Future Blast

Super Mario Bros.: qual será o futuro da série 2D?

Após o sucesso de Super Mario Bros. Wonder, qual caminho a Nintendo vai escolher para a franquia?


O ano de 2023 pode ter sido o de maior sucesso em toda a história do Super Mario Bros. Mas a dúvida que fica agora é: qual será o futuro da franquia de jogos 2D do personagem?
A Nintendo foi certeira ao criar as sensações de nostalgia e encantamento com Super Mario Bros - O filme, uma produção muito divertida e para todas as idades. 


Uma bela isca para a obra de arte que estava por vir: Super Mario Bros. Wonder, um jogo maravilhoso, que inovou em uma série há algum tempo estagnada. Mas o que a empresa fará com toda essa fama? 

Neste texto vou analisar o atual cenário de sucesso do personagem, o que mais dá para aproveitar de Super Mario Bros. Wonder e como isso vai afetar a versão mais clássica dos seus games, que é o estilo de plataforma 2D. Vem viajar na “marionese” comigo!

Como manter o sucesso de Super Mario Bros. Wonder

Super Mario Bros. Wonder foi um refresco de criatividade dentro de uma franquia que estava vivendo apenas da nostalgia. Os jogos anteriores, conhecidos como New Super Mario Bros., eram bons, mas traziam poucas ou nenhuma nova mecânica, história, motivação dos personagens e power ups. 

E passar ileso por uma era na qual pouca coisa nova surgiu dentro da franquia 2D, é um grande feito da Nintendo, que claramente apostou suas fichas nos jogos 3D, de esportes e party. Ainda assim, uma renovação se fazia necessária e o filme (o segundo mais rentável de 2023, na indústria do cinema) preparou o terreno de forma perfeita para o lançamento de Super Mario Bros. Wonder, que foi até indicado para o prêmio de jogo do ano no The Game Awards. 

Mas afinal, como manter o sucesso de Super Mario Bros. Wonder e não deixar a peteca cair? Não será uma tarefa fácil para os criativos da Nintendo, mas consigo imaginar alguns caminhos que a empresa poderá tomar dentro dos próximos anos. 

DLC de Super Mario Bros. Wonder


O primeiro deles é: lançar um DLC para o game no mesmo período em que o segundo filme, com estreia planejada para abril de 2026, estiver em cartaz. Eu sei, é loucura imaginar que a Nintendo lançaria uma expansão para Wonder quase três anos depois de seu lançamento. Mas convenhamos, seria uma jogada segura e que pode dar uma vida nova às vendas deste jogo. 

E digo mais, o DLC poderia ser disponibilizado de forma gratuita para assinantes do Nintendo Switch Online + pacote de expansão, além de, claro, ser vendido na eShop por um preço não tão absurdo. É uma aposta sem muitos riscos, dentro de um game muito marcante e de extremo sucesso. 

Uma continuação para Super Mario Bros. Wonder

Outro caminho possível é o lançamento de Super Mario Bros. Wonder 2, com mais aventuras de Mario e sua turma no Reino Flor. Há muito mais para explorar e conhecer naquele mundo e a dinâmica trazida pela flor fenomenal tornou o jogo tão imprevisível, que valeria muito a pena proporcionar aos fãs uma nova viagem maluca ao local. 

Novos personagens, insígnias e power ups podem ser apresentados ao público, que também clama por mais dificuldade no jogo (a galera esquece que a franquia é para todas as idades). 

No entanto, não acredito que um novo jogo 2D da franquia seja lançado tão cedo, mesmo com o segundo filme vindo aí. Talvez a aposta da vez seja em um game em três dimensões, já que Super Mario Odyssey estará muito perto de completar seus nove anos. 

Com o sucesso de Wonder, não vejo sentido em não capitalizar ainda mais dentro deste novo mundo e aproveitar as novas mecânicas de gameplay que foram criadas. Tenho um pouco de receio que a franquia retorne ao seu modo mais tradicional, como foi feito no New Super Mario Bros., mas os fãs estão cada vez mais exigentes e sem dúvidas a Nintendo olhará para isso de forma muito positiva. 

Sair do Reino Flor e explorar mais um novo mundo

Depois de anos e anos de Reino dos Cogumelos, Mario e seus amigos foram explorar o novo, atraente, engraçado e insano Reino Flor. A coragem de sair da zona de conforto deu muito certo para a Nintendo, então não seria tão estranho ver a empresa levar o encanador mais querido do mundo para um novo local. 


Uma das possibilidades de mundo novo que mais me atrai é o espaço. Ter um jogo 2D bem construído ao estilo do universo de Super Mario Galaxy seria fantástico. Outra aventura superinteressante seria a de Mario dentro do mundo de Donkey Kong, algo que foi um pouco mostrado dentro do próprio filme do encanador. Ali poderiam surgir novos desafios, power ups e até uma participação especial do próprio Donkey Kong. 

E claro, existem muitas outras opções de mundos e cenários para inserir Mario e seus amigos, e se a Nintendo não voltar às raízes tradicionais da série, com certeza algo muito bom poderá surgir. 

Chegou a hora de dar um refresco para o Bowser

O homem está de coração partido. São anos e anos tentando conquistar a Princesa Peach com seu jeitinho nada convencional. Mas talvez o próximo jogo da franquia 2D de Mario seja o momento ideal para dar uma folguinha para um dos vilões mais carismáticos do mundo dos videogames, o Bowser. 

Desde que a gente se entende por gente, Mario está tirando o mundo das garras do Bowser e seu exército gigantesco. Por mais que com o passar dos anos essa batalha tenha evoluído e aparecido nos jogos sempre com alguma alteração na apresentação (em Mario Wonder isso foi muito bem feito, por sinal), sinto que essa é a hora de inovar no vilão e trazer um novo desafio para o Mario, que já deve estar cansado de vencer seu rival de longa data. 

Isso não significa uma aposentadoria do Bowser, de forma alguma. Mas sim um refresco para o cara. Ainda mais depois dos acontecimentos de Super Mario Bros. Wonder e com a possibilidade de o game continuar sendo ambientado no Reino Flor. A troca momentânea de vilão pode, sim, representar mais um refresco para a franquia.


Mas afinal, quem deveria substituir o Bowser durante suas férias? Wario e Waluigi seriam minhas primeiras escolhas, com certeza. Esses personagens acabaram cativando o público com o passar dos anos e ver que tipos de trapalhadas eles podem aprontar para tentar derrotar o Mario no Reino Flor é algo que desperta muito a minha curiosidade. 

Alçar Kamek ao status de vilão principal também é algo intrigante. O que este mágico pode fazer de grandioso dentro de uma série em que ele sempre esteve posicionado como mais um no exército do Bowser? Gostaria muito de ver o crescimento deste vilão acontecer e sem dúvidas ele traria grandes desafios para a turminha do Mario. 

Outra alternativa seria criar um novo personagem para ser o vilão. Alguém que apresente novos poderes e que surpreenda o Mario nas batalhas. Seria um deleite para os jogos e para as peças de merchandising, sem dúvidas. 

O que eu acho que vai acontecer com a franquia 2D de Super Mario Bros.

Depois de tanta viagem na “marionese”, chegou a hora de falar sobre o que acho que vai acontecer com a franquia. Eu sinceramente não espero que um novo game 2D seja lançado próximo ao segundo filme do encanador, como foi Mario Wonder. Acho que a Nintendo deverá apostar em um jogo 3D e vai tentar extrair o máximo do último jogo 2D antes de colocar um novo game no mercado. 

Acho difícil que um DLC de Super Mario Bros. Wonder seja lançado, apesar de ver isso com bons olhos. Ainda mais com um novo console da Nintendo chegando aí, seria absolutamente sensacional. 

O mais provável na minha opinião é que seja lançado daqui a uns quatro ou cinco anos, um Super Mario Bros. Wonder 2, com ambientação ainda no Reino Flor, mas com novas mecânicas de jogo, poderes e história, sempre bebendo demais da fonte do primeiro jogo, que é uma maravilha, como o próprio nome diz. 

Dito isso, acho que podemos esperar coisas grandiosas não só para Mario, como também para os outros personagens da série, que estão cada vez mais ganhando protagonismo em spin-offs, como é o caso do Luigi, Wario e agora da Princesa Peach. O futuro tem tudo para ser excelente, agora é torcer para a Nintendo continuar acertando. 

Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google