Donkey Kong: Shigeru Miyamoto explica as motivações por trás do novo design do personagem

Personagem foi redesenhado para ser mais expressivo.

em 21/05/2025
O anúncio de Donkey Kong Bananza para Switch 2 veio junto da conformação de um redesign para o personagem da Nintendo. Mais expressivo, o visual chamou a atenção dos fãs por se assemelhar mais ao Donkey Kong original dos arcades. Agora, Shigeru Miyamoto, criador do personagem, explicou o porquê da mudança.


Em entrevista ao IGN, Miyamoto revelou porque a Nintendo redesenhou o personagem (tradução livre):
Então, quando se trata de criação de personagens e de trabalhar com eles, ainda tenho um papel ativo nisso. E olhando para a primeira geração de Donkey Kong Country, trabalhamos com a Rare para criar Donkey Kong Country.

Quando estávamos falando em tentar criar novas versões, evoluindo Donkey Kong, criamos aquele jogo chamado Jungle Beat. Trabalhamos em conjunto com a equipe que faz Mario 3D. Com a tecnologia disponível na época, conseguimos tornar Donkey Kong mais expressivo. E voltando ao design que a Rare criou, reavaliamos: o que podemos fazer com o design para torná-lo mais expressivo? E então, quando se pensa no filme, decidimos seguir em frente com este design de Donkey Kong para a nova geração.
O novo design de Donkey Kong já vinha aparecendo em artes oficiais da Nintendo, além de ter sido notado rapidamente no trailer de revelação do Switch 2, num dos rápidos trechos de gameplay de Mario Kart World (até então sem nome oficial revelado). Além disso, o visual se assemelha bastante ao design adotado para o personagem em Super Mario Bros.: O Filme. Recentemente, a Nintendo também atualizou o design de Diddy Kong, embora com mudanças menos perceptíveis que as de Donkey Kong.

Donkey Kong Bananza chega ao Switch 2 em 17 de julho, totalmente dublado em português do Brasil.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Zilli
Turismólogo e mestrando na UFPR, ama Mario e Zelda de coração desde criança. É músico e escritor nas horas vagas. Além de NIntendo, gosta de animês (tentando aprender japonês) e de todo tipo de livro (tentando escrever o seu próprio).