Top 10

10 jogos cancelados de Nintendo 64

Vamos conhecer 10 jogos que quase marcaram presença no N64, mas que acabaram não vendo a luz do dia.

em 17/06/2024

O Nintendo 64 foi o lar de inúmeros jogos incríveis, alguns dos quais foram tão importantes revolucionários que influenciam os games até hoje, como Super Mario 64, The legend of Zelda Ocarina of Time e Star Fox 64. Apesar disso, o console acabou sofrendo com baixa adesão de estúdios e publicadoras, o que tornou sua biblioteca bem reduzida se comparada ao seu maior concorrente da época. Na mesma medida, hoje sabemos que o console conta com uma grande quantidade de jogos que foram cancelados, muitos dos quais descobrimos por meio de vazamentos que surgem na internet.

Assim, vamos relembrar alguns dos jogos cancelados do saudoso N64.

Resident evil 0


Com o incrível port de Resident Evil 2 para o Nintendo 64, e, claro, seu sucesso entre os fãs, a Capcom resolveu dar ao console um Resident Evil para chamar de seu. Assim, no início dos anos 2000, a empresa chegou a anunciar um jogo exclusivo que seria uma prequela da franquia, Resident Evil 0. 

Pode-se dizer que esse jogo foi um dos cancelamentos mais famosos, visto que ele apareceu abundantemente em eventos na época, já com o cenário clássico do trem disponível. Muitos dos elementos na versão lançada do jogo para o Gamecube já estão presentes aqui, a alternância entre os personagens jogáveis é um exemplo.

Pouco tempo depois de seu anúncio e apresentações nos anos 2000, o jogo foi cancelado, sem motivos oficiais tanto por parte da Capcom quanto da Nintendo, mas dois anos mais tarde, Resident Evil Zero saiu para o console de 128 bits, permanecendo exclusivo por anos.

Kirby’s Air Ride


Outro jogo que foi originalmente planejado para o Nintendo 64, mas foi levado para o Gamecube. Kirby’s Air Ride foi um jogo de corrida, spin-off da franquia da bolota rosa, que aparentemente estava planejado para os primeiros anos do N64, mas, depois de algum tempo, deixou de ser comentado. Suspeita-se que uma possível demora no desenvolvimento, indo até próximo ao fim da vida do console, fez com que ele fosse então refeito para o próximo console, sendo lançado então em 2003.

Ele é um dos jogos cancelados que se pode encontrar diversos vídeos de beta e promocionais na internet com certa facilidade.

Dinosaur Planet


Dinosaur Planet é um caso bastante conhecido. O game já estava bastante desenvolvido quando então foi cancelado e levado também para o Gamecube, mas ao invés de ser mantido como um standalone, uma franquia completamente nova, foi incorporado e transformado em Star Fox Adventures. O que sabemos é que este também seria um jogo de fim de vida do Nintendo 64 e a estética de animais antropomorfizados, que se assemelhava muito ao conceito de Star Fox, fez com que a Big N tomasse esse rumo de ação. 

Dinosaur Planet surgiu na internet alguns anos atrás, sendo possível encontrar até versões limitadamente jogáveis, tornando possível ver o quão avançado o jogo estava e como seu nível de detalhamento era surpreendente.

Super Mario 64 2


Com lançamento previsto para o ano de 1999, Super Mario 64 2 seria uma continuação direta do jogo original, contando com diversas mecânicas novas, incluindo um modo multiplayer e mais personagens jogáveis, que se resumiram ao Luigi e o uso do Yoshi como montaria.

Super Mario 64 2 seria um jogo para o add-on Nintendo 64-DD, que se mostrou um fracasso de vendas e logo foi cancelado, levando consigo diversos títulos, incluindo essa continuação. 

Segundo a própria Nintendo, vários aspectos desse game cancelado acabaram sendo utilizados em jogos posteriores, tais quais, Super Mario Sunshine, Galaxy e Galaxy 2.

Pokémon RPG


Um dos casos mais obscuros, ainda assim curiosos, é o de Pokémon RPG, que supostamente seria um jogo da série core de Pokémon no Nintendo 64, que, se tivesse acontecido, teria antecedido o que só veio a acontecer no Nintendo Switch.
Logo nos primeiros anos do Nintendo 64, a companhia anunciou diversos jogos da franquia Pokémon para o console, entre eles Pokémon Stadium, Pokémon Snap, Hey you, Pikachu! e Pokémon RPG, sendo este último o único a não ver a luz do dia, por razões nunca esclarecidas, mas suspeita-se que ele seria lançado no Nintendo 64-DD. 

Entre as muitas suposições está a possibilidade de que a base desse jogo cancelado foi usada para a criação de Pokémon XD: Gale of Darkness, spin-off da série, jogo que. por sua vez, teve muitos elementos (como os Pokémon sombrios e a captura de Pokémon de vilões) repaginados no Pokémon Go.

Eternal Darkness


Eternal Darkness é um incrível survival horror com pegada lovecraftiana lançado para Nintendo Gamecube, mas que inicialmente foi planejado para o Nintendo 64. Como acontece com a maioria dos jogos cancelados, muito pouco se sabe sobre o motivo do cancelamento, mas, nesse caso, especula-se que foi mais um dos games de fim de vida do console que foi recriado para seu sucessor.

Apesar de ser um dos melhores survival horrors e provavelmente o único exclusivo da Nintendo, Eternal Darkness acabou ficando no esquecimento, sendo lembrado e celebrado como um cult pelos aficionados pelo gênero.

Rev Limit

Jogo de corrida que deveria rivalizar com jogos similares do PlaySstation, Rev Limit, era um game no estilo arcade. Foi planejado para o Nintendo 64-DD e, só com isso já sabemos seu destino. Ainda assim, ele deveria ser uma grande adição ao estilo no N64, ainda mais usando as capacidades que o add-on davam ao console, removendo certas limitações e permitindo muito mais conteúdo e qualidade graças à maior capacidade de armazenamento dos discos magnéticos do DD.

Riqa


A mais recente “descoberta” com relação a jogos cancelados no Nintendo 64 é Rqia, jogo de ação e aventura, que também chegou a ser anunciado para 1999, estando presente inclusive em revistas (junto com outro jogo cancelado, mas que acabou dando as caras no Gamecube, Eternal Darkness), mas, pouco tempo depois, nunca mais se ouviu falar dele.

Mesmo já tendo aparecido aqui e ali pela internet através de vídeos de demos, postados por um dos membros de desenvolvimento do jogo, ele acabou não sendo tão comentado ao longo dos anos. Mas, recentemente, uma versão jogável e bastante acabada foi disponibilizada na internet, muito provavelmente pelo mesmo membro de seu time de desenvolvimento.

Atualmente, Riqa vem sendo descrito como o “Tomb Raider” da Nintendo, visto que uma das protagonistas tem certa semelhança com Lara Croft e o estilo de ação com resolução de puzzles é bem característico.  Ao que tudo indica, Riqa seria publicado pela própria Nintendo e não se sabe o motivo do cancelamento.

Dream


Este é um caso bastante curioso: Dream, da Rare, que inicialmente começou como um RPG para o Super Nintendo, foi cancelado e recomeçado no Nintendo 64. Seu desenvolvimento se prolongou, mudou de rumo, fazendo o jogo inclusive acabar mudando de gênero. 

No final da história, Dream, um RPG com temática de piratas acabou sendo cancelado, mas muito do produto de seu desenvolvimento foi reutilizado para outro jogo, Banjo-Kazooie, que por sua vez é um dos grandes clássicos de sua geração e um dos melhores platformers 3D.

No ano de 2023, um dos cofundadores da Rare, Tim Stamper, passou a postar algumas imagens e vídeos de jogos cancelados pela produtora, Dreams estando entre eles.

Thornado (Turrican 64)


A franquia Turrican, clássica dos 8 e 16 bits, quase foi para os 64 bits do console da Nintendo. Pouco se sabe sobre seu desenvolvimento, além de que estava sendo produzido pela Factor 5, a mesma de Star Wars: Rogue Squadron, e que seguiria um molde 3D, abandonando o 2D tradicional da franquia. 

Há poucos detalhes do jogo, ainda que seja possível encontrar algumas poucas screenshots em baixa resolução, mas, pelo que é possível notar, ele teria um estilo visual bem parecido com o de Fighting Force 64, mas, provavelmente, focando no uso de armas como é tradicional de Turrican. Thornado também quase teve o mesmo destino de diversos outros jogos dessa lista, sendo levado para o Gamecube, mas também foi cancelado.

Muitos cancelamentos, muitas realocações

Hoje sabemos que o Nintendo 64 tem uma imensidão de títulos cancelados ou refeitos, que de quando em quando pipocam na internet, seja como vídeos, revistas, screenshots e, às vezes, como a maioria mais gosta, como demos jogáveis ou até mesmo jogos quase completos. Mas o melhor de tudo é que esses ressurgimentos fazem aflorar uma parte muito interessante da história dos jogos e da própria Nintendo.

Revisão: Cristiane Amarante



Fernando Paixão Rosa, normalmente referenciado por Lorde é Bacharel em Letras, redator na web há mais de dez anos e escritor com alguns livros publicados. Escutando música 24h/dia, é fã de cultura pop em suas muitas manifestações e mais fã ainda das IP's da Nintendo. Ocasionalmente faz lives na twitch: @lordeverso
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.