Análise: Puyo Puyo Tetris 2S reintroduz o crossover de puzzles com novidades supérfluas

Embora ainda divertido, o pacote oferece mais do mesmo quando comparado à versão original.

em 14/06/2025


Puyo Puyo Tetris 2S é uma nova reedição da sequência de Puyo Puyo Tetris, originalmente lançada em 2020, exclusivamente feita para o Nintendo Switch 2. Sua proposta é de trazer modos inéditos e melhorias que aproveitam o hardware nessa junção maluca, porém divertida, de duas franquias clássicas de quebra-cabeça. Infelizmente, podemos dizer que as peças e os puyos não se encaixam tão bem nesta nova versão.

Choque de mundos



Como o nome sugere, Puyo Puyo Tetris é um crossover das duas franquias de puzzle em um título que une as jogabilidades de diversas maneiras. O primeiro título ganhou um ressurgimento quando foi lançado no Switch original perto do lançamento do console, e a SEGA agora tenta recriar esse sentimento com o relançamento do segundo jogo.

Temos o retorno do modo aventura, que serve como via para desbloquear personagens e experimentar as mecânicas e nuances dos modos oferecidos. Somos apresentados a um mapa no estilo de Super Mario Bros. 3, em que há sete “mundos” repletos de fases, ou melhor dizendo, partidas, ocasionalmente contando com caminhos para desafios opcionais.



A história envolve o reencontro de Ringo e Tee após os eventos da primeira aventura. Ambos não se lembram dos acontecimentos passados, mas devem se unir junto ao extenso elenco de personagens, em que cada um representa algum dos dois mundos — o mundo de Tetris e o mundo de Puyo Puyo — para combater uma nova ameaça que quer fundir os universos.

A apresentação dos acontecimentos se dá por meio de interações em um estilo visual novel, em que os personagens dialogam por caixas de texto e suas representações 2D reagem com alguma expressão ou animação. Os diálogos continuam bem bobinhos, com o único objetivo de avançar a história ou dar alguma razão supérflua para que haja alguma batalha, o que é lamentável se considerar que não são poucos. Felizmente, aos mais interessados na jogabilidade, há a opção de pulá-los.

Os muitos modos



No modo aventura, cada uma das fases é um embate que explora um dos diferentes modos de Puyo Puyo Tetris 2S. Estão inclusos:
  • Versus: o mais simples e direto ao ponto, consiste em uma batalha em que cada jogador escolhe se jogará com Puyo Puyo ou Tetris, e perde aquele que lotar seu tabuleiro primeiro;
  • Swap: uma batalha em que ambos os jogadores devem alternar entre tabuleiros com a jogabilidade de Puyo Puyo e Tetris;
  • Party: um embate em que cada jogador pode utilizar itens específicos que caem no tabuleiro a seu favor. Os efeitos dos itens podem variar de aumentar seu ataque, por exemplo, a deixar a queda de peças no campo adversário mais veloz;
  • Fusion: como o nome sugere, trata-se de um embate em que há um tabuleiro único com peças de Puyo Puyo e Tetris caindo alternativamente;
  • Big Bang: um modo em que o objetivo é eliminar um preset apresentado de peças da forma mais eficiente possível;
  • Skill Battle: o modo mais elaborado; os embates ganham uma profundidade de RPG, em que o objetivo é zerar a barra de vida do adversário, e há skills atreladas a personagens que podem lhe ajudar, a depender da equipe que você montar.
Assim que você inicia sua progressão pelas fases, há a opção de habilitar uma IA que autorregula a dificuldade dos embates de acordo com sua performance. Entretanto, dada a grande variedade de modos, o quão fácil ou difícil cada segmento do jogo é para cada jogador não é algo constante — por exemplo, você pode ter uma facilidade grande com Tetris, mas dificuldade maior com Puyo Puyo ou, então, uma enorme facilidade com o modo Big Bang, e o completo oposto ao jogar o Fusion.

A IA, infelizmente, não possui profundidade necessária para discernir estas nuances, então é comum que a capacidade da CPU adversária aumente drasticamente, resultando em múltiplas derrotas que só podem ser autorreguladas novamente se o jogador fechar a partida por completo e retomá-la depois. A menos que você seja um expert em todo o conteúdo de Puyo Puyo Tetris, recomendamos que deixe esta opção desativada para uma experiência mais constante.

O que há de novo?



Em termos de novidades, Puyo Puyo Tetris 2S não apresenta nenhuma diferença quanto às batalhas no modo aventura perante seu lançamento original. A maior diversão ainda vem das partidas simples do Versus, porém modos como o Skill Battle trazem uma boa variedade para não tornar a campanha muito monótona.

A disposição de fases também continua idêntica, incluindo os desafios opcionais. Personagens continuam desbloqueáveis ao fim de certas fases e há a inclusão de alguns extras, como Sonic logo de imediato, que entraram somente em uma data posterior na versão original, mas não há personagens totalmente novos.



Fora do modo aventura, a nova opção adicionada com o relançamento é a de Puyo Puyo Tetris Doubles. Você pode travar embates utilizando Puyo Puyo ou Tetris em que dois jogadores controlam as peças do mesmo tabuleiro ao mesmo tempo. Este modo é divertido quando jogado localmente com mais jogadores, afinal se torna um mini-game de Mario Party em que cooperação é necessária e tudo pode ficar caótico. Quando jogado com a CPU, porém, você fica à mercê dos comportamentos da máquina sem a chance de pensar em estratégias com sua jogatina, tornando-o menos divertido.

Algumas novidades do Nintendo Switch 2 também são bem aproveitadas em Puyo Puyo Tetris 2S. A maior, e mais bem-vinda, é o GameShare – com apenas uma cópia, você pode jogar com mais de um console localmente, seja entre mais de um Switch 2 ou um Switch 2 e Switch original.



Está incluso também suporte para a câmera, porém não pude testar tal funcionalidade por não conter o acessório. Fica o adendo, entretanto, que a adição é bem supérflua, afinal ela apenas adiciona os rostos dos jogadores no fundo dos tabuleiros das partidas, o que me deixa com o sentimento de que não perdi muito.

Outra adição é a opção de jogar Puyo ou Tetris com controles de mouse. Apesar da boa intenção, nenhuma das jogabilidades funciona bem nesse esquema – você segura o Joy Con 2 horizontalmente e utiliza um dos gatilhos para realizar o drop das peças. A sensibilidade é alta, então facilmente o cursor me posicionava em um lugar não desejado, atrapalhando e desacelerando estratégias, algo contraprodutivo para as duas jogabilidades.

Uma reedição questionável

Puyo Puyo Tetris 2S pouco justifica sua existência. Trata-se de um relançamento de uma sequência já disponível no console pela retrocompatibilidade, com adições que beiram ao supérfluo ou que foram pouco bem pensadas, como os controles de mouse. Não houve nem a atenção para, no mínimo, adicionar uma localização em português brasileiro, como com outros títulos recentes da produtora.

Considerando que, assim como Sonic x Shadow Generations, o título também está sendo vendido à parte e sem opção de melhorias aos donos da sequência no console original, fica difícil recomendar esta compra. A diferença fica por conta de que, enquanto o Sonic é indiscutivelmente melhor em sua versão para o Switch 2, Puyo Puyo Tetris 2S não se destaca perante sua versão original.

Prós

  • Inclusão do Game Share;
  • Adição do modo Doubles para Tetris e Puyo Puyo;
  • Os modos continuam divertidos, tanto em single quanto multiplayer.

Contras

  • Problemas existentes na primeira versão, como a IA de ajuste de dificuldade, continuam presentes;
  • Os controles por mouse não foram uma adição bem pensada;
  • Falta de português brasileiro;
  • Método de compra que desfavorece donos da versão no Switch original, ainda mais considerando a grande falta de novidades e melhorias.
Puyo Puyo Tetris 2S — Switch 2 — Nota: 6.5
Revisão: Alessandra Ribeiro
Análise produzida com cópia digital cedida pela SEGA
Siga o Blast nas Redes Sociais
Guilherme Lima
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 4.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).