Em uma nova entrevista da série Ask The Developer, publicada no site da Nintendo nesta quarta-feira (21), integrantes da equipe de produção de Mario Kart World revelaram que o futuro título de Nintendo Switch 2 teve seu desenvolvimento iniciado cerca de oito anos atrás, em 2017.
De acordo com Kosuke Yabuki, produtor de Mario Kart World, protótipos para o jogo começaram a ser realizados em março de 2017, mesmo mês de lançamento do Nintendo Switch original. Os testes se tornaram um projeto oficial da Big N no final daquele ano.
"Já pensávamos no que fazer para o próximo jogo Mario Kart durante o desenvolvimento de Mario Kart 8 Deluxe e começamos a prototipagem em março de 2017. Foi no final daquele ano que começamos oficialmente a trabalhar nele como projeto. Senti que em Mario Kart 8 Deluxe conseguimos aperfeiçoar a fórmula que vínhamos seguindo na série até então, em que os jogadores correm em percursos individuais. É por isso que, desta vez, queríamos que a jogabilidade envolvesse os jogadores dirigindo por um mundo amplo, e começamos a criar um mapa-múndi como este."
Com isso, o game nasceu como um possível lançamento para o primeiro Nintendo Switch. No entanto, as capacidades gráficas do console trouxeram desafios para os desenvolvedores. Segundo eles, seria difícil incorporar tudo que eles planejavam para o jogo sem realizar sacrifícios.
Kenta Sato, diretor de programação de Mario Kart World, comenta:
"Na época, estávamos desenvolvendo Mario Kart World para o Nintendo Switch e, com uma perspectiva de programação calma e serena, analisávamos se seria possível acomodar 24 jogadores. No desenvolvimento de jogos, primeiro você termina de criar todos os diferentes elementos e depois os otimiza para rodar no console. Mas, ao tentar acomodar 24 jogadores, tivemos que fazer todo tipo de otimização de processamento desde o início, enquanto o desenvolvíamos.
Quando estávamos desenvolvendo para o Nintendo Switch, era difícil incorporar tudo o que queríamos, então estávamos sempre conscientes do que estávamos abrindo mão em troca. Discutimos coisas como suavizar o visual, diminuir a resolução e até consideramos reduzir a taxa de quadros para 30 fps em alguns casos. Foi uma situação difícil."
Segundo a equipe, o projeto foi transferido para o Switch 2 em 2020, quando eles somente tinham uma ideia das especificações técnicas da nova plataforma.
Sato lembra a felicidade em poder cumprir a visão do jogo com o hardware mais poderoso do sucessor do Switch atual:
"Quando desenvolvíamos para o Nintendo Switch, muitas vezes nos preocupávamos se conseguiríamos encontrar o equilíbrio certo entre planejamento e desempenho. É claro que o desempenho do console Switch é suficiente para desenvolver diferentes tipos de jogos, mas se tivéssemos incluído tudo o que queríamos no vasto mundo deste jogo, ele não teria rodado a 60 fps e teria sofrido com quedas constantes na taxa de quadros. Acho que havia muita gente na equipe preocupada se conseguiríamos realmente lidar com isso. Mas assim que decidimos lançar este jogo no Switch 2, esperávamos que nossas preocupações desaparecessem de uma vez. Lembro-me de ter ficado muito feliz quando descobri que poderíamos expressar ainda mais do que havíamos planejado originalmente."
Mario Kart World será lançado no mesmo dia que o Nintendo Switch 2, em 05 de junho.
Fonte: Nintendo

