Blast from the Past

A trajetória de Dragon Ball em plataformas da Nintendo — Parte 2: SNES

Conheça todos os jogos inspirados na jornada de Goku que foram lançados nos sistemas da Nintendo.

Dando continuidade à nossa série dedicada a relembrar todas as produções inspiradas na épica jornada de Goku e seus companheiros que chegaram às plataformas da Nintendo, hoje vamos explorar os títulos lançados para o Super Famicom/Super Nintendo.

Na primeira parte, observamos como os jogos de Dragon Ball lançados para o Nintendinho consistiam principalmente em RPGs, todos desenvolvidos pela TOSE e publicados pela Bandai. Também vimos que, com exceção de Shenron no Nazo, esses games foram disponibilizados apenas no mercado japonês.

No Super Nintendo, o cenário mudou consideravelmente, já que a grande obra de Akira Toriyama recebeu uma quantidade maior de jogos de luta para este console, os quais também foram lançados no Ocidente. É importante ressaltar que, mais uma vez, todos os nomes desta lista foram desenvolvidos pela TOSE e publicados pela Bandai.

Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu 

Lançado apenas no Japão em 1992, Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu é um RPG que combina o conteúdo dos jogos do Nintendinho Dragon Ball Z: Kyoushuu! Saiyajin e Dragon Ball Z II: Gekishin Freeza. A trama abrange todo o arco dos Saiyajins e a jornada completa em Namek, incluindo os confrontos contra Freeza e contra todos os outros principais adversários dessas sagas.

Super Saiya Densetsu abandonou o formato de tabuleiro dos títulos do NES e trouxe uma movimentação completamente livre, sem depender dos cartões. Quanto aos combates, estes continuaram sendo realizados por meio de cartas. Vale mencionar que os encontros são aleatórios e o fator grinding é muito presente.

Graças à evolução gráfica proporcionada pelo Super Nintendo, Super Saiya Densetsu é muito mais elegante que seus antecessores, trazendo retratos mais detalhados durante os diálogos e animações de combate que simulam com mais fidelidade os confrontos vistos no anime. Ainda que os títulos lançados para consoles mais recentes sejam muito mais atrativos, este é um jogo que todo fã de Dragon Ball que gosta de RPGs deveria ao menos conferir.

Dragon Ball Z: Super Butōden

Dragon Ball Z: Super Butōden é um jogo de luta lançado no início de 1993 no Japão, tendo recebido uma versão europeia no final do mesmo ano. Considerando que se trata do segundo título do gênero a se basear na série, sendo antecedido apenas pelo curioso Dragon Ball Z: Gekitō Tenkaichi Budōkai, Super Butoden é bastante competente e traz um pouco da dinamicidade e variedade de movimentos de Dragon Ball, aspecto que se manteve em suas sequências.

Uma característica interessante é que o cenário é bastante amplo e permite que os dois lutadores se afastem consideravelmente. Nesse sentido, existe uma espécie de bússola abaixo dos medidores de vida para identificar a distância entre os indivíduos. Também vale destacar que o título conta com um modo multiplayer e possui 13 personagens jogáveis.

Um aspecto que deixa a desejar é que, embora o modo história abranja desde o combate de Goku contra Piccolo até a batalha de Gohan contra Cell, diversas lutas e personagens importantes desses arcos estão ausentes.

Dragon Ball Z: Super Butōden 2

Dragon Ball Z: Super Butōden 2 foi lançado no mesmo ano que seu antecessor, mas só chegou ao Ocidente na temporada seguinte, em 1994. O título se baseia no arco do torneio de Cell e apresenta uma trama original que inclui os personagens Bojack, Zangya e Broly, originários dos filmes conhecidos no Brasil como Dragon Ball Z: A Batalha nos Dois Mundos e Dragon Ball Z: O Poder Invencível.

O grande destaque deste título reside no fato de que a história pode seguir rumos diferentes dependendo das respostas dadas a algumas perguntas e das vitórias ou derrotas que o jogador experimentar. Em razão disso, o modo campanha acaba sendo bem interessante por oferecer diferentes rotas e finais. O título também traz modo multiplayer e apresenta 10 personagens jogáveis.

Dragon Ball Z: Super Butōden 3

O terceiro capítulo da série Super Butōden foi lançado em 1994 no Japão e em 1995 na Europa. Ao contrário de seus antecessores, esta entrada não possui um modo história; no entanto, curiosamente, os créditos são exibidos após vencermos o modo torneio. O título apresenta 10 personagens jogáveis e se baseia na saga antagonizada por Majin Boo.

Ao menos em meu meio, era bastante comum encontrar colegas que possuíam algum dos jogos numerados de Super Butōden. Embora o modo história do segundo título se destaque sobre os demais, é no multiplayer que essa série realmente brilha, com cada um dos títulos podendo agradar pessoas distintas devido aos diferentes elencos de personagens trazidos por cada um.

Dragon Ball Z: Super Gokuden: Totsugeki-Hen

Retornando aos jogos restritos ao Japão, Dragon Ball Z: Super Gokuden: Totsugeki-Hen foi lançado em 1995. O jogo abrange a trama original desde o início do mangá até o confronto de Goku contra Piccolo Daimaoh.

Totsugeki-Hen é completamente focado na narrativa, com os inúmeros momentos de texto e diálogos sendo ocasionalmente interrompidos por batalhas simples. O interessante é que, durante a campanha, o jogo nos apresenta diversas situações em que devemos escolher uma abordagem. Nessas ocasiões, as alternativas variam entre seguir pelo caminho original do mangá ou optar por uma trilha nova. Quanto mais respostas fieis ao material original o jogador escolher, maior será sua pontuação no desfecho.

Com respeito aos confrontos, o jogador e os adversários começam em extremidades opostas do cenário e avançam lentamente para o meio. Quando nosso personagem atinge uma determinada posição, ocorre um certo flash sobre ele, indicando que podemos atacar por meio de algum dos golpes distribuídos entre os diversos botões. Da mesma forma, quando o adversário "pisca", podemos utilizar um comando de guarda para nos defendermos de seu golpe.


Dragon Ball Z: Super Gokuden: Kakusei-Hen

Ainda em 1995, Totsugeki-Hen recebeu uma continuação denominada Dragon Ball Z: Super Gokuden: Kakusei-Hen. Esta sequência segue uma estrutura muito semelhante a de seu antecessor, abordando a trama original desde o 23º Torneio de Artes Marciais, no qual Goku vence Piccolo, até o embate contra Freeza. Infelizmente, este título também ficou restrito ao Japão.

Devido à restrição de idioma, pode ser um pouco difícil aproveitar esses dois jogos que compõem a série Super Gokuden. Apesar desse problema, são títulos bastante interessantes que conseguem gerar uma certa satisfação por nos exigirem um profundo conhecimento do material original. Além disso, os visuais não deixam nada a desejar.

Dragon Ball Z: Hyper Dimension

A última produção baseada na obra de Akira que chegou ao Super Nintendo foi Dragon Ball Z: Hyper Dimension, um jogo de luta lançado em 1996 no Japão e 1997 na Europa. O título narra, com algumas alterações, desde o confronto contra Freeza até o embate com Kid Boo. Semelhantemente ao segundo e terceiro título da série Super Butōden, Hyper Dimension também conta com 10 personagens jogáveis e possui modo multiplayer.

Uma mudança em relação aos jogos de luta abordados anteriormente é o fato de que Hyper Dimension não possui um cenário extenso nem uma divisão de tela ocasionada pelo distanciamento entre os indivíduos. Outra particularidade é a presença de ataques especiais extremamente poderosos que podem ser utilizados apenas quando o personagem está com a saúde baixa. A despeito desses aspectos, creio que o que realmente chamou atenção na época de seu lançamento foi a possibilidade de jogar com Vegetto.

O próximo capítulo da trajetória de Dragon Ball será…

Dragon Ball recebeu sete jogos para o grandioso Super Nintendo, com todos os de luta ganhando versões ocidentais. No próximo capítulo desta série, entraremos na era dos portáteis e conheceremos os títulos baseados na principal obra de Akira Toriyama lançados para Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. Até lá!

Revisão: Cristiane Amarante

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google