Jogamos

Análise: Jackbox Party Pack 10 (Switch) é mais um divertido pacote com obstáculos

A décima edição desta série de party games segue com as mesmas qualidades e defeitos de seus antecessores.



Desde 2014, o nome Jackbox Party Pack vem sendo um dos maiores sinônimos do termo “party game” dentro da indústria dos jogos eletrônicos. Os conjuntos de microjogos desenvolvidos pela Jackbox Games incluem opções para todos os gostos de grupos de amigos, dos mais modestos às multidões que podem se reunir online apenas para assistir.


Seguindo uma linha de lançamentos anuais, em 2023 chegamos a Jackbox Party Pack 10, que, conforme o leve spoiler que eu dei no subtítulo desta análise, mantém os ingredientes para o sucesso da franquia, mas faz o mesmo com alguns de seus principais problemas, ainda que um deles esteja em vias de ser corrigido. Mas chega de colocar o carro à frente dos bois!

Haja criatividade pra tanto jogo, hein

Caso você nunca tenha ouvido falar do que diabos é Jackbox Party Pack ou não quis/não teve a oportunidade de conferir do que se trata, é simples: cada pacote contém cinco microjogos de diferentes gêneros para curtir localmente ou online, com direito a uma plateia que pode até participar coletivamente, dependendo do joguinho. Em Party Pack 10, a lista inclui:
  • Tee K.O. 2: Combine estampas e frases de efeito feitas na hora para criar as camisas mais iradas que a humanidade já viu. Após algumas rodadas de desenvolvimento, cada jogador leva seu produto final para um torneio em que os duelos são decididos por voto popular;
  • Timejinx: Nesta disputa de trívia, sua memória para datas será sua maior aliada. Aqui, o objetivo é apontar o ano em que uma infinidade de fatos históricos ocorreram. Quanto mais precisas forem suas respostas, melhor será seu desempenho;
  • FixyText: Escolham um assunto polêmico e se virem para responder simultaneamente à mensagem de texto que aparece. Todos deverão ser criativos para alterar o texto original — e o dos colegas — e angariar votos dos outros jogadores ao transformar a mensagem original em algo absurdo de engraçado;
  • Dodo Re Mi: Um inédito jogo de ritmo na série Jackbox Party Pack, no qual cada jogador assume um instrumento e precisa tocar as notas que vão aparecendo no momento certo;
  • Hypnotorious: Você foi hipnotizado e assumiu a identidade de alguém… ou algo. Agora, responda às perguntas que aparecem de acordo com o seu novo papel e tente descobrir quem ou o que são seus amigos para que todos fiquem em suas respectivas categorias.



Desses, o meu favorito é, de longe, Hypnotorious. Não tá no gibi o que eu e meus amigos rimos das respostas de cada um e das nossas tentativas de descobrir a identidade uns dos outros. Também curtimos imensamente os designs malucos criados em Tee K.O. 2, com direito a camisas que mal conhecemos e já queremos usar na vida real; e o bom e velho exercício de chute em Timejinx quando não sabemos o ano de algum acontecimento aleatório, seguido do êxtase de acertar com precisão uma data da qual não fazíamos a menor ideia.

Minhas notas negativas ficam por conta de Dodo Re Mi e FixyText. Tanto eu como meus colegas de jogatina não achamos que um jogo de ritmo combina com a proposta de Jackbox Party Pack, e esse microjogo foi deixado de lado após poucas tentativas; já a incursão no mundo das mensagens de texto falha para qualquer um que não tenha domínio do inglês, já que FixyText é completamente dependente não só da leitura, mas também da escrita no idioma — aliás, isso está intrinsecamente ligado a um ponto negativo sobre o qual falarei mais adiante.

Pega o celular e vem

Uma das características que eu mais aprecio na série Jackbox Party Pack é o fato de não precisarmos curtir todos os microjogos disponíveis no pacote; basta que um ou dois caiam no gosto do grupo para que a diversão e as risadas estejam garantidas.

Como essa é uma experiência para ser desfrutada casualmente, durante uma reuniãozinha básica na casa de alguém, por exemplo, não há necessidade de um conteúdo massivo que renda horas de gameplay: você e os parças podem simplesmente jogar várias partidas dos seus microjogos preferidos até todo mundo se cansar.




Outro detalhe que facilita muito é o fato de não precisarmos de múltiplos controles para que mais pessoas se juntem à jogatina. Em Jackbox Party Pack, cada participante necessita apenas de um dispositivo móvel, como um celular, tablet ou até mesmo um notebook com conexão à internet, para entrar no site da Jackbox Games que dá acesso às salas criadas para cada microjogo.

Vem com bolsa de estudos na Fisk?

Na teoria, esse sistema de jogo é simples e intuitivo, mas na prática surge um dos principais defeitos de qualquer entrada da série Jackbox: a instabilidade de conexão. Durante a jogatina de Party Pack 10 que eu tive com meus amigos, foram frequentes as desconexões em diferentes momentos, tanto no começo quanto no meio das partidas.

Isso gera uma série de problemas incrivelmente frustrantes, como o fato de termos uma pessoa que foi forçadamente posta para fora da disputa, o que é bem injusto e normalmente resulta em recomeçar a partida — ou seja, uma baita perda de tempo que gera cada vez mais desgaste sempre que acontece.




Essa, entretanto, é uma questão que nada tem a ver com o conteúdo do jogo em si. Por outro lado, as barreiras cultural e de idioma são um deslize bem chato de se ver na décima entrada de uma franquia.

Por se tratar de uma empresa baseada nos Estados Unidos, é natural que a Jackbox Games desenvolva produtos como jogos de trívia tendo a cultura do seu país em mente, mas não deixa de ser incômodo se deparar com uma referência que dificilmente alguém de fora dos EUA entenderia. Felizmente, ainda dá para ignorar esses pequenos bloqueios e se divertir.

O que não dá para relevar, porém, é a ausência do português brasileiro como um dos idiomas. Se houver no grupo alguém que não manje dos “ingrish”, o jeito é recorrer à boa e velha tradução simultânea, o que está longe do ideal e nem sempre é viável. Pelo menos a Jackbox Games prometeu que Party Pack 10 receberá suporte ao português ainda este ano, então resta aguardar para ver se a localização resolverá o problema.

Se depender dos devs, a festa não acaba nunca




Jackbox Party Pack 10 mantém a chama da série acesa com mais um apanhado de joguinhos perfeitos para aquele rolezinho de fim de semana na casa das amizades. O quanto você e sua turma apreciarão o pacote depende do gosto de cada um, claro, mas eu arrisco dizer que é bem difícil não ter pelo menos um microjogo com os ingredientes perfeitos para uma montanha de risadas e piadas internas que serão geradas.

Prós:

  • Mantém o ótimo padrão de qualidade da série, com microjogos de gêneros variados;
  • Não é preciso curtir todos os microjogos disponíveis no pacote, basta que um ou dois caiam no gosto do grupo para que a diversão e as risadas estejam garantidas;
  • Facilmente acessível para vários jogadores por meio de um dispositivo móvel, como um celular, tablet ou notebook;

Contras:

  • As barreiras cultural e de idioma seguem sendo uma constante da série, com destaque negativo para uma nova ausência do português brasileiro como opção de idioma;
  • A instabilidade dos servidores é fonte de desconexões frequentes, levando ao reinício das partidas e muita frustração.
Jackbox Party Pack 10 — Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Jackbox Games

Apaixonado por jogos desde criança, principalmente pela Nintendo. Seja Indie ou AAA, os videogames vão estar sempre no meu coraçãozinho, com um espaço especial para multiplayers!
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google