Presidente da Nintendo responde críticas sobre inovação no Switch 2

Com mundo aberto em Mario Kart World e cenários destrutíveis em Donkey Kong Bananza, Nintendo mostra por que o Switch 2 é necessário.

em 13/05/2025

Mesmo trazendo novidades como suporte a mouse e integração com GameChat, o Nintendo Switch 2 tem sido visto por alguns como uma evolução tímida em relação ao modelo original. A semelhança visual e estrutural entre os consoles levantou dúvidas sobre o quanto ele realmente inova.


Durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores nesta semana, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, comentou essas percepções. Segundo ele, os desenvolvedores passaram a exigir mais poder de processamento para continuar entregando uma das principais propostas da empresa: "novas maneiras de jogar".

Furukawa citou dois jogos como exemplo dessa nova geração: Mario Kart World, que terá um mundo aberto e corridas com mais pilotos simultâneos do que nunca, e Donkey Kong Bananza, com cenários destrutíveis — algo que não seria possível no hardware anterior.


Em tradução livre, Furukawa disse o seguinte:
"O desenvolvimento do Nintendo Switch 2 começou como um projeto interno oficial por volta de 2019, mas estamos sempre conduzindo pesquisas e desenvolvimentos de novos hardwares, incluindo pesquisas técnicas básicas.

O Nintendo Switch foi agraciado com muitas boas fortunas, e mesmo em seu nono ano, muitos consumidores ainda o estão jogando. Por outro lado, ao longo dos últimos oito anos, os desenvolvedores de software passaram a precisar de maior poder de processamento de hardware para concretizar um dos valores mais importantes da Nintendo: 'propor novas formas de jogar'.
Por isso, desta vez, buscamos projetar um hardware com grande capacidade em termos de processamento. Acreditamos que Mario Kart World e Donkey Kong Bananza propuseram novas formas de jogar que não poderiam ser realizadas no Nintendo Switch atual.

Sobre sua pergunta em relação à inovação do hardware, o Nintendo Switch 2 pode não parecer ter mudado muito. No entanto, na realidade, tanto o hardware quanto os periféricos foram redesenhados do zero, e sentimos que é um produto muito "à la Nintendo", repleto de engenhosidade e atenção aos detalhes da equipe de desenvolvimento da Nintendo, que cria hardware e software em conjunto.

A partir de agora, desenvolveremos vários títulos centrados no Nintendo Switch 2 e ofereceremos novas experiências de jogo. Nosso objetivo é fazer com que o Nintendo Switch 2 se torne o novo padrão do Nintendo Switch, criando um hardware que continue a proporcionar surpresas frescas aos consumidores."
O Nintendo Switch 2 tem lançamento global marcado para o dia 5 de junho.
Siga o Blast nas Redes Sociais
Leandro Alves
Leandro Alves é designer gráfico formado e especialista em Design Estratégico pela Unicarioca, além de UX Designer com formação pela ESPM e pela escola britânica Design Institute. Diretor Geral, Diretor Editorial e Diretor de Arte das revistas GameBlast e Nintendo Blast, iniciou sua paixão por videogames com The Legend of Zelda: A Link to the Past. Fã da Nintendo, mas sem esconder sua admiração pelo PlayStation, tem como séries favoritas Kingdom Hearts, Pokémon, Splatoon, The Last of Us, Uncharted e Xenoblade Chronicles. Está no Instagram e Twitter.