Análise indica que hardware do Switch 2 estava pronto desde 2021

Descoberta reforça rumores de que o "Switch Pro" era parte do plano para o novo console.

em 13/05/2025

Recentemente, os especialistas Geekerwan e Kurnal conduziram uma análise detalhada do chip T239, supostamente utilizado no Nintendo Switch 2. Os resultados sugerem que o design do hardware foi concluído já em 2021.

Essas descobertas vieram à tona após algumas placas-mãe do novo console surgirem à venda em sites de varejo chineses. Ambos conseguiram adquirir as peças e iniciar os testes, mesmo com o lançamento oficial ainda a algumas semanas de acontecer.

Segundo a análise — que teve seus principais pontos resumidos pela Digital Foundry — o chip do Switch 2 foi fabricado com tecnologia de 8nm, podendo até apresentar características de 10nm. Ele tem 207mm², superando os 166mm² do Steam Deck original. Em comparação, o novo processador é 75% maior que o do Switch original e duas vezes maior que o usado no Switch Lite.

O fato de o chip T239 já ter sido “taped out” (etapa que marca a finalização do design para produção) confirma que o projeto estava pronto em 2021. Para efeito de comparação, Geekerwan cita o chip NVIDIA GA107, também de 8nm, que teve o design finalizado em 2020 e chegou ao mercado no ano seguinte em diversas GPUs.

Essas informações reforçam a ideia de que os antigos rumores sobre um possível "Switch Pro" podem ter sido, na verdade, uma mistura de especulações sobre o modelo OLED e os primeiros estágios do desenvolvimento do novo console. Como destaca a Digital Foundry: “Com o olhar retrospectivo, parece provável que o Switch Pro tenha sido uma fusão de rumores — parte do modelo OLED, parte do trabalho preliminar do console que será lançado oficialmente em 5 de junho.”

Siga o Blast nas Redes Sociais
Leandro Alves
Leandro Alves é designer gráfico formado e especialista em Design Estratégico pela Unicarioca, além de UX Designer com formação pela ESPM e pela escola britânica Design Institute. Diretor Geral, Diretor Editorial e Diretor de Arte das revistas GameBlast e Nintendo Blast, iniciou sua paixão por videogames com The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fã da Nintendo, mas sem esconder sua admiração pelo PlayStation, tem como séries favoritas Kingdom Hearts, Pokémon, Splatoon, The Last of Us, Uncharted e Xenoblade Chronicles. Está no Instagram e Twitter.