Jogar Pokémon TCG Pocket está se provando uma grande experiência para mim. A facilidade de colecionar cartas, ainda que digitais, e poder batalhar casualmente favorece o consumo desse conteúdo.
Ao abrir a carta de Buzzwole, notei que um de seus movimentos, Big Beat, não estava traduzido. Comparei com as outras cartas da coleção e notei um padrão: os movimentos de todas as Ultra Beasts não foram traduzidos. Me perguntando o porquê, um de meus colegas de trabalho notou o nome do movimento da Ultra Necrozma, Shoegaze.
Como também sou baixista, comecei a associar os movimentos das Ultra Beasts com estilos musicais. Para minha surpresa, todos possuem algum tipo de relação. Pensando nisso, separei cada Ultra Beasts e pesquisei aqueles que não conhecia.
Sem mais delongas, vejam os estilos musicais que influenciaram os movimentos das Ultra Beasts. Boa leitura!
Buzzwole
Big Beat: Surgido no Reino Unido nos anos 1990, no Albany Club, quando Tom Rowlands e Ed Simons (da dupla The Chemical Brothers) juntaram o Breakbeat com o tempo 4x4 da House Music.
Sendo assim, o Big Beat combina batidas pesadas, samples de rock, funk e hip hop, e linhas de baixo distorcidas. Suas músicas são energéticas e voltadas para o ambiente de clubes.
Características musicais: BPM médio (~120–140), colagens sonoras, energia explosiva.
Artistas principais:
The Prodigy — com álbuns como The Fat of the Land (1997), misturam punk, rave e eletrônica agressiva. A música Breathe retrata de forma excepcional. Até parece que estamos em um jogo do Tony Hawk.
Fatboy Slim — este dispensa comentários. A banda é mestre dos samples criativos e grooves dançantes, como é possível notar em Jin Go Lo Ba (2004), presente no jogo FIFA Street. Impossível ficar parado!
Pheromosa
Jump Blues: Precursor direto do rock and roll, o Jump Blues nasceu nos anos 1940 como uma versão mais animada e dançante do blues tradicional, com forte influência do swing jazz.
A partir do desenvolvimento urbano, o jazz tornou-se mais popular. Os músicos da época, especialmente de Blues e o próprio Jazz, queriam tocar para o povo.
Isso favoreceu uma batida pesada e marcante. Esse tipo de música conquistou ouvintes negros que não se idetificavam com a “casa sendo mais importante que a vida”. É marcado por vocais alegres, letras divertidas e metais vibrantes.
Características musicais: Uso de saxofones e trompetes, batidas com shuffle e espírito festivo.
Artistas principais:
Louis Jordan — o rei do Jump Blues, famoso por integrar humor e teatralidade em suas músicas. A música Let the Good Times Roll (1946) exemplifica perfeitamente esse estilo. Metais e Jazz combinam perfeitamente. É impossível imaginar o gênero sem essa característica.
Wynonie Harris — um dos primeiros a injetar um ritmo mais cru e sexualizado, base para o rock. Todo baixista que se preze tem que ouvir Blood Shot Eyes (1951) pelo menos uma vez. É um grande exercício para tônicas e quintas, bem como o cromatismo, sequência de notas que “ignoram” a escala para criar uma atmosfera dançante.
Kartana
Thrash Metal: Conhecido por Thrash, é um estilo rápido, agressivo e técnico do metal que surgiu nos anos 1980, especialmente nos EUA. As letras abordam temas como política, guerra, alienação e crítica social. Foi a resposta direta ao Glam Metal mais comercial.
O Thrash Metal desenvolveu-se como uma reação ao conservadorismo da era Reagan (ex-presidente dos EUA) e o subgênero do Glam Metal, muito mais moderado, influenciado pelo pop e amplamente acessível, que também se desenvolveu simultaneamente na década de 1980.
Características musicais: Riffs velozes, bateria intensa, baixo marcante e ritmado, e vocais agressivos.
Artistas principais:
Metallica — criadores do clássico Sad But True (1991) e One (1989), equilibrando melodia e peso. Tive a oportunidade de tocar essas duas músicas ao vivo e a reação da plateia nas primeiras notas disse tudo.
Slayer — mais brutais e com temática satânica, com destaque para o Raining Blood (1986). O riff inicial é simples, porém marcante. Lembro-me das épocas de Guitar Hero, já que esta música faz parte da lista do terceiro jogo. Outro jogo, nesse período, que contempla a música é GTA Vice City.
Blacephalon
Beat Punk: Um termo pouco comum, mas pode se referir à fusão do punk rock com o estilo rítmico e repetitivo do beat garage rock dos anos 1960. Essencialmente cru, dançante e explosivo.
As linhas de bateria são as estrelas do estilo, pois o ritmo dançante dessa década estava em alta por conta de um garoto chamado Elvis Presley. As marcações são muito bem definidas e conduzem a levada.
Características musicais: Ritmo direto, vocais crus, guitarras com distorção cru.
Artistas principais:
The Sonics — proto-punk garageiro dos anos 60, com som sujo e energético. Sua música mais famosa é Have Love You Travel (2013). Ao ouvi-la, é quase como se estivéssemos em um show do Skank tocando Garota Nacional.
The Hives — revival do punk com estética 60s e atitude incendiária nos anos 2000. Pelo nome, poucas pessoas conhecem a banda, mas com certeza já ouviram o hit Hate to Told You So (2000).
Xurkitree
Electronica: Um rótulo abrangente para músicas eletrônicas não necessariamente feitas para dançar, mas que envolvem experimentação, ambientes sonoros e mistura de estilos. Muitas vezes aparece em trilhas sonoras ou no pop alternativo.
O termo foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos, no início de 1990, com relação à cena pós-rave global e influência da música de dança eletrônica. Gêneros como techno, drum and bass, downtempo e ambient.
Sabe quando você entra numa dessas lojas “chiques” em shopping centers e tem uma música de fundo? Há uma grande chance de ser eletrônica.
Características musicais: Ambient, sintetizadores variados, uso de texturas e pistas de bateria eletrônica.
Artistas principais:
Moby — fundiu techno e ambient com soul e samples de Blues. Parece que estamos ouvindo tudo, menos uma música eletrônica raiz. As batidas rápidas são intercaladas com melodias e vocais com bastante efeito. Porcelain (2009) é um de seus melhores trabalhos.
The Chemical Brothers — equilibram batidas dançantes com colagens psicodélicas para criar um ritmo para não deixar ninguém parado, e Galvanize (2011) se aproveita dessa construção para levantar a galera.
Nihilego
New Wave: Movimento pós-punk nascido no final dos anos 1970 e consolidado nos 1980, com forte uso de sintetizadores, estética pop, moda extravagante e letras introspectivas ou irônicas.
O New Wave foi o gênero musical mais popular e influente do mundo na década de 1980 até o início da década de 1990. Seu som dançante, alegre e acompanhado pela moda distinta da época chegou a definir e influenciar diversos estilos, como no cinema e na televisão.
Sua estética e o uso extensivo de teclados e sintetizadores acabaram sendo equiparados a outros gêneros que se popularizaram na década de 1980, como pós-disco, Hi-NRG, dance-pop e synth-pop.
Características musicais: Sintetizadores, guitarras limpas, batidas pop, visual marcante.
Artistas principais:
Talking Heads — Mais um exemplo de artista que possui um grande sucesso e que as pessoas não reconhecem. Psycho Killer (1977) possui um contrabaixo destacado e foi uma das primeiras músicas que aprendi quando estava em um nível mais avançado.
Duran Duran — Banda símbolo dos anos 1980 e com nome de Pokémon! Emplacou diversos sucessos com estética glamourosa e synthpop chic para as massas. Ordinary World (1993) toca todos os dias nas rádios brasileiras.
Outros sucessos como Save a Prayer e Hungry Like the Wolf (1982) são hinos da música. Planet Earth (2009) e Notorius (1986) são obrigatórios para nós, baixistas.
Guzzlord
Grindcore: Um dos estilos mais extremos da música pesada. Mistura hardcore punk com death metal, com foco em velocidade extrema, vocais guturais ou gritados.
As músicas são mais curtas no comprimento (algumas com apenas alguns segundos de duração), batidas ultrarrápidas de bateria chamadas blast beats.
O inventor do termo Grindcore foi o então baterista da banda Napalm Death, Mick Harris. Segundo o próprio, a palavra grind veio à sua cabeça como sendo a única capaz de descrever a música do primeiro LP do Swans. O Napalm Death foi o primeiro grupo a usar o termo para se autodescrever, no início dos anos 1980.
Características musicais: Blast beats, distorção extrema, letras políticas ou grotescas.
Artistas principais:
Napalm Death — pioneiros do gênero, com faixas de segundos de duração. A música You Suffer (1987) possui apenas quatro segundos. Já Nazi Punks Fuck Off (1981) possui singelos um minuto e vinte segundos.
Brutal Truth — ajudaram a expandir o som para o público underground global. O som desenvolvido pela banda é pesado com P maiúsculo. Stench of Prophet (1992) começa com um solo de baixo, palhetado, de respeito.
Naganadel
Electro House: Subgênero moderno da música eletrônica criado no início dos anos 2000, com graves marcantes, sintetizadores vibrantes e drops explosivos. Focado em festivais e pistas de dança.
Características musicais: BPM em torno de 128, sintetizadores agressivos, foco no drop.
Artistas principais:
Deadmau5 — som atmosférico e detalhado, com influência progressiva, ou seja, não segue um ritmo definido, podendo trocar o compasso a cada trecho das músicas. Ghost ‘n’ Stuff (2009) é o incrível hit da banda.
Steve Aoki — O Arceus dos DJs. Steve é um grande produtor performático, conhecido por drops energéticos. Gravou com artistas renomados, como BTS. Sua versão remixada de Mic Drop (2017) é sinônimo de perfeição.
Pessoalmente, gosto de ouvir suas músicas para elevar o potencial de concentração. Por diversas vezes, no trabalho, me perguntam o que estou ouvindo, pois o som está tão alto que vaza do fone. Just Hold On (2017) é minha favorita.
Stakataka
Brass Rock: Gênero que funde rock com jazz e funk, usando seções de metais (trompetes, trombones, saxofones) como parte essencial da banda. Seu auge foi nos anos 1960–1970.
Por conta da instrumentação baseada em metais, as composições são muito ricas, musicalmente falando. As letras falam de amor, transformando essas músicas em “baladinhas” lentas e ótimas para iniciantes.
Características musicais: Arranjos elaborados, solos com instrumentos de sopro (geralmente metais), fusão de estilos.
Artistas principais:
Chicago — misturando rock com pop e jazz, sucesso de crítica e público. A música You’re the Inspiration faz parte da trilha sonora do filme Deadpool, além de, claro, ser muito famosa.
Blood, Sweat & Tears — experimentais e sofisticados, com grandes músicos de jazz. A presença do Stride Piano é um dos diferenciais. Essa técnica consiste em aplicar o baixo na mão esquerda e saltar para notas mais agudas. No começo da música Spinning Wheel (1968) é possível notar a combinação.
Celesteela
Moombahton: Gênero criado por Dave Nada em 2009, que funde house music (electro/dutch house) com ritmos latinos, especialmente reggaeton. Sons tropicais com batidas dançantes.
As características que identificam o moombahton incluem uma linha de baixo densa e ampla, andamentos dramáticos e uma pulsação de dois passos com preenchimentos rápidos de bateria. Ocasionalmente, o Moombahton inclui sintetizadores de música rave e samples de rap a cappella.
Características musicais: BPM mais lento (~108–115), percussão latina, atmosfera de festa.
Artistas principais:
Dillon Francis — responsável por popularizar o gênero. Catchy Song (2019) tocou em The LEGO Movie 2. Sua temática dançante é perfeita para o filme, que possui boas doses de comédia.
Munchi — pioneiro nos experimentos que deram identidade ao moombahton. O uso dos tambores é essencial para destacar o reggaeton em meio à pegada eletrônica. Sandungueo (2014) exemplifica muito bem essa característica.
Dawn Wings Necrozma
Psychobilly: Fusão de rockabilly dos anos 1950 com punk rock e estética de filmes B de terror. Temática exagerada, humor negro e figurino vintage.
O termo “psychobilly” foi usado pela primeira vez por Johnny Cash em sua canção One Piece at Time, sucesso no Top 10 de 1976. Passaria a ser usado para definir o gênero alguns anos depois, quando a banda The Cramps descreveu sua música como psychobilly e voodoo rockabilly nos pôsteres de seus shows.
Características musicais: Contrabaixo acústico, batidas aceleradas, letras macabras.
Artistas principais:
The Cramps — ícones da fusão horror + rockabilly. Goo Goo Muck (1981) ficou famosa por tocar na série da Wandinha (Wednesday) da Família Adams. Créditos para a produção musical da série que conseguiu combinar os dois.
Nekromantix — banda dinamarquesa com visual distinto e som enérgico. O baixo do criador da banda e também vocalista, Kim Nekroman, foi customizado em forma de caixão. Como o baixo acústico é maior que o elétrico, a proposta foi muito bem pensada. Gargoyles Over Copenhagen (2002) é cativante e muito bem estruturada.
Dusk Mane Necrozma
Black Metal: Subgênero do metal com forte carga atmosférica e ideológica. Musicalmente é cru, com vocais agudos e distorcidos, produções Lo-fi e temáticas anticristãs, pagãs ou existencialistas. Considerado usualmente o gênero musical mais extremo.
Durante os anos 1980, muitas bandas de thrash e death metal formaram o protótipo do black metal. Essa primeira onda do black metal inclui bandas como Venom, Hellhammer, Bathory, Celtic Frost e Mercyful Fate.
Uma segunda onda surgiu no início dos anos 1990, encabeçada por bandas norueguesas como Mayhem, Darkthrone, Burzum, Gorgoroth, Immortal e Emperor. Inicialmente sinônimo de “metal satânico”, o Black Metal é frequentemente recebido com hostilidade pela cultura mainstream devido a ações e ideologias associadas ao inimigo da igreja.
Características musicais: Riffs tremolos, blast beats, atmosfera sombria.
Artistas principais:
Mayhem — pilares do estilo norueguês, cercados por controvérsias. Uma de suas músicas, Chainsaw Gutsfuck (1993), não é para qualquer um. Pessoalmente, não sou contra o estilo, até porque, não dá para entender uma palavra sequer da letra.
Emperor — combinam agressividade com elementos sinfônicos e épicos. Inno a Satana (1994) combina vocais líricos e peso nas cordas para criar uma atmosfera sombria e perturbadora, de certa forma.
Ultra Necrozma
Shoegaze: Gênero do rock alternativo dos anos 90 com foco em texturas sonoras, camadas de guitarras com efeitos, vocais etéreos e uma sonoridade introspectiva. O nome vem da postura dos músicos “olhando para os pedais”.
Tradicionalmente, o rock alternativo variava em termos de som, contexto social e raízes regionais. Ao longo da década de 1980, revistas, rádios universitárias e o boca a boca aumentaram a proeminência e destacaram a diversidade de estilos distintos (e cenas musicais) do rock alternativo, como noise pop, indie rock, grunge e shoegaze.
Características musicais: Muito reverb e delay, vocais quase sussurrados, clima sonhador.
Artistas principais:
My Bloody Valentine — revolucionários com o álbum Loveless (1991), marcou o estilo de forma significativa com When You Sleep e suas guitarras dissonantes, ou seja, fora da escala natural que a música pede. Essa diferença de som gera bastante reflexão no ouvinte, indo ao encontro da introspecção promovida pelo gênero.
Slowdive — criadores de atmosferas melódicas e imersivas. Outras bandas como R.E.M e Jane’s Addiction são muito similares. O sucesso da banda, When the Sun Hits (1993), é bem melancólico e transmite a sensação de declínio, como um término de relacionamento ou perda de um ente querido.
Revisão: Cristiane Amarante













