Esther é uma das personagens jogáveis de Ni No Kuni: Wrath of the White Witch e é especialista em técnicas de suporte. Suas canções potencializam os companheiros e enfraquecem os adversários.
Desbloqueada relativamente cedo no jogo, ela é responsável por adquirir novos Familiars para o time com sua harpa mágica. Ao final das batalhas, há uma chance dos adversários derrotados se juntarem ao elenco.
Quando isso acontece, corações cor de rosa são emanados das criaturas, habilitando a serenata de Esther. Dessa forma, não há como considerar uma aventura sem ela no time. Antes de adquirirmos essa funcionalidade, a garota loira é nossa única fonte de dano mágico, portanto é importante alternar entre Oliver e ela para obter o máximo desempenho.
Abaixo, separamos os Familiars que se dão muito bem com Esther, uma das principais personagens do jogo. Vale lembrar que as escolhas foram feitas com base na minha experiência em mais de cem horas de gameplay.
Sem mais delongas, fiquem com os melhores Familiars para Esther em Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Boa leitura!
Afinidades
Esther possui afinidade com três Genus (gêneros) de monstros: Aquatica, Aves e Flora. Isso não impede que Familiars de outros Genus sejam usados, porém não terão o aumento de 10% nos efeitos de suas habilidades, por isso é importante ter ao menos dois companheiros das classes preferidas para extrair o melhor das criaturas.
A seguir, você pode conferir algumas informações úteis sobre cada gênero para otimizar sua estratégia em batalha e aprimorar o desempenho em combate.
Aquatica
Os monstros do genus Aquatica são especializados no elemento WATER, por razões óbvias. No entanto, alguns deles, como Danglerfish e Hooray, são voltados para o lado físico e pouco aproveitam suas habilidades elementais. Isso ajuda muito na manutenção do MP de Esther e, certamente, serão boas adições ao time.
Sua principal arma são as garras, aumentando drasticamente o ataque e também a precisão. Para os Familiars mágicos, não há opções de arma, e sim proteção. Escamas, escudos e elmos são os mais comuns; com isso, podem desempenhar um papel flexível entre dano e resistência.
A comida favorita desse Genus são as tortas. Aumentam a precisão dos Familiars e aceleram o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida. Todas as criaturas dessa classe são resistentes ao efeito de petrificação (Petrification), porém são vulneráveis para envenenamento (Poison).
Aves
Os monstros do Genus Aves são os mais versáteis e geralmente há mais de um no time de Esther, justamente pela capacidade de fornecer diferentes vantagens e que se completam. As opções de armas também são variadas: garras e lanças alternam entre dano físico bruto e combinações mistas.
A comida favorita desse Genus são os sorvetes, aumentando a evasiva dos Familiars e acelerando o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida. Todas as criaturas dessa classe são resistentes ao efeito de sono (Sleep), no entanto são fracos contra a cegueira (Blindness).
Curiosamente, o melhor atributo da maioria dos Familiars desse Genus é justamente a precisão. Criaturas como Griffy e Fightingale são exemplos de alta precisão em todas as formas, tornando-os especialistas em combates longos.
Flora
Os monstros do Genus Flora são basicamente tanques e suportes. Dentre todos os Genus, este é o que possui a menor quantidade de Familiars, logo, nossas opções são restritas. Contudo, ainda que não haja grande variedade, aqueles que se destacam podem (e vão) atender todos os perfis de jogadores.
Em virtude de suas características marcantes, as opções de armas são bem variadas e podem aprimorar certos aspectos dos Familiars: Napcap, por exemplo, é um suporte de cura, mas que usa espadas. Portanto, podemos utilizá-lo não só para curar o time, mas também causar dano.
A comida favorita desse Genus são os Flans, upando a defesa dos Familiars e acelerando o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida. Todas as criaturas dessa classe são resistentes ao efeito de atordoamento (Stun), porém suscetíveis ao efeito de maldição (Curse).
Fightingale
Uma grata surpresa no time de Esther. Fightingale pode ser obtido em Nazcaa assim que temos acesso a Tengri, o dragão voador. Seus atributos são bem equilibrados e, por isso, é muito bom logo nos primeiros momentos junto da equipe.
Sua forma final, Paladin Partridge, é recomendada por pertencer ao elemento LIGHT, que é relativamente escasso no jogo. Com habilidades de cura e suporte, é uma grande adição ao time. O crescimento de experiência facilita seu uso, pois, ao atingir os níveis rapidamente, novas técnicas são habilitadas e acelera o processo de metamorfose.
Sua outra forma final, Bushido Bantam, não possui resistências/fraquezas e é levemente melhor no lado físico, porém temos opções melhores para essa função e que são muito superiores.
Hooray
Criatura aquática especializada em dano físico e com alta precisão. Assim que tivermos acesso ao barco em Castaway Cove, Hooray poderá ser obtido e não sairá mais do time. Por ser do elemento WATER e, posteriormente, DARK, poucos Familiars conseguem aplicar tanta pressão ofensiva.
A forma final recomendada é Grimray em virtude da belíssima distribuição de atributos ofensivos, permitindo uma abordagem mista sem se preocupar com a opção de arma.
Caso opte por uma abordagem mágica, Springray é completamente viável, embora perca um pouco de potência devido ao tipo de arma dessa linha evolutiva: os martelos. Todos aumentam o Attack e podem, em alguns casos, reduzir a precisão. Ainda assim, é ótimo para batalhas com múltiplos inimigos.
Lumberwood
Extremamente tanque, Lumberwood é facilmente um dos melhores Familiars defensivos do jogo, senão o melhor. Com equipamentos totalmente voltados para resistência, este Familiar pode sobreviver ao mais poderoso dos golpes com facilidade.
A grande questão envolve obtê-lo: Lumberwood surge apenas em um lugar do mapa, em uma ilha ao sul de Autumnia (próximo a Hamelin), e é bem difícil convencê-lo a integrar nosso time (6%). Quando isso ocorre, no entanto, o efeito é similar a Dinoceros no time de Oliver.
A forma final recomendada é Umberwood, pois, além da incrível defesa física, sua defesa mágica é maior do que a de Wildwood. Outro ponto importante, e que joga a favor de Umberwood, é a técnica Healing Rain, curando todos os aliados de forma significativa.
Opcionais
Griffy
Podemos trocar o ticket de Griffy no Temple of Trials assim que terminamos os eventos desta localidade, ou seja, bem cedo no jogo. Suas duas formas finais, Griffurnace e Griffigerator, são opostas em elementos (FIRE e WATER), porém muito similares em termos físicos.
Ambas são muito boas e podem suprir a necessidade de uma criatura híbrida por toda a jornada, pois a técnica Phantom Fangs é muito potente e poucos chefes são resistentes ao dano físico.
Green Buncher
Um tanque ofensivo de respeito. Confesso que, a princípio, Green Buncher não chama muita atenção, contudo, ao usá-lo durante a jornada, percebi seu grande potencial. Obtido no deserto perto de Al Mamoon, causa toneladas de dano físico e possui boas defesas.
Overripe Buncher é nossa recomendação pelo grande potencial físico. Praticamente todas as suas habilidades causam dano e são ótimas para balancear a equipe contra adversários resistentes a elementos.
Drongo
O primeiro Familiar de Esther é ótimo do começo para o meio do jogo, e satisfatório nos estágios finais da aventura. Por ser um Familiar completamente mágico, é um excelente contraponto de Oliver, que, no início, possui apenas opções físicas.
Drongo possui duas formas finais completamente distintas: Electrongo é altamente potente, com habilidades dos elementos WATER e STORM. Fluorongo, por outro lado, é o suporte raiz: suas habilidades de cura são incríveis e ainda conta com técnicas de dano do elemento STORM e LIGHT.
Napcap
O cogumelo medroso é um dos melhores Familiars de Esther. Napcap pode ser difícil de obter, pois corre demais dos protagonistas. Dessa forma, o uso da técnica Veil pode ajudar nesse processo.
É especialista em cura e pode causar um bom dano mágico com suas duas formas finais: Madcap e Nightcap. O primeiro é do elemento FIRE e é nossa recomendação para combinar com Hooray. Já o segundo é do elemento STORM e com foco em técnicas de suporte.
Esperamos que, com este guia, você consiga extrair o melhor dos Familiars de Esther e aproveitar a grande experiência proporcionada por Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Por ser uma protagonista e responsável pela “captura” dos Familiars, será constantemente utilizada.É importante ressaltar que Esther em si é um personagem de suporte; logo, alternar entre a garota e suas criaturas é importante para recuperar Stamina e conjurar habilidades para potencializar os aliados.
Revisão: Alessandra Ribeiro













