Jogamos

Análise: Pizza Possum (Switch) é uma divertida e descompromissada brincadeira furtiva

Desfrute de um breve esconde-esconde na pele de um gambá apaixonado por furtar pizzas… e qualquer outro tipo de comida, na verdade.



Desenvolvido pela Cosy Computer e publicado pela Raw Fury, Pizza Possum é um singelo achado no sempre crescente oceano de jogos indies em que vivemos. Ele não tem qualquer pretensão de ser um jogo grandioso ou complexo; em vez disso, a abordagem aqui é acertadamente simples e proporciona bons momentos de ação e estratégia.

Se gritar “pega ladrão”...

Em meio a um pacato vilarejo localizado em uma ilha, vive um gambazinho (um cassaco, não aquele preto-e-branco que solta gás fedido) de boina vermelha que é muito do safado e adora sair por aí furtando comida dos pacatos cidadãos. Em um belo dia, este ladrãozinho sem-vergonha sente o aroma de uma irresistível pizza gigante, que pertence à princesa (ou rainha, sei lá) Bella Chonki.




É claro que o nosso “herói” não poderia deixar passar uma oportunidade tão suculenta, então cabe a nós guiá-lo através da cidade rumo ao prêmio máximo, sempre tomando cuidado com a força policial da vila, composta por uma variedade de cachorrinhos e cachorrões.

A missão funciona assim: o intrépido gambá precisa recolher os alimentos espalhados pela ilha para acumular pontos suficientes para adquirir uma chave, que então é usada para destrancar portões. Repita o processo até chegar ao lugar onde a pizza gigante está protegida e voilá: você sambou na cara da monarca e de todos os guardas da vila. Mas atenção: se você for pego, perde os pontos e começa tudo de novo.

Um jogo para ficar literalmente na moita

Acho que eu não conseguiria me estender muito nem se quisesse, pois Pizza Possum é uma das experiências mais diretas ao ponto que eu já tive em videogames. Por que então recomendar um jogo tão efêmero? Bom, porque ele tem seus pontos positivos, é claro!




A gameplay é fácil de entender, mas o desafio tem suas complicações; afinal, basta um errinho para perder toda a pontuação acumulada. Felizmente, existem checkpoints espalhados pela ilha; então, se você for apanhado, recomeça do 0 no último lugar em que salvou.

Para ajudar na tarefa, vários arbustos foram convenientemente plantados para que possamos nos esconder neles, mas é bom lembrar que não adianta nada tentar se enfiar na vegetação quando você já estiver sendo perseguido. Também encontramos caixotes que contêm itens, desbloqueados à medida que acumulamos experiência suficiente após cada tentativa fracassada. Seus efeitos são simples, como aumentar a velocidade do gambá ou produzir uma nuvem de fumaça.

Outra dica para ter em mente é não pegar muita comida de uma vez, já que isso faz com que o gambá engorde e caminhe mais lentamente enquanto termina de mastigar o rango acumulado. Nesse sentido, é bem útil se esconder em um arbusto enquanto finaliza a refeição.




Pizza Possum vem com um modo cooperativo, em que o segundo jogador controla um guaxinim de boina azul. A essência do jogo não muda, mas agora você e sua dupla podem se ajudar, pois caso um dos bichinhos seja apreendido, o outro pode libertá-lo ao esbarrar no guarda responsável pela captura.

Até que é divertido compartilhar com outra pessoa a saga dos animaizinhos de apetite insaciável, mas a forma como o splitscreen foi implementado deixa um pouco a desejar. Em vez de manter a linha divisória fixa na horizontal ou vertical, a Cosy Computer optou por fazer com que ela se ajuste à movimentação dos jogadores, o que pode deixar a visualização confusa às vezes.

O dia seguinte àquele rodízio de arromba

A essa altura, você já deve ter percebido que Pizza Possum é incrivelmente curto. De fato, é possível chegar à pizza gigante e devorá-la em menos de uma hora. O que sobra para fazer depois, então?

Acredite se quiser, mas esta jornada-relâmpago conta com conteúdo pós-jogo! Após uma missão bem-sucedida, o jogo te desafia a repetir o feito mais duas vezes sem ser capturado para ganhar uma recompensa especial. Também existem os tradicionais colecionáveis na forma de 20 zeppolas, doce tradicional italiano, espalhados por todo o cenário. Você pode encontrar os mesmos bolinhos mais de uma vez, mas os que já foram coletados apresentam uma marca de mordida.




Por fim, você pode continuar jogando até desbloquear todos os itens do inventário — se não enjoar de ficar zanzando por aí antes — e cumprir todos os objetivos do sistema interno de conquistas, que dão aquela sobrevida básica — Mas vamos combinar que, nesse caso, o jogo bem que precisa desse tempinho extra de jogatina, né?

Esse banquete está mais para um lanchinho da tarde

Pizza Possum é aquele joguinho que você começa e termina no mesmo dia, uma típica experiência arcade mesmo. Ele muito provavelmente não vai deixar uma marca eterna no seu histórico com videogames, mas vai render uma diversão bem rapidinha se você curtir um stealth básico.

Os que tiveram contato com o Mega Drive/Sega Genesis talvez se lembrem de Bonanza Bros., uma obra-prima clássica do gênero (que inclusive poderia dar as caras no Switch Online, né), e quem sabe não venha uma onda de nostalgia? Mas isso não significa que os demais não tenham nada para aproveitar aqui, já que até os aficionados por conquistas e colecionáveis foram contemplados. Resumindo: é um esconde-esconde para todos!

Prós:

  • Diversão simples e direto ao ponto, com uma boa dose de estratégia furtiva
  • O modo cooperativo é um acréscimo acertado, com o bônus de um jogador poder ajudar o colega capturado;
  • O conteúdo pós-jogo dá uma sobrevida mais que necessária à gameplay.

Contras:

  • Por mais que o objetivo da experiência arcade seja cumprido, a sensação de conteúdo raso é inevitável;
  • A linha que divide a tela no modo cooperativo pode deixar a jogatina confusa.
Pizza Possum — Switch/PC/PS5/XSX — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Vitor Tibério
Análise produzida com cópia digital cedida pela Raw Fury

Apaixonado por jogos desde criança, principalmente pela Nintendo. Seja Indie ou AAA, os videogames vão estar sempre no meu coraçãozinho, com um espaço especial para multiplayers!
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google