As batalhas Pokémon são o ápice da franquia dos monstrinhos de bolso. A cada geração, novas criaturas e movimentos são criados para deixar o universo mais dinâmico e diverso, concedendo ao jogador infinitas possibilidades.
Com o passar das gerações, a Game Freak adotou o padrão de inserir uma mecânica de batalha única. Tudo começou em Unova com as gemas, ou Gems, como conhecemos.
Nas versões Sun/Moon, além dos Z-Moves, as Megaevoluções introduzidas na região de Kalos também estavam presentes. Em Galar, a transformação Dynamax/Gigantamax utilizou o meme ‘copia, mas não faz igual’ ao combinar mega evolução e Z-Move em uma única transformação.
Contudo, desde Sword/Shield não há o transporte dessas mecânicas para as novas versões, o que implica em um ambiente totalmente novo e desafiador.
Até o momento, o mais recente é o fenômeno da Terastalização, que envolve o Pokémon em cristais únicos, capazes de alterar o tipo do monstrinho. Desde seu anúncio, essa mecânica dividiu opiniões, e após o campeonato mundial de 2023, a comunidade testemunhou seu uso no mais alto nível.
Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você, leitor, como a mecânica de Terastalização deu novos ares à franquia Pokémon. Pronto para a batalha? Então carregue seu Tera Orb e boa leitura!
O que é a Terastalização
Os treinadores que obtiverem um Tera Orb poderão usá-lo para Terastalizar seus Pokémon, criando uma Tera Jewel acima da cabeça do monstrinho e concedendo um brilho no corpo como de pedras preciosas polidas.A transformação altera o tipo defensivo do Pokémon de acordo com seu Tera-type, ou seja, Empoleon, dos tipos WATER/STEEL com Tera FAIRY, ao ativar a mecânica, deixa de ser dos tipos padrão e passa a ser um Pokémon exclusivamente do tipo FAIRY.
Os Pokémon também recebem STAB em movimentos correspondentes ao seu Tera-type e dos movimentos equivalentes aos tipos que tinham imediatamente antes da transformação. Com base no exemplo acima, Empoleon recebe STAB ao utilizar golpes dos tipos WATER, STEEL e FAIRY.
Durante a transformação, a habilidade Adaptability funciona apenas para o Tera-type, tendo o STAB de 1.5x aumentado para a ser 2x e caso seja do mesmo tipo base do Pokémon (NORMAL com Tera-type NORMAL), esse multiplicador passa de 2x para 2.25x, ou seja, bem forte.
O movimento Tera Blast, por padrão, é uma técnica do tipo NORMAL, e quando o Pokémon é terastalizado este golpe recebe o mesmo tipo do Tera-type do Pokémon. A base de cálculo consiste no maior atributo entre Attack e Special Attack; portanto, pode ser usado em qualquer Pokémon.
Os Pokémon terastalizados não podem ter seu tipo alterado por movimentos e habilidades como Soak, Double Shock, Protean ou Transform. Caso um Ditto use Transform ou ative sua habilidade Imposter antes de terastalizar, não irá copiar o Tera-type de seu oponente e, em vez disso, manterá o seu próprio.
Esse fenômeno persiste até que a batalha termine ou o Pokémon desmaie. Depois de ser usado uma vez, o Tera Orb perde toda a sua energia e deve ser recarregado tocando em cristais contendo energia Terastal ou visitando um Centro Pokémon.
Depois de vencer o ginásio na cidade de Medali, o jogador pode alterar o Tera-type de seus Pokémon no Treasure Eatery. O custo da operação é de 50 Tera Shards de um determinado tipo. Contudo, há duas exceções: Ogerpon e Terapagos, que não podem ter seus Tera-types modificados através dessa funcionalidade.
Hidden Power
Esse movimento foi criado na segunda geração e esteve presente até a sétima. Nas cinco primeiras gerações, o golpe Hidden Power tinha seu poder variável entre 30 e 70, sendo muito utilizado nas versões Gold/Silver e Ruby/Sapphire para cobrir a falta de movimentos STAB de certos tipos.
Um grande exemplo de Pokémon que utilizava Hidden Power é Scizor, já que, até Diamond/Pearl, o inseto metálico de Johto não possuía um bom STAB do tipo BUG. O tipo e força do golpe eram determinados através da combinação dos IVs do monstrinho.
Cada Pokémon possui seis IVs — HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed. A partir de Ruby/Sapphire, os possíveis valores passaram de 0 até 15 para 0 até 31, e determinam o quão alto será o valor final do atributo antes dos Effort Points e Nature.
O problema envolvendo Hidden Power é que, com as mecânicas de manipulação de IVs no passado, era muito difícil obter o tipo desejado e com alto poder, pois qualquer alteração na combinação de IVs poderia mudar não só o tipo como também a potência do golpe.
Até a terceira geração, não tínhamos divisão de golpes físicos/especiais como temos hoje. Na época, o tipo da técnica determinava se era física/especial. Sendo assim, o golpe Hidden Power tornou-se uma mecânica recorrente dos treinadores para se obter cobertura super-efetiva e pegar os adversários de surpresa.
A partir das versões Diamond/Pearl, Hidden Power passou a ser uma técnica exclusivamente da categoria Special, e, por esse motivo, Pokémon com foco no Attack, como Marowak, — que utilizava Hidden Power BUG para vencer adversários do tipo GRASS — perderam um recurso importante.
A partir de Kalos (sexta geração), o poder da técnica foi fixado em 60 pontos; porém, a manipulação de IVs ainda era necessária para obter o tipo desejado. Essa mudança foi crucial, já que o poder-base constante garante que não teremos variações indesejadas. Com a fixação em 60 pontos, a preocupação dos treinadores resumia-se apenas a manipular qual ou quais IVs não teriam o valor 31.
Competitivamente falando, há uma busca pelos Pokémon classificados como flawless, ou “sem falhas”, em uma tradução livre. A ideia por trás desses monstrinhos é ter a maior quantidade de IVs com valor 31, descartando aquele que é negativado pela Nature.
No entanto, caso esse mesmo Pokémon queira utilizar Hidden Power ICE, sua Defense necessariamente precisa ser 30, a fim de evitar uma redução ainda maior e tornar-se frágil contra monstros físicos. Veja mais uma comparação, levando em consideração a mudança citada acima:
Outro ponto importante sobre Hidden Power é a criação de jogos mentais entre os treinadores. Tomando Latios como exemplo, em um cenário de VGC, temos Scizor e Ferrothorn como grandes barreiras para o jato azul de Hoenn.
Se considerarmos ambos de Nature Timid (+Speed, - Attack) e com 252 EVs, o primeiro atinge 177 pontos em Speed contra 178 do segundo (ambos no Lv.50); logo, é suficiente para ultrapassar e atacar antes.
Tera Blast x Hidden Power
Com a remoção de Hidden Power do jogo e a inclusão de Tera Blast, muitos Pokémon perderam potencial por não terem mais a capacidade de vencer certos adversários sem grande esforço. Como Tera Blast só muda seu tipo após a transformação, não podemos desperdiçar esse recurso.Ainda considerando o exemplo de Latios citado acima, com Tera-type FIRE, teríamos um cenário bem diferente. Além de receber STAB em Tera Blast, Latios seria imune a golpes do tipo GROUND graças à sua habilidade Levitate. Outro ponto: perderia sua fraqueza para o tipo DRAGON e manteria STAB; logo, teria uma certa vantagem contra outro Latios.
Agora, eu gostaria de levantar uma questão para você, leitor: já imaginou se a técnica Hidden Power ainda existisse? Montamos um cenário simulado em que é possível ter Tera Blast e Hidden Power no mesmo moveset.
Como exemplo, usaremos dois Pokémon muito consistentes do competitivo VGC: Heatran e Flutter Mane. O primeiro é dos tipos FIRE/STEEL, enquanto o segundo é dos tipos GHOST/FAIRY. Normalmente, Heatran opta por utilizar Tera-type FAIRY ou