Dicas e Truques

Super Mario RPG (Switch): confira a lista de chefões do pós-jogo

Enfrente alguns chefões novamente no conteúdo exclusivo do pós-jogo do remake do clássico de SNES.


O remake de Super Mario RPG não reinventa a roda e traz poucas mudanças dramáticas para o clássico RPG do Super Nintendo. No entanto, há uma grande adição de conteúdo na possibilidade de enfrentar vários chefões do jogo novamente de formas distintas e bem mais desafiadoras.

Siga o guia abaixo para saber mais sobre esses confrontos opcionais e completar tudo que o jogo tem a oferecer de uma vez por todas.

Apenas um sonho


Após você derrotar Smithy, fechar a história de Super Mario RPG e assistir os créditos, o jogo irá salvar o seu progresso e será possível voltar um pouco atrás e continuar com o mesmo save em um estado antes do confronto da última dungeon.

A conveniente explicação da história é que Mario estava dormindo e apenas sonhou com a batalha final. Após acordar em sua casa, o encanador recebe a mensagem que ele tem direito a passar uma noite no hotel em Marrymore.


Durma no hotel para ver a cena de Geno olhando as estrelas pela janela.
Após acordar, leve Mario para Star Hill e toque nas estrelas até achar as novas estrelas rosas pelo chão. Geno irá recomendar que você fale com o pai adotivo de Mallow, o Frog Sage, para saber mais sobre os novos pedidos em forma de estrelas rosas.

O sábio sapo ancião dará dicas sobre onde você pode encontrar cada um dos chefões que podem ser derrotados de novo. Entretanto, não se preocupe, é só ler abaixo que você irá saber exatamente o que fazer e para onde ir.

Scratchy-Throat Belome

Localização: Land’s End - Belome Temple

O primeiro confronto da lista de chefões do post-game é contra Belome em sua versão Scratchy-Throat. A batalha contra o Belome da Garganta Irritada não é tão diferente dos confrontos anteriores, mas certamente é mais difícil do que antes.

Você irá encontrá-lo dentro do seu templo, Belome Temple, que fica na região de Land’s End.

Belome criará clones dos próprios personagens da sua equipe, e você terá que lidar com eles primeiro. Bowser é o clone mais inconveniente graças a sua grande quantidade de pontos de vida, mas Peach ou Mallow são bem fáceis de lidar.


Belome possui 4600 de HP e é fraco aos elementos Lightning (elétrico), Fear (medo), Poison (veneno) e Mute (mudo). O primeiro passo para acabar com o boss o mais rápido possível é colocar o item que protege mudanças de status (Safety Badge) em Peach para garantir a sua presença constante — e sua cura — durante o confronto. Quando for para causar dano, o ataque elétrico de Mallow, Shocker, é extremamente eficiente para zerar os pontos de vida do vilão.

Após derrotar Belome, você irá receber a melhor arma de Mallow em todo o jogo, a Sage Stick.

Leveled-Up Punchinello

Localização: Moleville - Moleville Mines

O seu reencontro com Punchinello em sua nova versão que subiu de nível, o Leveled-Up Punchinello, irá acontecer novamente perto do final das minas em Moleville. Desta vez, o mestre das explosões realmente investe nessa temática e só poderá realmente ser derrotado se você utilizar as próprias bombas do vilão.

Com nenhuma fraqueza e uma defesa muito alta, nem é tão importante que o boss tenha apenas 1200 de HP. O chefe irá invocar bombas constantemente durante a batalha e se alguma delas explodir em um dos seus personagens é quase certo que ele irá perecer. 

Nessa batalha, os action commands — o apertar preciso do botão na hora da defesa — são imprescindíveis. Eles são a pequena janela de defesa que impede que você perca qualquer ponto de vida e que realmente podem ajudar durante essa batalha, então vale treinar o dedo. Morrer é algo comum nesse confronto, portanto, traga bastante do item Pick Me Up (o que revive um aliado).


Atacar Punchinello diretamente não adianta muito, mas se você atacar as bombas elas podem mudar a direção e explodir bem na cara do chefão. Lembre-se de não utilizar ataques especiais em área para não atacar as bombas que já estão viradas na direção de Punchinello.

Após derrotar Punchinello novamente, você receberá a melhor arma de Bowser disponível no jogo, a Wonder Chomp.

Engine 023 Booster

Localização: Booster Tower

Você irá encontrar Booster novamente no topo da torre que leva o seu nome, a Booster Tower. Quando você chegar, o vilão logo incluirá você e toda a equipe na sua brincadeira de trenzinho.

Essa batalha é extremamente frustrante se nenhum dos seus personagens possuir a velocidade necessária para atacar antes de Booster, mas até que é bastante fácil se você for naturalmente veloz. Foque no atacante com a maior velocidade da sua party, que é provavelmente Geno ou o próprio Mario. Para garantir a agilidade do seu aliado, equipe o item Feather.

É importante ser veloz porque Booster lança um ataque com o trem que pode matar todos os seus personagens de uma só vez se você deixar ele carregar o golpe por completo enquanto trabalha. Para impedir que isso aconteça, é preciso quebrar a concentração do vilão com algum ataque.


Peach pode salvá-lo com os eventuais feitiços de cura, mas Mallow possui uma utilidade ainda maior no confronto. Os lacaios de Booster possuem fraqueza ao elemento do gelo e Mallow tem acesso a Snowy, uma magia de gelo que causa dano em área. Outra estratégia válida é simplesmente focar Booster o tempo todo e acertar os action commands para utilizar o bônus de dano em área dos golpes normais.

Após derrotar Booster, você irá ganhar a melhor arma de Geno disponível no jogo, a Stella 023.

Extra-Fancy Bundt

Localização: Marrymore Church


O bolo do quase casamento de Peach com Booster está de volta, ainda mais chique e especial. Ou melhor, agora ele pode explodir a sua cara facilmente se você deixar que todas as velas fiquem acesas ao mesmo tempo.

Bundt é acompanhado no combate por dois cozinheiros que não recebem dano e que podem acender duas das cinco velas por turno (cada um acende uma vela). Embora os lacaios do grande bolo não possam receber dano, eles podem sim ser incapacitados de uma forma específica: dormindo.


Use e abuse do feitiço Sleepy Time de Peach para desacelerar bastante a maior ameaça da batalha — ou, se preferir, utilize também Sleepy Bombs para colocar os inimigos para dormir.

É imprescindível proteger Peach dos possíveis ataques de alteração de status de Bundt, portanto, não deixe de equipar a Security Badge na princesa. No decorrer do confronto, vale lembrar também que apenas ataques físicos conseguem apagar as velas e ganhar mais tempo para Mario e sua turma.

Após derrotar Bundt, você receberá o Enduring Brooch, item que consegue reviver um aliado uma vez por batalha.

Duel-Ready Johnny

Localização: Sunken Ship - Pirate Headquarters

Esta, provavelmente, é a batalha mais específica da lista desses reencontros após o final do jogo. Quando você for enfrentar novamente o líder dos piratas, Johnny, só será possível utilizar Mario durante o combate.

A preparação para a batalha é tão importante quanto o confronto em si. No início do confronto, você poderá escolher dois aliados para torcer por Mario e ajudar apenas de forma passiva. O aconselhável é ir com Geno e Bowser mesmo, que oferecem um aumento para o seu ataque e a sua defesa.


Assim como em várias outras batalhas nessa altura do campeonato, action commands são essenciais para você garantir o sucesso. Defenda o máximo possível e maximize seu dano para derrotar o tubarão pirata e poder seguir em frente quanto antes.

A batalha é extremamente difícil se você ainda não tiver o conjunto de itens Lazy Shell para Mario. Conseguir esses cascos não é assim tão complicado, siga o guia para encontrá-los de forma bem rápida e fácil.

Após derrotar Bundt, você receberá a Extra-Shiny Stone, item que abre a porta para a batalha final contra 3D Culex.

Mario-Style Jinx

Localização: Monstro Town

Antes de enfrentar o último chefão, o mestre das artes marciais de Monstro Town pede para ver um Triple Move (o ataque especial entre os três personagens da equipe) em pessoa.

Nessa batalha você só precisa focar em carregar a porcentagem para usar um Triple Move quanto antes, não se preocupe com os pontos de vida de Jinx.


Como sempre, acerte o máximo de actions commands para garantir uma boa defesa e reviva seus aliados sempre que necessário. Além dos poderosos ataques de Jinx, sempre que você errar o timing perfeito de um ataque ele irá contra-atacar e tirar grande parte dos pontos de vida de algum dos seus personagens.

Após derrotar Jinx em sua versão estilo Mario, você receberá a Teamwork Band, item que aumenta a eficiência do carregamento da barra dos Triple Moves.

3D Culex

Localização: Monstro Town

A versão melhorada e tridimensional de Culex, o chefão secreto que parece ter saído direto de qualquer Final Fantasy, não é nada fácil. Com 9999 de HP, quatro cristais que soltam magias devastadoras, um ataque inicial que deixa todo mundo com um ponto de vida e ainda um contador de turnos que explode sua equipe novamente de tempos em tempos.

Peach é essencial e protegê-la com a Safety Badge e/ou a armadura Lazy Shell pode significar toda a diferença do mundo em vários momentos. Pode acreditar que você terá que curar todo o seu grupo e reviver aliados constantemente nessa batalha. 


Da mesma forma, venha para o confronto carregando o máximo de itens de cura, cura de status e de reviver que você conseguir — sem falar que irá ajudar muito se todos os seus personagens estiverem no nível 30, o nível mais alto do jogo.

A batalha será longa e tediosa, então o importante é ter paciência e ir diminuindo as forças de Culex aos poucos. Foque em cada um dos cristais mágicos e destrua-os um por vez para facilitar bastante a sua vida ao longo do tempo. Como sempre, também não deixe de acertar action commands sempre que possível. Tudo que aconteceu até agora no jogo preparou você para essa batalha, fique atento e boa sorte.

Revisão: Cristiane Amarante

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google