Após o anúncio de Suicune como personagem jogável em Pokémon UNITE, muitos jogadores deram início ou sequência às suas aventuras pela ilha de Aeos em busca do Pokémon Aurora.
Suicune é um Pokémon da categoria All-Rounder e seu foco está em habilidades de controle de terreno e aplicar a condição FREEZE nos adversários. Ainda, é o primeiro personagem All-Rounder que utiliza o Special Attack como base para seus golpes.
Cada All-Rounder possui um conjunto de habilidades distintas e, com isso, ainda que sejam flexíveis e possam cumprir diversas funções, há aquelas que todos são capazes em virtude do que ser um All-Rounder significa.
Pensando nisso, decidimos compilar uma série de dicas para você que está começando agora e também para os jogadores mais experientes. A ideia é apresentar a categoria, seus pontos fortes e fracos, e como seu estilo de jogo pode se adaptar de acordo com a situação da partida. Boa leitura!
Como jogar de All-Rounder
Os Pokémon All-Rounder são aqueles que combinam dano com durabilidade, embora não sejam especialistas em nenhum deles. Ou seja, ainda que possam causar um bom dano nas lutas e sobreviver a combinações explosivas, há limitações que precisam ser consideradas.
Geralmente, os All-Rounders iniciam as lutas, pois ficam na linha de frente da equipe. Isso não quer dizer que sempre serão os responsáveis por isso. Como dissemos acima, por vezes, um Pokémon dessa categoria pode ajudar muito mais sua equipe protegendo os mais frágeis do que simplesmente ir para frente e deixar a retaguarda exposta.
Pokémon de explosão como Aegislash e Machamp são ótimos iniciadores, já que suas habilidades lhes dão mobilidade e encurtamento de distância, conhecido como Gap Closer. A ideia desses Pokémon é iniciar a luta em equipe alvejando o alvo mais frágil do adversário. Quando isso acontece, todo o time inimigo irá protegê-lo.
Nesse instante, use seu Unite Move para atingir a maior quantidade de adversários possível para causar um bom dano e preparar a entrada de sua equipe no combate.
Já Buzzwole e Suicune adotam um estilo diferente: preferem que o adversário avance neles para retaliar com dano e controle de grupo, conhecido como Crowd Control, ou CC. Desse modo, ao jogar com um desses Pokémon, proteger seu aliado mais frágil pode garantir o sucesso da luta em equipe.
Ao jogar de All-Rounder, certos aspectos do jogo precisam ser seguidos à risca para aumentar suas chances de vitória e também para extrair o potencial máximo de seu Pokémon. Abaixo, separamos alguns tópicos para se ter em mente ao jogar de All-Rounder.
Evite lutar contra Pokémon de longo alcance
Ainda que sejam resistentes e possam absorver dano, os Pokémon All-Rounder são, em sua maioria, melee, ou seja, combate corpo a corpo. Dessa maneira, habilidades de longo alcance podem nocautear os adversários antes mesmo de chegarem no curto alcance.
Outro ponto importante a se considerar é que, com exceção de Lucario e Zacian, todos os Pokémon All-Rounder não são muito bons no começo da partida, dependendo de níveis e suporte da equipe para chegar em seus picos de poder.
Portanto, nessa fase do jogo, evite lutar contra adversários de longo alcance ou perseguições demoradas. Seu foco será garantir experiência para subir de nível, desbloquear suas habilidades e, por fim, jogar mais agressivamente.
Adapte-se às necessidades da equipe
All-Rounders são capazes de se encaixar em qualquer composição. Sendo assim, se seu time precisa de mais dano, adote uma postura mais ofensiva. Agora, se estiver bem servida ofensivamente, mude sua abordagem para um estilo mais defensivo e protetor.
O segredo é consultar as estatísticas da partida para identificar qual kit de habilidades foi escolhido pelo adversário para ajustar seu padrão de jogo. Veja o seguinte exemplo:
Time adversário: BUZZWOLE, ELDEGOSS, SNORLAX, ABSOL e DELPHOX;
Seu time: SCIZOR, BLISSEY, HO-OH, GENGAR e INTELEON.
No Lv.5, Scyther pode optar por continuar em sua forma base ou evoluir para Scizor, dependendo do golpe que escolher.
Scyther possui um perfil extremamente agressivo, combinando dano explosivo e mobilidade. Scizor, por outro lado, gosta de estender a luta ao máximo e vencer pelo cansaço, já que suas habilidades lhe curam e aumentam sua defesa.
Considerando o time inimigo, ambos são boas escolhas, porém Scizor é melhor por conta de seu kit ser favorável contra a composição inimiga. Sua técnica Bullet Punch causa dano em área e cura Scizor a cada acerto. Seu aprimoramento é conceder um escudo caso acerte um inimigo.
Sua segunda habilidade, Swords Dance, aumenta o dano causado e combina muito bem com Bullet Punch. Seu aprimoramento é reduzir os prejuízos em 50% durante o pequeno avanço da técnica. Logo, Scizor ganha escudo, se cura e ainda reduz o dano sofrido por todas as fontes.
Melhores Itens para All-Rounder
Diferente de outros MOBAs, Pokémon UNITE não possui compra de itens durante a partida. Antes de cada embate, podemos escolher até três itens que farão parte da build daquele Pokémon.
Cada monstrinho possui dois conjuntos de habilidades; com isso, nem sempre os mesmos itens são eficientes. Outro fator importante é que, como escolhemos os itens antes da partida, não podemos mudá-los no meio do jogo. Em outras palavras, escolha de acordo com a forma que gostaria de jogar.
Sendo assim, separamos os melhores itens para se considerar ao escolher um All-Rounder. Vale lembrar que certos Pokémon podem usufruir melhor de um determinado item do que outro.
Muscle Band
Efeito: ao acertar um ataque básico, o dano é aumentado em 1/2/3% do HP restante do adversário. Adicionalmente, concede 15 pontos de Attack e 7.5% de Attack Speed ao usuário.
Perfeito para praticamente todos os All-Rounders, o item Muscle Band pode ser amplamente usado nas builds para melhorar o combate corpo a corpo, e como 99% dos Pokémon dessa categoria utilizam bastante seus ataques básicos, seu efeito será aplicado durante toda a partida.
Focus Band
Efeito: quando o HP atual do Pokémon atinge 25% ou menos, recupera 6/9/12% perdido ao longo de três segundos. Este efeito ocorre uma vez a cada 80 segundos. Adicionalmente, concede 30 pontos de Defense e Special Defense ao usuário.
Geralmente usado pelos Pokémon que gostam de avançar profundamente na equipe inimiga e que apreciam o aumento nas defesas e cura quando as coisas não saem como planejado. Ademais, como a recuperação depende do HP do Pokémon, é melhor utilizado por aqueles que possuem grandes quantidades de vida máxima, como Mewtwo X.
Weakness Policy
Efeito: aumenta o Attack do Pokémon por um curto período em 1.5/2/2.5% quando recebe dano, podendo acumular até 4x. Adicionalmente, concede 210 pontos de HP e 15 pontos de Attack ao usuário.
A mecânica de acúmulo de Attack é melhor utilizada em Pokémon que gosta de lutas extensas como Scizor e Tsareena, mantendo assim os quatro acúmulos pelo maior tempo possível; logo, All-Rounders de explosão como Machamp e Scyther não usam 100% do potencial deste item.
Razor Claw
Efeito: após o uso de uma técnica, o próximo ataque básico causa no mínimo 10/15/20 de dano fixo a mais, e quanto maior for o Attack do usuário, maior o dano. Se este item for usado por um Pokémon melee, o ataque básico também irá reduzir a velocidade de movimento do adversário. Adicionalmente, concede 15 pontos de Attack e 2.1% na taxa de chance crítica ao usuário.
Como sua temática envolve acertos críticos, é melhor aproveitado por Pokémon que possuem habilidades que causam dano crítico, ou que podem aumentar esse percentual através de seus movimentos ou habilidades passivas, como Machamp.
Attack Weight
Efeito: aumenta permanentemente o Attack em 12 pontos ao marcar um goal, podendo ser acumulado até 6x. Adicionalmente, concede 18 pontos de Attack ao usuário.
Ótima escolha para Pokémon que possuem bom Attack e desejam aumentar ainda mais suas capacidades ofensivas. Portanto, funciona melhor em monstrinhos que visam explosão de dano, seja com suas técnicas ou de seus ataques básicos, como Zacian.
Energy Amplifier
Efeito: após usar seu Unite Move, o dano causado pelo Pokémon é aumentado em 7/14/21% por quatro segundos. Adicionalmente, concede 6% a mais na velocidade de carregamento do Unite Move e 4.5% de redução do tempo de recarga do usuário.
Mais um item com foco em explosão. A ideia desse item é começar o combate com seu Unite Move para aumentar o dano de suas habilidades e ataques básicos. A redução no tempo de recarga das habilidades favorece Pokémon que possuem essa característica em suas habilidades, como Scyther.
Escolha seu All-Rounder
Suicune
Um mago de controle disfarçado de All-Rounder. Suicune prefere ficar de média a longa distância com suas habilidades. Sua mecânica de controle de terreno e congelamento com as técnicas Surf + Ice Beam são muito úteis em lutas de equipe, em especial para as equipes adversárias que preferem lutar em bloco, ou seja, todos bem próximos.
Por conta de sua natureza como All-Rounder, o Pokémon Aurora é mais resistente do que um atacante com habilidades similares: Ninetales-Alola. Contudo, dentre os Pokémon classificados como All-Rounder, Suicune está entre os que possuem menor HP, Defense e Special Defense.
Aegislash
Difícil de jogar, porém incrivelmente divertido. Masterizar a troca de posturas é o sucesso para jogar bem de Aegislash. Em sua forma de espada, o dano causado é relativamente alto, podendo ignorar uma porção da defesa do adversário através da técnica Sacred Sword.
Já sua forma de escudo é altamente resistente, recebendo diversos escudos e redução no tempo de recarga de suas habilidades. A troca de posturas durante a luta é algo constante, logo Aegislash segue à risca o que significa ser um All-Rounder.
Mewtwo X
O clássico exemplo de um lutador. Mewtwo gosta de trocar socos com os adversários para encher sua barra e se transformar em Mega Mewtwo X, aumentando praticamente todos os seus atributos em 10% graças à sua passiva, e dificilmente será parado sem mobilizar alguns jogadores.
Sua habilidade Future Sight puxa o adversário para o alcance de corpo a corpo e aplica uma marca. Após um breve intervalo, a marca explode causando ainda mais dano. Sem considerar sua forma mega, Mewtwo está no meio da tabela. Ao megaevoluir, torna-se um dos All-Rounders com os maiores atributos.
Charizard
O estilo de luta de Charizard é conhecido como DPS, ou dano por segundo para os íntimos. Seu ataque básico não causa o dano todo de uma vez. Na verdade, a cada tique, uma parcela do dano total é aplicado. Mesmo sendo um All-Rounder, a distância de seu ataque básico é maior, permitindo alvejar os alvos com certa segurança.
Seu verdadeiro potencial é a partir de suas habilidades Flamethrower ou Fire Punch, que deixam os adversários com status de BURN, aumentando o dano de seu ataque básico. Seu Unite Move, Seismic Slam, faz a mesma coisa, porém aplica o efeito em área, transformando Charizard em um derretedor de barras de vida.
Prós
- Pode jogar em qualquer região do mapa e aproveitar igualmente a distribuição de experiência;
- Atributos balanceados permitem um estilo de luta flexível e que se adapta às adversidades;
- Responde as escolhas adversárias para ter vantagem direta (counter).
Contras
- Ainda que seja equilibrado, não é especialista em um determinado aspecto do jogo, podendo ser superado em algumas partidas;
- A grande maioria dos All-Rounders possui uma curva de crescimento que exige o acúmulo de experiência do começo para o meio da partida, retardando seu pico de poder;
- O combate corpo a corpo é facilmente explorado ao entrar na luta de maneira equivocada, por adversários de longo alcance ou aqueles com habilidades de movimentação.
A classe dos All-Rounders é uma boa pedida para quem gosta de jogar de maneira flexível sem abrir mão de causar dano. Em vez de se especializar em uma única função, os Pokémon All-Rounder podem tanto ajudar seu time defensivamente como no ataque.Por mais que não sejam especialistas, sua presença é sempre bem-vinda em uma equipe, pois podem causar dano e desabilitar a movimentação dos adversários com técnicas de controle de grupo.
Revisão: Alessandra Ribeiro