Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Como o fenômeno da terastalização ajudou a renovar a franquia

Veja como a mecânica de batalha exclusiva da nona geração mudou a forma de se jogar Pokémon.

em 24/01/2024

As batalhas Pokémon são o ápice da franquia dos monstrinhos de bolso. A cada geração, novas criaturas e movimentos são criados para deixar o universo mais dinâmico e diverso, concedendo ao jogador infinitas possibilidades.

Com o passar das gerações, a Game Freak adotou o padrão de inserir uma mecânica de batalha única. Tudo começou em Unova com as gemas, ou Gems, como conhecemos.

Nas versões Sun/Moon, além dos Z-Moves, as Megaevoluções introduzidas na região de Kalos também estavam presentes. Em Galar, a transformação Dynamax/Gigantamax utilizou o meme ‘copia, mas não faz igual’ ao combinar mega evolução e Z-Move em uma única transformação.

Contudo, desde Sword/Shield não há o transporte dessas mecânicas para as novas versões, o que implica em um ambiente totalmente novo e desafiador.

Até o momento, o mais recente é o fenômeno da Terastalização, que envolve o Pokémon em cristais únicos, capazes de alterar o tipo do monstrinho. Desde seu anúncio, essa mecânica dividiu opiniões, e após o campeonato mundial de 2023, a comunidade testemunhou seu uso no mais alto nível.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você, leitor, como a mecânica de Terastalização deu novos ares à franquia Pokémon. Pronto para a batalha? Então carregue seu Tera Orb e boa leitura!

O que é a Terastalização

Os treinadores que obtiverem um Tera Orb poderão usá-lo para Terastalizar seus Pokémon, criando uma Tera Jewel acima da cabeça do monstrinho e concedendo um brilho no corpo como de pedras preciosas polidas.

A transformação altera o tipo defensivo do Pokémon de acordo com seu Tera-type, ou seja, Empoleon, dos tipos WATER/STEEL com Tera FAIRY, ao ativar a mecânica, deixa de ser dos tipos padrão e passa a ser um Pokémon exclusivamente do tipo FAIRY.


Os Pokémon também recebem STAB em movimentos correspondentes ao seu Tera-type e dos movimentos equivalentes aos tipos que tinham imediatamente antes da transformação. Com base no exemplo acima, Empoleon recebe STAB ao utilizar golpes dos tipos WATER, STEEL FAIRY.

Durante a transformação, a habilidade Adaptability funciona apenas para o Tera-type, tendo o STAB de 1.5x aumentado para a ser 2x e caso seja do mesmo tipo base do Pokémon (NORMAL com Tera-type NORMAL), esse multiplicador passa de 2x para 2.25x, ou seja, bem forte.

O movimento Tera Blast, por padrão, é uma técnica do tipo NORMAL, e quando o Pokémon é terastalizado este golpe recebe o mesmo tipo do Tera-type do Pokémon. A base de cálculo consiste no maior atributo entre Attack e Special Attack; portanto, pode ser usado em qualquer Pokémon.


Os Pokémon terastalizados não podem ter seu tipo alterado por movimentos e habilidades como Soak, Double Shock, Protean ou Transform. Caso um Ditto use Transform ou ative sua habilidade Imposter antes de terastalizar, não irá copiar o Tera-type de seu oponente e, em vez disso, manterá o seu próprio.

Esse fenômeno persiste até que a batalha termine ou o Pokémon desmaie. Depois de ser usado uma vez, o Tera Orb perde toda a sua energia e deve ser recarregado tocando em cristais contendo energia Terastal ou visitando um Centro Pokémon.

Depois de vencer o ginásio na cidade de Medali, o jogador pode alterar o Tera-type de seus Pokémon no Treasure Eatery. O custo da operação é de 50 Tera Shards de um determinado tipo. Contudo, há duas exceções: Ogerpon e Terapagos, que não podem ter seus Tera-types modificados através dessa funcionalidade.

Hidden Power

Esse movimento foi criado na segunda geração e esteve presente até a sétima. Nas cinco primeiras gerações, o golpe Hidden Power tinha seu poder variável entre 30 e 70, sendo muito utilizado nas versões Gold/Silver e Ruby/Sapphire para cobrir a falta de movimentos STAB de certos tipos.

Um grande exemplo de Pokémon que utilizava Hidden Power é Scizor, já que, até Diamond/Pearl, o inseto metálico de Johto não possuía um bom STAB do tipo BUG. O tipo e força do golpe eram determinados através da combinação dos IVs do monstrinho.

Cada Pokémon possui seis IVs — HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed. A partir de Ruby/Sapphire, os possíveis valores passaram de 0 até 15 para 0 até 31, e determinam o quão alto será o valor final do atributo antes dos Effort Points e Nature.

O problema envolvendo Hidden Power é que, com as mecânicas de manipulação de IVs no passado, era muito difícil obter o tipo desejado e com alto poder, pois qualquer alteração na combinação de IVs poderia mudar não só o tipo como também a potência do golpe.

Até a terceira geração, não tínhamos divisão de golpes físicos/especiais como temos hoje. Na época, o tipo da técnica determinava se era física/especial. Sendo assim, o golpe Hidden Power tornou-se uma mecânica recorrente dos treinadores para se obter cobertura super-efetiva e pegar os adversários de surpresa.


A partir das versões Diamond/Pearl, Hidden Power passou a ser uma técnica exclusivamente da categoria Special, e, por esse motivo, Pokémon com foco no Attack, como Marowak, — que utilizava Hidden Power BUG para vencer adversários do tipo GRASS — perderam um recurso importante.

A partir de Kalos (sexta geração), o poder da técnica foi fixado em 60 pontos; porém, a manipulação de IVs ainda era necessária para obter o tipo desejado. Essa mudança foi crucial, já que o poder-base constante garante que não teremos variações indesejadas. Com a fixação em 60 pontos, a preocupação dos treinadores resumia-se apenas a manipular qual ou quais IVs não teriam o valor 31.


Competitivamente falando, há uma busca pelos Pokémon classificados como flawless, ou “sem falhas”, em uma tradução livre. A ideia por trás desses monstrinhos é ter a maior quantidade de IVs com valor 31, descartando aquele que é negativado pela Nature.  

No entanto, caso esse mesmo Pokémon queira utilizar Hidden Power ICE, sua Defense necessariamente precisa ser 30, a fim de evitar uma redução ainda maior e tornar-se frágil contra monstros físicos. Veja mais uma comparação, levando em consideração a mudança citada acima:



Outro ponto importante sobre Hidden Power é a criação de jogos mentais entre os treinadores. Tomando Latios como exemplo, em um cenário de VGC, temos Scizor e Ferrothorn como grandes barreiras para o jato azul de Hoenn.

Sem Hidden Power FIRE em seu moveset, dificilmente Latios causará dano consistente nesses dois Pokémon. Porém, para que isso seja possível, tanto o Special Attack como Speed de Latios precisam ter IVs 30. Em um confronto direto contra outro Latios que não tem Hidden Power, ou que faz uso do movimento, mas não de um tipo que reduza Speed, há uma diferença de um ponto nesse atributo.

Se considerarmos ambos de Nature Timid (+Speed, - Attack) e com 252 EVs, o primeiro atinge 177 pontos em Speed contra 178 do segundo (ambos no Lv.50); logo, é suficiente para ultrapassar e atacar antes.

Tera Blast x Hidden Power

Com a remoção de Hidden Power do jogo e a inclusão de Tera Blast, muitos Pokémon perderam potencial por não terem mais a capacidade de vencer certos adversários sem grande esforço. Como Tera Blast só muda seu tipo após a transformação, não podemos desperdiçar esse recurso.

Ainda considerando o exemplo de Latios citado acima, com Tera-type FIRE, teríamos um cenário bem diferente. Além de receber STAB em Tera Blast, Latios seria imune a golpes do tipo GROUND graças à sua habilidade Levitate. Outro ponto: perderia sua fraqueza para o tipo DRAGON e manteria STAB; logo, teria uma certa vantagem contra outro Latios.


Agora, eu gostaria de levantar uma questão para você, leitor: já imaginou se a técnica Hidden Power ainda existisse? Montamos um cenário simulado em que é possível ter Tera Blast e Hidden Power no mesmo moveset.

Como exemplo, usaremos dois Pokémon muito consistentes do competitivo VGC: Heatran e Flutter Mane. O primeiro é dos tipos FIRE/STEEL, enquanto o segundo é dos tipos GHOST/FAIRY. Normalmente, Heatran opta por utilizar Tera-type FAIRY ou