Nintendo Switch 2: empresas de software estão decepcionadas com os resultados dos third-party

Apesar do Switch 2 bater recorde de vendas, o resultado dos jogos third-party parece não acompanhar o ritmo.

em 20/06/2025


Empresas third-party manifestaram surpresa e decepção com os números de vendas de seus jogos no lançamento do Nintendo Switch 2. Embora o console tenha registrado desempenho global sólido, essas publicadoras afirmam que suas conversões ficaram “abaixo das estimativas mais conservadoras”, apontando a relutância dos consumidores em adotar cartões físicos e o predomínio de ports de PlayStation e Xbox no portfólio inicial .

Dados revelam que, nos Estados Unidos, 62 % das vendas físicas do Switch 2 foram ocupadas por títulos first-party (não contando o bundle de Mario Kart World), enquanto no Reino Unido esse índice chegou a 48 % sem incluir o bundle e 86 % incluindo-o — contra os 89 % de jogos first-party no lançamento do modelo anterior .

Apesar do panorama desafiador, o melhor desempenho de uma third-party veio com Cyberpunk 2077, que superou as vendas iniciais de The Witcher 3 na estreia do Switch original. A Sega, por sua vez, tornou-se a terceira maior publicadora em volume de vendas físicas no início da nova geração .

Outro dado relevante é que mais de 80 % das vendas de jogos do Switch 2 na semana de lançamento ocorreram em lojas físicas, evidenciando a força contínua do mercado de mídia tangível, mesmo com o novo modelo. 

Siga o Blast nas Redes Sociais
Pedro Macedo
Pai da Aurora, médico, economista. Tornou-se nintendista aos 4 anos de idade após ganhar um SNES. Escreve sobre o contexto econômico dos videogames e o impacto positivo deles na saúde mental dos jogadores. Mestre Pokemon nas horas vagas. Siga-me no Instagram