Cartões de jogo virtuais e licenças online: entenda como funciona o uso e compartilhamento de jogos no Switch após a nova atualização

Com a atualização 20.0.0, o Switch passa a operar de uma forma diferente no compartilhamento de jogos.

em 05/05/2025
No dia 29 de abril, a Nintendo liberou uma nova atualização para o Switch, a 20.0.0, trazendo várias novidades tendo em mente, em particular, a chegada do Switch 2 em junho. Uma das principais adições foi o sistema de cartões de jogo virtuais, uma mudança para a forma de compartilhar jogos com outras pessoas que gerou várias dúvidas.

Como tudo funcionava antes

Desde o lançamento do Switch, temos perfis de usuários, permitindo que pessoas diferentes possam aproveitar o mesmo sistema. Cada perfil tem saves separados e pode comprar títulos para sua conta pessoal da Nintendo, podendo assim acessar os mesmos jogos em outros consoles também.

Cada conta só podia estar associada a um console como seu sistema primário, enquanto outros sistemas seriam considerados “secundários”. No console primário de um jogador, qualquer outro usuário poderia acessar os jogos digitais dele. Porém, no secundário, apenas sua conta teria acesso àquele título. Isso significa que nenhum outro usuário teria acesso àquele jogo.

Já os jogos físicos seguem a mesma estrutura de sempre: basta colocar o cartucho em um sistema para jogar. É possível emprestar, doar ou até revender os cartões que o jogador adquirir, fazendo com que outras pessoas tenham acesso a eles.

Com base nesse conceito, a Nintendo decidiu criar o sistema de cartões de jogos, uma nova forma de “emprestar jogos digitais” para outros usuários. Porém, além de ter grandes restrições, ele acompanha mudanças significativas que geraram dúvidas.

Entendendo os cartões digitais

A atualização 20.0.0 passa a tratar os jogos digitais e DLCs como cartões de jogos que os jogadores podem emprestar para outras pessoas. Quem estiver com o cartão em seu sistema poderá acessar o jogo a qualquer momento de forma offline em quaisquer contas de seu console pessoal. Porém, o sistema é acompanhado de restrições significativas.

Primeiramente, não é possível emprestar os jogos para quaisquer amigos: apenas quem faz parte da mesma família pode receber e enviar os cartões. Além disso, é necessário estar na mesma rede local para poder fazer esse empréstimo, ou seja, pessoas que moram muito distante de seus amigos e familiares não poderão aproveitar o novo sistema. Ambos os consoles precisam estar conectados à internet também.

Outra restrição importante é que não é possível emprestar um cartão se o sistema de quem recebe possuir contas de famílias diferentes. Com isso, um jogo digital “emprestado” só funciona para quem é da mesma família Nintendo, sem brechas no sistema de cartão digital.

Imagem promocional do site da Família Nintendo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma família Nintendo pode ter até, no máximo, oito usuários, que podem, por exemplo, compartilhar os benefícios de um plano família do Nintendo Switch Online. Uma pessoa pode emprestar até três jogos digitais para pessoas diferentes desse grupo, desde que cada uma delas tenha seu próprio console associado. Já quem recebe só pode pegar um jogo por vez, não sendo possível ter títulos de mais de uma pessoa simultaneamente.

Vale destacar ainda que esse empréstimo só funciona por 14 dias, com o cartão sendo automaticamente devolvido para o dono após esse prazo. Tanto a pessoa que pediu emprestado quanto quem concedeu o cartão podem encurtar esse tempo se preferirem, mas não é possível estendê-lo. O que dá para fazer é emprestar o jogo novamente depois da devolução, mas é necessário se conectar novamente na mesma rede local.

Com o sistema de cartões digitais, também é possível manter um segundo sistema com um funcionamento similar ao de um console primário. Primeiramente, é necessário conectar os dois consoles localmente, porém, uma vez que os dois estejam associados, basta acessar a internet para poder mudar os cartões digitais de um console para o outro.

Licenças online: mantendo parcialmente o esquema antigo

Embora, desconsiderando o sistema de empréstimo, apenas dois consoles conectados possam acessar os cartões virtuais, ainda é possível aproveitar os jogos da sua conta em outros sistemas ativando as licenças online. Após ligar essa funcionalidade nas configurações de usuário, será preciso se conectar à internet para abrir um jogo.

As coisas funcionam da mesma forma que nos consoles secundários: apenas um sistema pode acessar o jogo online e é necessário passar por checagens online posteriormente para continuar jogando. Caso outra pessoa esteja acessando o mesmo jogo com a conta, uma delas será impedida.

Infelizmente, com a chegada dos cartões virtuais, uma funcionalidade específica foi completamente cortada. Antes da atualização, era possível que duas pessoas jogassem juntas o mesmo título caso o usuário que não o possuísse estivesse no console primário do dono do jogo enquanto o dono da licença utilizava um secundário.

Essa funcionalidade era, inclusive, explicada no site oficial de suporte da Nintendo, apesar de parecer uma gambiarra. Infelizmente, o sistema de “primário” e “secundário” foi considerado descontinuado, fazendo com que as licenças se tornem exclusivas para um único uso a partir de agora.

Baixando os jogos

Com a chegada dos cartões de jogo, o menu de Redownload não possui mais a mesma funcionalidade de antes, apenas redirecionando o jogador para os cartões virtuais. Seja para baixar os jogos da sua conta ou a de algum outro usuário do sistema, é necessário usar esse menu agora.

No menu inicial do Switch, escolha “Cartões de jogo virtuais” e o usuário que possui os jogos que você deseja baixar. Lá, será possível ver todos os cartões virtuais da pessoa em questão e filtrar ou ordená-los por critérios como data e título.


Após escolher o jogo no menu, teremos as opções de “colocar” o cartão no sistema que estamos usando, carregá-lo em outro console ou emprestar para um membro da família Nintendo. A primeira opção fica disponível caso o jogador não esteja com o cartão disponível ali, o que pode acontecer por ele estar em outro console ou por ter deletado os arquivos do sistema.

Se o console estiver associado à conta, o carregamento é feito automaticamente e começa o download na tela inicial. Caso outro console esteja vinculado à conta, o menu começa o processo de associá-los, exigindo que eles sejam conectados via rede local. Enquanto isso, a opção de carregar em outro console só pode ser usada após ter feito esse processo de vincular localmente, que deve ser iniciado pelo sistema que irá receber o jogo.

Já no menu de empréstimo de grupo de família, são mostradas as pessoas que atualmente estão no grupo de família. Caso ainda seja necessário fazer esse processo, há um botão “Adicionar ao grupo de família” com um QR code para levar à página certa, que é accounts.nintendo.com/family

Enquanto isso, para acessar o sistema de licença online, o jogador precisa primeiro abrir uma das contas na lista disponível no topo esquerdo do menu inicial. Na página do usuário, vá em “Configurações do usuário”, encontre as opções de “Conta Nintendo” e abra o menu “Configurações de licenças online”. Lá, haverá apenas uma opção “Usar licença online”, que, por padrão, está marcado como “Não”.

Para poder usar o sistema, é necessário mudar esse valor para “Sim”. Uma vez feita essa alteração, o jogador precisa fazer o mesmo processo de abrir os cartões de jogo virtuais da conta desejada. Porém, após selecionar o jogo desejado, em vez de usar as opções de carregamento do cartão, é necessário abrir o menu de “Opções” e escolher “Baixar dados”.

Com isso, começará o download. Uma vez que ele termine, o cartão não estará disponível, mas será possível jogá-lo após a checagem online da licença. Contanto que nenhum outro sistema esteja com o jogo aberto ao mesmo tempo, é possível aproveitá-lo.

Uma adição limitada

A adição dos cartões virtuais é uma mudança significativa no processo de acesso às contas e seus jogos nos sistemas Switch. Graças ao sistema de licenças online, ainda preservamos parcialmente o que podia ser feito antes, porém a nova estrutura de empréstimos se mostra extremamente conservadora e limitada, sendo uma adição que poucos jogadores poderão, de fato, aproveitar. Resta ver se haverá melhorias para esse sistema com o tempo.

Revisão: Alessandra Ribeiro
Referências: Nintendo Brasil, suporte da Nintendo

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Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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