Super Smash Bros.: diretor Sakurai discute o Knockback em novo vídeo

O vídeo foi divulgado no canal Masahiro Sakurai on Creating Games.

Como parte do seu canal de discussão sobre game design no YouTube, Masahiro Sakurai lançou um novo vídeo sobre a franquia Super Smash Bros.. Nele, o diretor discute uma das mecânicas principais dos jogos e que os diferenciam dos designs usuais de jogos de luta: o Knockback.

Knockback ou "empurrão" é o efeito principal dos ataques em Smash, sendo um jogo no qual os jogadores tentam arremessar uns aos outros para longe da arena. Isso é bastante diferente do usual de um jogo de luta, que geralmente envolve causar dano para eliminar a barra de vida do adversário.

Cada personagem em Smash possui uma barra de porcentagem de dano que amplifica o poder de empurrar de cada golpe. Para a programação disso, foram utilizados vetores que são afetados por fatores como o peso dos personagens e a sua velocidade de queda. Alguns valores fixos também fazem parte da definição desses vetores para garantir que o oponente tenha uma reação ao ataque mesmo em caso de ainda estar com "vida cheia".


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


Disqus
Facebook
Google