Ni No Kuni: Wrath of the White Witch: melhores Familiars para Swaine

Saiba como otimizar sua jornada escolhendo os melhores companheiros para Swaine.

em 06/06/2025


Swaine é um dos personagens do elenco principal de Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Dentre os três protagonistas, é aquele com maior Attack e HP respeitável, logo, sua função no time é sujar as mãos em combate direto.

Sua arma é uma pistola altamente mecanizada e capaz de utilizar diversas técnicas de dano e suporte. A principal é Mugshot, disparo que rouba um dos possíveis itens do inventário dos Familiars.

Fora das batalhas, Swaine é responsável por abrir os baús verdes espalhados pelo mapa. Ele realiza um disparo mágico que destranca esses baús, e itens interessantes podem ser obtidos dessa maneira, facilitando a jornada.

Por outro lado, Swaine possui pouco MP (mana), tornando o uso de Familiars mágicos um pouco mais restrito. Caso opte por seguir por essa linha, seu desempenho é satisfatório quando usado com sabedoria. Isso, no entanto, não o impede de ajudar o time com suas técnicas especiais.

Abaixo, separamos os Familiars que se dão muito bem com Swaine. Vale lembrar que as escolhas foram feitas com base na minha experiência em mais de cem horas de gameplay.

Sem mais delongas, fiquem com os melhores Familiars para Swaine em Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Boa leitura!

Afinidades

Swaine possui afinidade com três Genus (gêneros) de monstros: Bestiae, Automata e Mortui. Isso não impede que Familiars de outros Genus sejam usados, porém não terão o aumento de 10% nos efeitos de suas habilidades, por isso é importante ter ao menos dois companheiros das classes preferidas para extrair o melhor das criaturas.

A seguir, você pode conferir algumas informações úteis sobre cada gênero para otimizar sua estratégia em batalha e aprimorar o desempenho em combate.

Bestiae

Os monstros do Genus Bestiae são ótimos combatentes corpo a corpo, com foco em evasiva e precisão. A grande maioria ataca com garras, e algumas exceções utilizam martelos, reduzindo assim a precisão dos acertos.

Em termos simples, são os lutadores que gostam de partir para a briga sem olhar para trás. Técnicas como Belly Buster, Phantom Fangs e Earsplitter são bem comuns em Familiars desse Genus.

A comida favorita desse Genus são os sorvetes, aumentando a evasiva dos Familiars e acelerando o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida.

Todos os Familiars pertencentes ao genus Bestiae são imunes ao efeito de cegueira (Blindness) e fracos contra sono(Sleep).

Automata

Os monstros do Genus Automata são tanques (alguns deles mágicos) ou criaturas ofensivas do lado físico. Outro ponto favorável dessas criaturas é que quase todas são viáveis para compor o time de Swaine.

Isso se deve ao fato de as habilidades básicas dos Familiars, como Bracer (+ Defesa para um aliado), consumirem pouco MP, então Swaine poderá suportar seus aliados mais vezes ao longo da batalha sem se preocupar com o gasto massivo de MP.

A comida favorita desse Genus são os flans, que upam a defesa dos Familiars e aceleram o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida.

Todas as criaturas dessa classe são resistentes aos efeitos de sono (Sleep), confusão (Confusion) e envenenamento (Poison), e são fracas para os efeitos de atordoamento (Stun) e silenciamento (Nix).

Mortui

Os monstros do Genus Mortui são primariamente mágicos, com algumas exceções. Como Swaine não possui muito MP, o uso das criaturas elementais pode não ser o ideal. Geralmente, técnicas mais avançadas e que causam bastante dano tendem a consumir muitos pontos de mana, prejudicando o desempenho.

Sendo assim, a recomendação é selecionar os Familiars que causam dano físico, assim, o comando Attack! será melhor utilizado, podendo até cancelar ataques carregados dos adversários, contribuindo em todos os aspectos do jogo.

A comida favorita desse Genus são os bolos, upando o ataque mágico dos Familiars e acelerando o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida.

Todas as criaturas dessa classe são resistentes aos efeitos de nocaute (Unconsciousness) e cegueira (Blindness), porém, são fracas para petrificação (Petrification) e silenciamento (Nix).

Sasquish

Uma grata e impressionante surpresa. Disponível assim que temos acesso ao dragão Tengri, Sasquish está localizado nas Winter Isles, assentamento coberto pela neve, próximo à cidade de Yule.

Em um primeiro momento, seu jeitão desajeitado com cara de bebê não incentiva muito seu uso. Não deixe que isso lhe afaste desta incrível criatura: ofensivamente, Sasquish é incrível, ainda mais quando consideramos sua opção de arma, os martelos.


Papa Sasquash é a recomendação de forma final para obter o máximo de dano possível, seja em alvo único com Sling Stone ou em múltiplos com Earsplitter. Defensivamente, não é de se jogar fora: de todos os Familiars do Genus Bestiae, Papa Sasquash é o que mais destaca.

Mama Sasquash funciona de forma similar, porém consideravelmente mais fraca ofensivamente em troca de bem pouca defesa mágica. Arrisco dizer que essa dupla se assemelha muito a Nidoking e Nidoqueen da franquia Pokémon.

Sprog Cog

Graças a esse Familiar, aprendi que o termo “Cog” também significa engrenagem. E das boas. Sprog Cog é excelente em tudo que faz: defende bem, ataca bem (físico ou mágico) e pode ser obtido em Fairyground, relativamente cedo no jogo.

Primariamente do elemento FIRE, Sprog Cog pode manter esse alinhamento em sua forma final Supercogductor (com a adição de STORM), ou mudar completamente para WATER com Cogdenser.


A recomendação é Supercogductor por conta dos atributos, pois mesmo sua forma gélida tendo uma resistência a mais, os atributos base são menores, logo, seu desempenho no final do jogo pode deixar a desejar.

Bonehead

Um dos melhores Familiars do jogo. Durante minhas jornadas, sempre tive pelo menos uma de suas formas finais no time. Consultando sua viabilidade em outros guias de Ni No Kuni, sua presença é unânime.

Um dos pontos que favorecem seu uso e que tornou Bonehead popular é a capacidade de suas duas formas finais serem usadas em conjunto, pois cada uma desempenha uma função diferente no time.


Bone Brigadier é um suporte ofensivo com grande potencial até estágios avançados do jogo. Seus atributos são bons e ele possui leve resistência a golpes do tipo PHYSICAL

Bone Baron é o oposto: sofre no começo e brilha nos momentos finais da aventura. Seus atributos são superiores em todos os aspectos e, por isso, é recomendado. A grande questão é o tempo necessário para extrair todo o dano possível do barão de ossos.

Opcionais

Fuddy Daddy

Localizado em Nazcaa, Fuddy Daddy não ronda o mapa como os demais Familiars: em vez disso, ele fica parado em um agrupamento de árvores e sempre corre em direção ao protagonista caso perceba a aproximação.

Seu perfil é de um atacante físico potente e com grande velocidade de ataque. Ainda que use martelos e machados como arma principal, os martelos especificamente não possuem redução de precisão. Baddy Daddy é nossa recomendação de metamorfose final por sua incrível velocidade de ataque e potência.

Monolith

O clássico tanque de baixo custo. Monolith é muito fraco ofensivamente, contudo, seu potencial defensivo é enorme em suas formas finais, Paleolith e Neolith. Ambos são resistentes a golpes físicos, algo incomum para os Familiars em geral.

Graças ao seu perfil defensivo e técnicas que consomem pouco MP, Monolith é uma alternativa ao Sprog Cog, que possui elementos bem definidos e pode consumir mais MP do que o esperado.

Thumblemur

Oliver recebe este Familiar de presente na cidade de Ding Dong Dell. Thumblemur, no entanto, é melhor com Swaine por conta do Genus Bestiae. Com ataques rápidos, precisos e com grande agilidade, este Familiar será uma ótima adição nos estágios iniciais da aventura.

Com o passar do tempo, mesmo com todos os benefícios citados, suas formas finais Aye-Aye Sir e Aye-Aye Catcher deixam muito a desejar e podem ser facilmente substituídas pelas duas formas finais de Bonehead.

Zombo

Zombo é o tipo de criatura que chama a atenção por seu design interessante e usabilidade até surgir um companheiro melhor. Seus atributos são equilibrados, sem nenhum destaque importante. Por conta do elemento DARK, pode ter algum uso no final da aventura, embora não seja o melhor nesse quesito.

A recomendação da forma final é Mumbo Zumbo pela versatilidade de atributos e por saber técnicas dos elementos FIREWATER DARK.
Esperamos que, com este guia, você consiga extrair o melhor dos Familiars de Swaine e aproveitar a grande experiência proporcionada por Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Por ser um dos protagonistas e membro do elenco principal, tê-lo por perto habilita a coleta de itens rapidamente.

É importante ressaltar que Swaine em si é um personagem unilateral em termos de funcionalidades, portanto, alternar entre o rapaz e suas criaturas é importante para recuperar Stamina e conjurar habilidades para potencializar os aliados.
Revisão: Cristiane Amarante
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Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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