Blast Battle

Nintendo Wii vs Nintendo Switch: a batalha entre dois dos consoles mais vendidos na história

Veja em quais aspectos os dois videogames se destacam neste duelo de gerações.


Com a vida útil do Nintendo Switch chegando cada vez mais perto do final, já é possível começar a analisar a história deste console em comparação a outros modelos. Hoje o duelo será contra o também inovador Nintendo Wii. O sucesso dos dois videogames foi tão grande, cada um em sua geração, que ambos figuram na lista de consoles mais vendidos de todos os tempos. 


O Nintendo Wii foi lançado em 2006 e foi o quinto videogame doméstico da marca japonesa, sendo o sucessor do impopular Nintendo GameCube. Desde o começo da geração do Wii, a fabricante deixou claro que sua intenção era mudar o panorama no mercado de games, entregando um produto que agrada pessoas de todas as idades e que fornece experiências de gameplay inovadoras e extremamente divertidas. 

Já o Nintendo Switch foi o sétimo console doméstico da empresa, que ganhou vida nova após o fiasco do Wii U. O grande diferencial do Switch está justamente em ser mais que um videogame convencional. A Nintendo mais uma vez inovou, ao fazer dele um híbrido entre console de mesa e portátil. 

Além disso, alguns dos melhores jogos da história estão neste aparelho, que falhou mais uma vez na corrida pelo melhor gráfico, mas que entregou narrativas e jogatinas simplesmente fantásticas com seus poderosos títulos. 

Como podemos ver logo de cara, Wii e Switch chegaram no mercado para substituir videogames que se mostraram uma falha da Nintendo. Mas quem será que vence esse duelo de gigantes? Isso, você começa a conferir agora! 

Jogos aclamados

A primeira coisa que se olha em um console para determinar o tamanho de seu sucesso, sem dúvida alguma é sua biblioteca de jogos. E tanto o Nintendo Wii, quanto o Nintendo Switch contam com uma variedade riquíssima de games que marcaram gerações. 

Mas o Switch leva a melhor neste tema. Talvez apenas na franquia de jogos do Mario em 3D que a batalha fica equilibrada. Enquanto o Wii conta com dois Super Mario Galaxy fantásticos, o Switch tem os sensacionais Super Mario 3D World + Bowser’s Fury e Super Mario Odyssey.


Mas se você for analisar outras franquias de sucesso, o Switch fica na frente: 

  • Mario 2D, com Super Mario Bros. Wonder; 
  • Zelda, com Breath of the Wild e Tears of the Kingdom (dois dos melhores jogos de todos os tempos); 
  • Mario Kart 8 Deluxe; 
  • Animal Crossing: New Horizons; 
  • Jogos de aventuras tradicionais de Pókemon chegando aos consoles de mesa; 
  • Kirby, com The Forgotten Land (seu primeiro jogo em 3D); 
  • Jogos AAA de grande qualidade e jogabilidade melhor do que o Nintendo Wii poderia proporcionar com seu Wii Remote, que era o controle que acompanhava o console de fábrica. 

Neste quesito, na minha humilde opinião, não há papo. É ponto para o Nintendo Switch com certa folga. Mas claro, sem desmerecer os jogos do Nintendo Wii, que são de grande qualidade também. 

Placar: Nintendo Wii 0x1 Nintendo Switch

Inovação

Batalha duríssima agora, galera. O Nintendo Wii surgiu dentro de uma geração de consoles em que o próximo passo a ser dado era incluir uma forma de o consumidor jogar com o movimento do seu próprio corpo. A Microsoft fez isso com o Kinect, a Sony, com o PS Move e PS Camera e, claro, a Nintendo não ficaria para trás nessa e incluiu na caixa do console o Wii Remote, o Nunchuk e a barra de sensor. 

Só que esses acessórios foram colocados na caixa do Nintendo Wii como kit padrão. O Wii Remote era o principal controle do console e se você quisesse ter uma experiência padrão de jogabilidade, era necessário adquirir um Classic Controller. E isso tinha seu lado positivo, pois era a Nintendo fazendo questão de inserir o jogador dentro de um novo hábito de jogo, mas também poderia ser negativo para gamers mais hardcore. 


E claro, a estratégia da Nintendo deu super certo e tornou o Wii um console superacessível para quem quisesse jogá-lo (falarei disso de forma mais profunda daqui a pouco). 

Mas há um grande porém neste embate. O Nintendo Switch pegou as principais inovações do Wii em controles, melhorou todas elas e ainda fez tudo isso ser possível em um console híbrido, que pode ser tanto de mesa, quanto portátil e até mesmo tabletop, sem a necessidade de uma barra de sensor e com uma bateria muito decente. 

Ok, a experiência padrão de jogabilidade com os Joy-Con pode não ser a mais confortável de todas logo de cara, assim como também não foi com o Wii Remote. Mas se em 2006 você ficou surpreso com toda aquela parafernalha do Wii, tenho certeza que ficou ainda mais impressionado com a versatilidade do Switch em 2017. É ponto para o Switão da Massa! 

Placar: Nintendo Wii 0x2 Nintendo Switch

Apelo com um público variado

Será que vem uma goleada do Switch por aí, ou o Wii vai se recuperar? Bom, o quesito apelo com o público pode ditar um novo ritmo para esta batalha. É bem simples de entender: qual dos consoles conseguiu atrair uma diversidade maior de público, facilitando a jogabilidade e o manuseio do controle tanto para crianças, adultos e idosos? 

A resposta aqui só pode ser Nintendo Wii. Inclusive, há um estudo muito interessante realizado por pesquisadores do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unesp Marília e da Universidade Federal de São Carlos que tem como tema o uso do Nintendo Wii como recurso terapêutico para idosos, dentro da perspectiva da terapia ocupacional. Vale muito a pena ler esse artigo. 

E de fato o Wii foi o console que literalmente botou a galera para se mexer (de crianças a idosos), tanto com o clássico Wii Sports, quanto em diversas outras opções de jogos, como: Wii Fit, Wii Party, Wii Play, Wii Sports Resort, e outros inúmeros games de dança, ginástica e esportes. 


E por que o Wii leva a melhor neste quesito, na minha opinião? Bom, o Wii tinha controles e acessórios mais parrudos, que não contavam com uma tela acoplada neles, facilitando a vida do usuário, independentemente de sua idade. 

O Switch, apesar de ser maravilhoso, tem suas fragilidades estruturais e pode ser quebrado de uma forma mais fácil ou até mesmo ter seu manuseio considerado algo muito mais difícil do que no Wii.

É aqui que o Wii começa a sua remontada?

Placar: Nintendo Wii 1x2 Nintendo Switch

Resolução de vídeo em relação aos rivais

Como falei no começo do texto, os dois projetos deixaram claro desde o início que hardware, e, consequentemente, os gráficos, não eram as principais preocupações da Nintendo. Porém, esse é um fator que ficou ainda mais relevante com o passar dos anos, para os gamers mais hardcore. 

A indústria dos games virou uma grande batalha de quem é capaz de reproduzir jogos com a melhor qualidade de imagem possível (o que consequentemente encarece os produtos, mas isso é um papo para outra conversa). 

Com tudo isso em mente, é óbvio que uma comparação entre Switch e Wii não tem o menor cabimento, sendo que o primeiro foi lançado mais de dez anos depois que o segundo. O confronto deve ser feito de acordo com a frente que eles fizeram em relação aos seus rivais de geração. 

Melhor resolução possível nativa na sétima geração de consoles:
  • Nintendo Wii: 480p;
  • Xbox 360: 1080p;
  • Playstation3: 1080p.
Melhor resolução possível nativa na nona geração de consoles:
  • Nintendo Switch: 720p (portátil) e 1080p (TV);
  • Xbox One: 1080p (Fat e S) e 4K (X);
  • Playstation 4: 1080p (Fat e Slim) 4K (Pro).

Aqui a disputa tem um vencedor claro e é o Nintendo Switch. Ele está atrás de seus rivais de geração no quesito resolução de vídeo, mas não tão atrás como o Nintendo Wii esteve. A grande pegadinha desta questão aqui, é que, talvez, lá nos anos 2000, essa diferença entre o Wii e seus rivais não era tão perceptível. Convenhamos, eram poucas as pessoas com poder financeiro para aliar uma TV HD e o console da geração atual naquela época. 

Por muito tempo a disputa acabou sendo nivelada pela qualidade de imagem dos televisores, dentro de um período em que esses aparelhos eram muito menos acessíveis do que agora. 

Quanto mais barata a TV 4K foi ficando, por exemplo, maior passou a ser a importância dos gráficos em alta resolução e mais evidente ficou a distância de um console para outro, coisa que não era tão possível de se reparar há 15 ou 20 anos. 

Mas aqui, sem dúvidas é ponto para o Nintendo Switch. 

Placar: Nintendo Wii 1x3 Nintendo Switch

Quantidade de vendas

Sim, eu vou usar mais dados para evidenciar (ainda mais), neste último tópico da avaliação, a já garantida vitória do Nintendo Switch. E aqui, ele não pode ser tocado pelo Wii. 

O Nintendo Switch teve aproximadamente 139 milhões de vendas (dado de janeiro de 2024), enquanto o Nintendo Wii fechou com cerca de 101 milhões de aparelhos vendidos, uma diferença de 38 milhões, que deve continuar aumentando até o fim da vida útil do Switão. 


E quando o assunto é vendas, não tem jeito, esse é o dado que mais pode demonstrar o sucesso de um console ou de qualquer outro produto no mercado. Aparelho ruim não vende. E entre os aparelhos de altíssima qualidade, como o Switch e o Wii, o que mais vender pode, sim, ser visto como o de maior sucesso. 

É claro que é importante considerar algumas particularidades, como as versões e revisões de cada console e o preço de cada uma dessas variações. Por isso mesmo deixei o assunto "vendas” para o final do combate. Para não deixar que números sem contexto influenciem na minha opinião sobre qual console foi o melhor. 

Mas depois de toda a minha argumentação ao longo do texto, a quantidade de vendas serve como uma confirmação do sucesso do Nintendo Switch, que ganha mais este ponto no duelo. 

Placar: Nintendo Wii 1x4 Nintendo Switch

E o vencedor é: Nintendo Switch

Na minha opinião, o Nintendo Switch é o melhor console da história da marca e ganha esse combate ao não só aprimorar tudo que o Nintendo Wii trouxe de bom para o mundo dos games, como também acrescentar novas tecnologias e funcionalidades surpreendentes que tornam a jogatina ainda mais divertida e confortável. 

Porém, quero deixar registrado o meu máximo respeito ao Nintendo Wii, que marcou uma geração e chegou a ser por alguns anos o console de mesa mais vendido da fabricante. Foi uma honra ter feito essa análise e ter mergulhado de forma tão profunda na história desses dois videogames históricos. E deixarei aqui a provocação: na sua opinião, quem vence essa luta? Conte nos comentários! 


Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google