Mario Kart: Double Dash!!: diversão e caos em dose dupla

Uma dobradinha que marcou época na franquia e no GameCube.

em 28/05/2025

O lançamento de Mario Kart World está logo ali, e já estamos por dentro de diversos detalhes do novo título da série de corrida estrelada pelo encanador e seus amigos. Corridas com 24 jogadores, novas manobras e pistas interligadas são só algumas das novidades, mas sabemos que a franquia sempre trouxe inovações na jogabilidade a cada lançamento. Uma das mecânicas mais inusitadas até hoje em um Mario Kart foram as icônicas corridas em dupla, introduzidas no título de 2003 lançado para o GameCube, Mario Kart: Double Dash!!.


A proposta do quarto jogo de corrida do bigodudo foi ousada: dois personagens corriam no mesmo veículo, cada um com seu papel na competição. Hoje vamos mergulhar no caos das corridas de Double Dash!!, relembrando o impacto do game e seus aspectos mais marcantes.

Pilotando dobrado

Desde Super Mario Kart no SNES, a série Mario Kart evoluiu constantemente em gráficos, jogabilidade e elenco de personagens jogáveis. Double Dash!! foi, provavelmente, o primeiro a mexer mais diretamente na fórmula central das corridas, permitindo que os jogadores controlassem dois personagens no mesmo veículo. Um ficava responsável pela direção, enquanto o outro lançava os itens obtidos ao longo da corrida (com a possibilidade de alternar entre os dois com o toque do botão “Z”). Essa dinâmica proporcionou uma nova experiência de multiplayer cooperativo, nunca mais vista em um título da série.


Além disso, o jogo introduziu os icônicos itens especiais: cada dupla tinha um item exclusivo em seu arsenal, o que incentivava combinações específicas. Mario e Luigi tinham as tradicionais bolas de fogo, enquanto Donkey Kong e Diddy Kong podiam lançar cascas de banana gigantes, entre vários outros. Essa mecânica adicionava uma camada extra de profundidade às partidas, tornando cada corrida mais imprevisível (e divertida). Esses itens, inclusive, só retornaram à série no jogo mobile Mario Kart Tour, mais de 15 anos depois do lançamento de Double Dash!!.

O jogo também foi pioneiro ao permitir corridas para até 16 jogadores via conexão LAN com múltiplos GameCubes — uma baita façanha para a época, mesmo que pouco utilizada pela maioria dos jogadores mais casuais. Ainda assim, o modo multiplayer local para até quatro pessoas continuava sendo o ponto alto, com as conhecidas batalhas caóticas e disputas acirradas que só um título da série Mario Kart consegue proporcionar.

Pistas marcantes, novos corredores e nostalgia pura

Impossível falar de Double Dash!! sem relembrar as pistas introduzidas no título. Muitas delas retornariam em diversos títulos posteriores da série: Baby Park contava com sete voltas em vez das tradicionais três, proporcionando um caos generalizado com suas curvas acentuadas; Waluigi Stadium trazia uma atmosfera mais radical, com diversos saltos e um cenário repleto de lama; e Yoshi Circuit (talvez a pista mais lembrada do título) desenhava por meio do cenário a figura do carismático dinossauro, com diversos atalhos e detalhes que faziam referência à série de jogos estrelada por Yoshi.


Quando falamos em gráficos e visual, o jogo aproveitou ao máximo o poder do GameCube com cenários vibrantes, animações mais expressivas e um estilo cartunesco que, pessoalmente, acredito que envelheceu muito bem. A excelente trilha sonora (indispensável nos títulos da série) dava o tom perfeito para o clima mais festivo e acelerado das corridas.

Outro destaque fica para a seleção de personagens: temos um total de 20 jogáveis, divididos em 10 duplas “oficiais” (como Peach e Daisy, Bowser e Bowser Jr., e assim por diante). Double Dash!! expandiu o elenco com figuras que retornariam em praticamente todos os jogos posteriores, como Baby Mario, Baby Luigi, Birdo, Waluigi e Toadette. A parceira de Toad, inclusive, foi apresentada ao público pela primeira vez no game. As combinações de duplas possíveis eram diversas, e a seleção entre os 21 karts disponíveis era moldada conforme a dupla selecionada.

Parcerias bem-avaliadas

Na época de seu lançamento, Mario Kart: Double Dash!! foi bem recebido pela crítica e pelos fãs, embora não sem certa controvérsia. A jogabilidade com dois personagens por kart dividiu opiniões: enquanto alguns elogiaram a inovação e o foco em cooperação, outros sentiram falta da simplicidade direta dos jogos anteriores. Ainda assim, o game conquistou uma média de 87 no Metacritic, recebendo destaque pelos gráficos coloridos, trilha sonora enérgica e multiplayer inusitado.


Além disso, com mais de sete milhões de cópias vendidas, Double Dash!! se tornou o segundo título mais vendido no GameCube, ficando atrás somente de outro grande candidato ao páreo: Super Smash Bros. Melee. No fim das contas, apesar das críticas, o jogo ajudou a moldar o futuro da série, abrindo espaço para novas experimentações nos títulos seguintes e o retorno de diversas pistas e personagens.

Um legado que vale por dois

Mesmo com todas as suas experimentações, Mario Kart: Double Dash!! nunca recebeu uma continuação direta que contasse com a mesma fórmula de dois personagens por veículo. Isso só alimentou um culto ao redor do jogo: até hoje, diversos fãs pedem o retorno do sistema de duplas (e muitos teorizavam que essa poderia ser uma das novidades revisitadas em Mario Kart World, antes do anúncio oficial do título). Embora a série tenha evoluído e se tornado cada vez mais polida com os anos, especialmente com a quantidade de conteúdo disponível em Mario Kart 8 Deluxe, há algo de especial na bagunça organizada de Double Dash!! que, para mim, segue sendo insubstituível.


Mario Kart World chega ao Nintendo Switch 2 no dia 05 de junho, e é impossível não olhar para trás e lembrar de uma época em que escolher dois personagens significava dobrar a diversão (e a chance de apanhar de um casco azul). Double Dash!! permanece como um capítulo marcante na história da série Mario Kart: talvez o mais ousado, ou o mais excêntrico, mas, com certeza, um dos mais memoráveis.


E você, leitor? Qual era sua dupla favorita para competir em Mario Kart: Double Dash!!? Conte pra gente nos comentários.

Revisão: Alessandra Ribeiro
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Felipe Castello
Designer gráfico de formação, é fã da Nintendo desde a infância, quando ganhou um SNES usado com Super Mario World e Donkey Kong Country. Apesar do carinho especial pela série Mario, também se diverte com Pokémon, The Legend of Zelda e Animal Crossing. Costuma jogar no (pouco) tempo livre entre os estudos e o trabalho.
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