perfil, a escolha de nature será Modest (+10% Special Attack, -10% Attack), a fim de potencializar seu dano sem prejudicar suas defesas.

Raichu

A evolução do rato elétrico se mostrou uma boa escolha em conjunto de Blastoise. Obtido logo na Floresta de Viridian, treinaremos Pikachu até a cidade de Celadon, local onde obtemos a Thunderstone necessária para sua evolução.


Ao contrário do que muitos treinadores pensam, Raichu pode ser utilizado em qualquer equipe de Kanto, já que grande maioria dos treinadores adversários dessa região são da categoria Bird Keeper, e por ser um Pokémon de tipo ELECTRIC, Raichu é muito bom nessas batalhas.


Com bases de Attack e Special Attack idênticas, Raichu pode causar dano nas duas frentes e tem acesso a golpes para isso. Evidentemente, tudo isso é ponderado com bases defensivas medianas e raramente irá sobreviver mais de dois golpes, principalmente aqueles super efetivos.

Pensando nisso, o conjunto de golpes tem como missão extrair o potencial de Raichu e ajudar sua equipe. A escolha mais óbvia de todas é Thunderbolt, o famoso choque do trovão, aprendido ainda como Pikachu no Lv.26 e será nosso golpe de STAB. Em seguida, temos Brick Break, golpe de tipo FIGHT e muito útil contra alvos fracos a esse tipo.


O terceiro movimento será Quick Attack, técnica de tipo NORMAL para nocautear alvos mais rápidos ou com pouco HP. Para finalizar, teremos Thunder Wave, movimento de suporte que auxilia companheiros mais lentos e ainda pode decidir uma luta em virtude do efeito de paralisia total do alvo.

Por razões técnicas, a escolha de nature para Raichu será Mild (+10% Special Attack, -10% Defense) para beneficiar seu STAB sem prejudicar o dano físico. Por não ter boas defesas, a redução não causará impactos significativos, pois até golpes de dano neutro são capazes de nocautear Raichu com facilidade.

Nidoking

Nidoking reaparece como uma das melhores opções para a equipe de Blastoise, já que sua combinação de tipos, POISON/GROUND, é muito efetiva quando pareada com a de nosso inicial. Os atributos também contam a seu favor, já que são bem distribuídos, permitindo que o rei Nido se adapte à equipe da maneira que o treinador escolher.

Nidoking vai além de apenas bons tipos: seu movepool é um dos mais vastos da primeira geração (no caso aqui, da terceira também) e, quando combinamos com seus bons atributos, seu desempenho é muito consistente. Como temos Squirtle de inicial, não é problemático obter Nidoran após Brock.


Iniciamos seu moveset com um dos melhores golpes ofensivos do jogo: Earthquake. Potente e com STAB, o terremoto é a principal ferramenta de dano. Dig será utilizado até obtermos o TM26. O segundo golpe será Thrash, técnica do tipo NORMAL e muito forte no geral, além de ser muito útil no começo do jogo graças ao seu grande poder base.

Para completar seu moveset, temos a melhor combinação ofensiva em Thunderbolt e Ice Beam. Competitivamente, esses dois movimentos são conhecidos como Bolt-Beam, possuindo uma grande cobertura super efetiva, independente da geração em que são usados.


A nature escolhida para o Nidoking será Lonely (+10% Attack, -10% Defense), para usufruir de seu Attack razoável sem prejudicar o Special Attack utilizado pelos golpes elementais. Outra opção seria Naughty (+10% Attack, -10% Special Defense), porém, como suas principais fraquezas são da categoria Special (ICE, PSYCHIC WATER), a redução pode ser bem prejudicial nesses cenários.

Kangaskhan

A princípio, o que era para ser algo pontual acabou virando padrão. Depois de revisar as duas equipes anteriores, é inegável o bom desempenho de Kangaskhan. Blastoise por si só é capaz de segurar grande parte dos movimentos por seus companheiros, e ter Kangaskhan para auxiliar nessa empreitada é sempre uma boa pedida.

O Pokémon parental possui características únicas que ajudarão a compor um núcleo equilibrado e flexível. Com atributos ofensivos excelentes e uma base de HP alta para um Pokémon dessa natureza, Kangaskhan pode não só causar muito dano como também mitigar repetidos golpes dos adversários.


Talvez esse seja o maior benefício do tipo NORMAL, pois essa flexibilidade permite que monstrinhos desse tipo se saiam bem em diversos confrontos. A habilidade Early Bird é muito boa em Kanto, pois múltiplos adversários possuem formas de colocar nossos Pokémon para dormir.

Seu moveset começa com o HM04 Strength, técnica necessária para avançarmos na história e excelente STAB. Na sequência, temos Aerial Ace, golpe do tipo FLYING para termos vantagem contra o tipo FIGHT e outros inimigos no geral.


Em Kanto, o tipo PSYCHIC é dominante e, como não podemos contar com Pokémon do tipo GHOST para vencê-los, Shadow Ball é nosso terceiro golpe. Relativamente forte e ainda utilizando o Attack como base para cálculo, essa técnica acaba com a supremacia psíquica rapidinho.

Finalizamos com Brick Break, excelente movimento do tipo FIGHT e que auxilia Kangaskhan em sua desvantagem contra Pokémon do tipo ROCK STEEL. Por ser unilateral, a escolha de nature ficou em Adamant (+10% Attack, -10% Special Attack) devido ao quase inexistente Special Attack deste Pokémon.

Mr.Mime

O Pokémon barreira ganhou sua posição na equipe por ter a capacidade de absorver o dano da categoria Special muito bem, já que possui uma altíssima base de Special Defense (120). Mas não pense que Mr.Mime é apenas uma barreira (visível): seu potencial ofensivo também é muito bom e com movimentos interessantes.

Outro fator decisivo na escolha dele em vez de Jynx é o equilíbrio de tipos em relação à necessidade. Tanto Blastoise como Nidoking possuem golpes do tipo