Perfil

Geno, a face de Super Mario RPG

O centurião dos desejos, ♥♪!?

"Estrela que brilha, estrela brilhante
A primeira estrela que vejo esta noite
Desejo assim, desejo grande

Que o meu desejo seja concedido esta noite"

É com esta cantiga que "Gato de Botas: O Último Desejo", filme sensacional lançado no final de 2022 e começo de 2023, começa. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES, 1996) também envolve a busca por desejos. Enquanto no filme o objetivo é conseguir um desejo, o objetivo do jogo é resgatar os desejos de todos, negados quando a lendária Star Road foi quebrada pela temível Smithy Gang, espalhando sete estrelas sagradas e de grande poder pelo Reino dos Cogumelos. Alguém deveria fazer algo a respeito, não acham?

Por sorte, uma equipe de bravos heróis bateu o pé e decidiu se opor às forças de Smithy. Mario, o ícone que não precisa de apresentações; Peach, determinada em proteger seus súditos; Bowser, em uma inusitada aliança com seu eterno rival; e Mallow, o jovem girino (?) que procura a coragem em seu interior fofo. E… tem mais um guerreiro. Um guerreiro que por anos foi associado não só com este jogo, mas com outra franquia icônica. Venha sonhar com esta figura intrigante.

Brilha Brilha Estrelinha

No começo de sua nova aventura, Mario e Mallow chegam em Rose Town, aterrorizada por um dos comandantes de Smithy, o atirador Bowyer. Encontrando abrigo na estalagem local, Mario encontra uma mãe Toad e seu filho, Gaz, que está brincando sozinho. A pedido da mãe do garoto, Mario brinca com Gaz, fingindo ser Bowser enquanto o garoto é um peculiar boneco de madeira… que acidentalmente nocauteia o herói com um disparo de punho.

Mais tarde naquela noite, uma estrela solitária e pequena desce dos céus, pairando sobre os brinquedos de Gaz, por fim parando em cima do boneco de madeira, fazendo-o crescer e assumindo seu controle. Após a derrota de Bowyer, o estranho se introduz aos heróis: ♥♪!?. Mas como esse nome é praticamente impossível de ser pronunciado, o estranho assumiu o nome do boneco que controlava: Geno.

Vindo da Star Road e servindo a uma força maior, Geno foi incumbido de recuperar as estrelas perdidas e reparar a Star Road pois, sem ela, os sonhos e desejos de todos não se tornarão realidade. Assim, o time de heróis cresce e ganha seu canhão de vidro: Geno é extremamente poderoso, mas frágil, usando projéteis e energia como principal força de ataque. Para se ter uma ideia, se feito corretamente, o ataque Geno Whirl pode causa 9.999 de dano, o mais poderoso dos ataques!!!



Se Uma Estrela Aparecer

Geno era a face de SMRPG, aparecendo em comerciais e materiais promocionais. Se não fosse por Mario, ele poderia ser considerado o protagonista uma vez que a narrativa e seu objetivo são intrinsecamente conectados.

O final de SMRPG é um final sentimental (não vou falar para não dar spoilers do relançamento), mas que fez com que Geno fosse amado por aqueles que jogaram o clássico. Super Mario RPG 2 estava em planejamento para o N64 mas, com o rompimento de relações entre Nintendo e Squaresoft, o jogo foi totalmente remodelado para virar o aclamado Paper Mario, dando origem a mais um ícone de RPGs dos jogos. Alguns anos depois, Geno deu as caras de surpresa na mais nova série do encanador, na época Mario & Luigi: Superstar Saga, aparecendo como uma participação especial num minigame.




Depois disso, no entanto, silêncio absoluto. Geno, Mallow e tudo relacionado a SMRPG ficou sumido. O sonho acabou. A única coisa que deixava o desejo de rever o jogo vivo foi graças a outra série: Super Smash Bros. Em entrevista na época do Brawl (Wii, 2008), o diretor da franquia, Masahiro Sakurai, revelou desejo em ver Geno no ringue de luta, uma vez que o canhão em seu braço poderia fazer dele um lutador diferente. Isso acendeu uma chama que queima até hoje. Geno virou um dos personagens mais desejados para virar um lutador.

Até que, em 2015, o sonho se realizou: Geno estava em Smash. Mas, como uma pata de macaco, o desejo tinha uma reviravolta. Ele era uma roupa Mii. O que, honestamente, foi um balde de água fria, mas pelo menos era algo. Anos depois, com o lançamento de Super Smash Bros. Ultimate (Switch, 2018), lá estava ele e Mallow como Spirits e, dois anos depois, a roupa dele voltaria, mais uma vez negligenciado (talvez a Star Road tenha sido quebrada de novo).

Faça um pedido

Eu joguei SMRPG anos atrás pela primeira vez, tendo já jogado Mario & Luigi: Dream Team (3DS, 2013) e me apaixonado por RPGs. Eu quis entender o motivo da demanda pelo Geno em Smash. Joguei e posso dizer que ele merece. Geno emana um carisma gentil. Ele é decisivo, mas sem ser arrogante. Poderoso, mas frágil. Tem um design diferente de tudo o que apareceu em Mario até então e, mais uma vez, aquele final marca qualquer um. Eu sempre o interpretei como um anjo vindo do céu: seu nome é difícil de falar, sua forma corpórea é livre à interpretação, dono de um poder enorme, emanando bondade e recebendo ordens de uma força maior. Tem algo mágico pensar que ele é algo assim.

Lembram como eu falei agora há pouco que a Star Road pode estar quebrada? Bom, do nada, SMRPG teve um Remake anunciado, trazendo Geno e toda a galera de volta aos holofotes em uma repaginada na gênese dos RPGs de Mario. Talvez, quem sabe, uma outra estrela possa brilhar no ringue de batalha do próximo Smash. Bem-vindo de volta, amigo. Estávamos com saudades.

Revisão: Vitor Tibério

Formado em Publicidade e Propaganda na USC e especializado em Marketing Digital, sou Editor de Vídeos também, meu TCC foi sobre a Guerra dos Consoles e evolução da publicidade nos games. Jogo um pouco de tudo e também escrevo. Me descrevo como um artista.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.